sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mais um jornalista inconformado com a ironia popular que pede "Lula no SUS".

Mais um jornalista assina coluna contra a manifestação democrática, livre e cidadã que cobra que Lula faça o seu tratamento no SUS, representando a insatisfação gigantesca que existe no país contra a péssima qualidade do atendimento e as longas filas para tratamentos mais especializados, como o câncer. O nome dele é Alon Feuerwerker. Nem vale a pena reproduzir o texto, que é previsível e igual ao de tantos outros que já saíram a demonizar um clamor popular, mas apenas pegar os seus argumentos centrais, dando a resposta que ele merece e que são simples, claras e transparentes:
1. "Se Lula tem plano de saúde e fontes de recursos para tratar-se no Sírio, fez bem em ir para lá. Pois deixou de ocupar no Icesp uma vaga, que agora irá servir a alguém que não pode pagar o Sírio."
Ninguém está questionando a capacidade de pagamento do plano de saúde do Lula. A mentira é que Lula estaria tirando o lugar de um pobre coitado ao ir fazer o tratamento no SUS. A verdade ( e é este recado que o movimento Lula no SUS está mostrando) é que, se fizesse tal opção, ele entraria em uma fila de mais de 70 dias para a primeira sessão de quimioterapia e em outra fila de mais de 120 dias para a primeira sessão de radioterapia. A não ser que o jornalista já parta do princípio de que Lula teria o direito de furar a fila e tirar um Silva qualquer que lá estaria penando, às vezes agonizando, por mais de 70 ou 120 dias. Desenhando: Lula teria que aguardar a sua vez, como mais de 200.000 brasileiros cancerosos que dependem do SUS, neste exato momento.
2. "Não houve campanhas tipo #ZeAlencarnoSUS."
A explicação é muito simples. José Alencar jamais disse que a saúde no Brasil estava quase perfeita. Jamais sugeriu que Obama criasse a maravilha do SUS nos Estados Unidos para que "us americanu tivessem atendimento de qualidade". Jamais disse que tinha vontade de ficar doente para poder ser tratado ali naquela UPA que ele estava inaugurando, de tão boa que ela era. Lula passou oito anos mentindo sobre saúde pública. Na hora em que precisou, correu para o Sírio-Libanês.Os brasileiros estão punindo a arrogância e as mentiras de Luiz Inácio Lula da Silva.
3.  "Uns diziam que só a luta armada resolveria, já outros preferiam apostar na organização das massas e na luta político-eleitoral. Vou fazer como naqueles bons tempos. Depois que se cansarem do teatro, das piadas e da desopilação hepática, gastem um tempinho para raciocinar e esclareçam: qual é, afinal, a proposta?"
A colocação é descabida. O que está sendo cobrado é o "pratraismente" e não o "prafrentemente". Lula esteve no poder durante 8 anos e só fez mentir sobre saúde pública. É isso que está sendo cobrado por esta massa cada vez maior de cidadãos, ao ponto de surpreender os arautos da divindade Lula.  Os brasileiros pagam uma das maiores cargas tributárias do mundo, similar a países que tem uma saúde de primeira qualidade. Os brasileiros indignados com o SUS não vão cansar das piadas e não vão se intimidar com patrulhas. Eles cansaram das mentiras do Lula. Está na hora de certa imprensa parar de se fazer de boba e aceitar o que realmente está acontecendo.
DO COTURNO NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário