quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Condenação de Dirceu no STF é destaque na imprensa mundial

Atualizado em 10/10/2012 às 02h19.
A condenação do ex-ministro José Dirceu pela maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) repercutiu na imprensa mundial nesta terça-feira (9).
Maioria do Supremo condena José Dirceu por mensalão
Sites das principais publicações pelo mundo destacaram em suas páginas iniciais a decisão do tribunal brasileiro.
Reprodução
BBC
O site da BBC, serviço de notícias do Reino Unido, destaca na página dedicada às notícias da América Latina uma foto de Dirceu ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título: "Assessor de Lula condenado por corrupção".
Na imagem que ilustra a reportagem, Lula e Dirceu aparecem sorridentes, em um evento no Planalto em 2004, período anterior ao escândalo.
O texto da reportagem afirma que o ex-presidente não está envolvido no escândalo, que chama de "Big Monthly".
Também destaca que Dirceu lutou na militância de esquerda contra o governo militar na década de 70 e foi exilado em Cuba.
Reprodução
EL PAÍS
O espanhol El País publica a mesma foto de Lula e Dirceu sorridentes em 2004 em seu site.
A página do jornal espanhol lembra que a Suprema corte brasileira já condenou políticos de quatro partidos por corrupção passiva e, nesta terça, condenou os corruptores.
Segundo a publicação espanhola, a condenação de Dirceu era a mais difícil, pois as provas contra ele não eram tão evidentes quanto as dos demais implicados.
Para o "El Pais", não é impossível que Dirceu recorra a uma corte internacional, já que até o último momento declarou-se inocente.
Reprodução
NYT
O site do norte-americano New York Times reproduz reportagem da agência de notícias Associated Press que destaca, logo em seu título, que a maioria dos ministros da Suprema corte brasileira condenou o ex-braço-direito de Lula, o ex-presidente mais popular do país.
A reportagem afirma que a pena prevista para corrupção ativa de acordo com as leis brasileiras pode chegar a 12 anos de prisão.
A trajetória de militância na esquerda de Dirceu também é lembrada pela publicação norte-americana.
Segundo o texto publicado no site do NYT, o mensalão não afetou a reputação de Dilma Rousseff, "vista como combatente da corrupção no país após demitir sete ministros após suspeitas de irregularidades publicadas na imprensa brasileira."
Reprodução
Le Monde
A página do jornal francês Le Monde dá destaque ao julgamento do mensalão com uma matéria intitulada "Três aliados do ex-presidente Lula culpados de corrupção".
A publicação, que faz um breve resumo do caso e apresenta uma biografia do ex-ministro José Dirceu, ressalta que as penas só serão conhecidas após o fim do julgamento.
Assim como o NYT, o jornal francês ressalta que o julgamento do mensalão não afetou a reputação da presidente Dilma Rousseff nem prejudicou o desempenho do partido nas eleições municipais.
DA FOLHA-SP

Líder evangélico diz que vai 'arrebentar' candidato petista

O pastor evangélico Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, promete voltar a usar o chamado kit gay para arrebentar o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Ele apoia José Serra (PSDB), que disputa o segundo turno com o petista.
O líder religioso, que tem base no Rio de Janeiro, esteve ontem na capital paulista para se reunir com o tucano e com o pastor Jabes de Alencar, presidente do Conselho de Pastores de São Paulo.
Segundo Malafaia, Serra lhe agradeceu o apoio recebido no primeiro turno, quando ele fez um vídeo em que pedia votos ao candidato do PSDB e ligava Haddad ao kit anti-homofobia.
O material, que foi apelidado de kit gay pelos evangélicos, é uma cartilha contra a homofobia que seria distribuída em escolas pelo Ministério da Educação em 2011, na gestão Haddad. A presidente Dilma Rousseff suspendeu a distribuição após protestos de religiosos no Congresso Nacional.

Carlos Cecconello/Folhapress
O candidato tucano José Serra inicia a campanha do segundo turno na Vila Guarani, zona sul de São Paulo
O candidato tucano José Serra inicia a campanha do segundo turno na Vila Guarani, zona sul de São Paulo
O Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do kit gay. Não vamos dar moleza para ele, disse Malafaia, após o encontro com Serra e Alencar, que também apoia o tucano.
Haddad pode até ganhar, mas não com os votos dos evangélicos, completou.
O pastor acusa o ex-ministro de ter incumbido a elaboração das cartilhas a ativistas gays e prometeu divulgar novo vídeo contra Haddad na próxima segunda.
Vou mostrar um encontro dos ativistas gays dizendo no Congresso Nacional que pegariam em armas contra os religiosos e dizer que é isso que ele está apoiando. Vou arrebentar em cima do Haddad.
No Twitter, Malafaia posta desde domingo mensagens pedindo votos no segundo turno em Serra 45 contra Haddad, autor do kit gay.
OFENSIVA
A campanha de Serra busca o apoio de igrejas que apoiaram Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) no primeiro turno. Muitas delas não veem a cartilha contra a homofobia como determinante para a escolha do candidato.
A Assembleia de Deus Ministério Santo Amaro,que apoiou Russomanno, abriu negociações com PT e PSDB. O presidente de seu conselho político, pastor Renato Galdino, diz que discutir a cartilha não tem nada a ver.
Não tem que mexer com situação moral. O Haddad é pai de família, temos que respeitar. Galdino diz que apoiará quem fizer uma campanha igual à do Russomanno, sem ataques pessoais.
Porta-voz da Renascer em Cristo, o ex-deputado Bispo Gê (DEM-BA) diz que a cartilha não é tão relevante e não deve influenciar sua igreja, que apoiou Russomanno e agora tende para Serra.
Alinhada com o prefeito Gilberto Kassab (PSD), a Renascer fez campanha para três candidatos a vereador da chapa que apoia o tucano.
DA FOLHA -SP

CONDENADOS!!!!

CONDENADOS!!!
AGORA É OFICIAL, 
ESSES TRÊS NÃO PASSAM DE CRIMINOSOS !!!! 
Por mais que o EX presidente Defuntus Sebentus tenha tentado desconstruir o mensalão com suas negativas sobre a existência da formação de uma quadrilha de Ratos Vermelhos. O STF no dia de hoje lavou a alma dos brasileiros que pensam e se opõe ao PT.
Hoje mais do que nunca eu posso dizer com muito orgulho...
VÃO SE PHODER CAMBADA DE CORRUPTOS FELASDEUMAPOTA!!!!
O mensalão existiu, foi provado, e condenou os amigos do Sebento.
Ainda falta um nesse processo, mas esse certamente está com os dias contados, e se a justiça dos homens não o fizer, a divina o fará.
 ...E o povo otário continua votando no PT, o que esperar de um povo desses?
E no mais, não acabou em pizza, mesmo que eles não puxem cadeia a "capivara" deles irá constar uma condenação por corrupção. 
Em outras palavras, se não tivermos uma revolução socialista na pocilga, esses a dai na política nunca mais, ao menos oficialmente.
E PHOD@-SE!!!
DO MASCATE

Tucanos querem que STF investigue Lula


OPOSIÇÃO ENTRARÁ COM REPRESENTAÇÃO NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA PARA INVESTIGAR ENVOLVIMENTO DE LULA COM O MENSALÃO
Luiz Inácio, o ex-Lula, em foto recente.
A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, apontado como o "chefe da quadrilha" pelo Ministério Público, reforçou nesta terça a proposta do PSDB de entrar com representação na Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), entende que Dirceu e Lula agiam em conjunto e que não há argumento capaz de isolar as ações de ambos.
"É uma heresia dar tratamento diferenciado ao ex-ministro e ao ex-presidente", alega.
"Lula não só sabia do esquema como participou de toda a farsa. No mínimo ele cometeu crime de responsabilidade".

O líder lembrou que os presidentes do DEM e do PPS já se manifestaram favoráveis à representação contra o ex-presidente logo que terminar a fase atual do julgamento do mensalão.
Para o tucano, o desempenho do STF de "condenar a corrupção onde existiu corrupção" obriga a classe política a rever todos os tipos de comportamentos que impliquem relacionamento promíscuo no poder. "Não se aceita mais rimar governabilidade com promiscuidade e nem a instalação de balcões de negócio dentro do governo", alegou.
O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), destacou igualmente como repercussão da condenação de José Dirceu o envolvimento de Lula na prática de usar dinheiro público para "comprar" deputados. "A condenação do Supremo pelo crime de corrupção ativa carimba o governo Lula como o mais corrupto da história do País", constata.
No entender do líder, a provável prisão de "homens fortes do PT" marca uma nova etapa no País no que se refere ao combate à corrupção. "O que assistimos até hoje eram políticos corruptos sendo acusados, algumas vezes até presos, mas na Justiça eles eram beneficiados pela prescrição dos crimes, pela demora no julgamento ou mesmo inocentados", lembra.
"Ao condenar a quadrilha do mensalão, o Supremo dá ao País o recado de que os poderosos não estão acima da lei".
Para o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), a condenação de Dirceu "complementa" o processo entre os mandantes do esquema e aqueles que cumpriam as ordens. "Morre a história da farsa e do mensalão que diziam não ter existido", afirma. "O esquema existiu com seus mandantes e seus mandados". Agripino entende que a condenação de José Dirceu retira todas as dúvidas quanto à participação de Lula no esquema.
"Na hora em que o chefe da Casa Civil é condenado, o problema se situa na antessala do presidente da República",
afirma.
No entender do democrata, a situação de Lula tende a se agravar, já que ele não conseguirá convencer quanto ao desconhecimento do que se passava na sua antessala.
10, outubro, 2012 - DO R.DEMOCRATICA

Estamos famosos!


Bem bolada a “manchete internacional” !
DO R.DEMOCRATICA

Condenação de José Dirceu pelo STF carimba o governo Lula como o mais corrupto da história brasileira

                          
                         

Agora é oficial – “A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção ativa carimba o governo Lula como o mais corrupto da história do Brasil”.
A avaliação é líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), para quem a futura prisão da cúpula petista marca uma nova etapa no País no que se refere ao combate à corrupção.
O placar pela condenação do ex-comissário palaciano José Dirceu é de seis votos a favor – o que forma maioria – e dois pela absolvição. Ainda faltam os votos dos ministros Carlos Ayres Britto, presidente da Corte, e Celso de Mello, o decano.

Para o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), a condenação dos dirigentes do PT “culmina com toda a luta do povo brasileiro pelo fim da impunidade, pelo combate à corrupção e por um país onde os poderosos não estão acima da lei”.
Na avaliação do parlamentar, o mensalão é “o maior escândalo da república brasileira e marca indelevelmente o governo Lula e o PT”.

Nesta terça-feira (9), ao avançar no julgamento do mensalão, o STF condenou José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoino, e o tesoureiro petista Delúbio Soares pelo crime de corrupção ativa. O grupo, segundo avaliação da maioria dos ministros do Supremo, agiu para desviar dinheiro político e comprar o apoio de parlamentares e partidos por meio das empresas do publicitário Marcos Valério.

“O que assistíamos até hoje eram políticos corruptos sendo acusados, algumas vezes até presos, mas na Justiça eles eram beneficiados pela prescrição dos crimes, pela demora do julgamento, ou mesmo inocentados. O STF, ao condenar a quadrilha do mensalão, dá para todo o País o recado de que os poderosos não estão acima da lei”, afirmou o líder do PPS.
Para Rubens Bueno, outra condenação, a do ex-presidente da Câmara, o deputado petista João Paulo Cunha (SP), confirmou a complexidade do esquema criminoso que o PT pretendia perpetuar no país. “A condenação de João Paulo mostrou que o comando do Legislativo era conivente com a compra de votos por parte do Executivo e do PT. E pior ainda, o próprio presidente da Câmara se corrompeu de forma direta ao receber dinheiro do esquema”, destacou o parlamentar.
Respingos no governo Dilma e favores a Duda Mendonça
O líder do PPS alertou ainda para os respingos do julgamento do mensalão no governo da presidente Dilma Vana Rousseff. O parlamentar lembra que diversos personagens ligados direta ou indiretamente ao Mensalão do PT integram ou têm negócios até hoje com o governo federal.
“O Duda Mendonça, por exemplo, que é réu no processo do mensalão pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, recebe até hoje milhões do governo federal”, alertou Rubens Bueno.
Segundo informações do Portal da Transparência do Governo Federal, a empresa Duda Mendonça & Associados Propaganda recebeu, de 2004 a 2012, R$ 169 milhões da União.
DO R.DEMOCRATICA