quarta-feira, 17 de junho de 2020

Quem vai conter a babaquice emocional


quarta-feira, 17 de junho de 2020

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
É preciso dar um basta na guerra de vaidades que extravasa da Praça dos Três Poderes e contamina o resto do País com mais gravidade que o Kung Flu que logo acabará. O coronavírus, doença do extremismo ideológico e a pandemia suprema deixarão seqüelas graves na sociedade brasileira. É fundamental descobrir o remédio, por mais amargo que seja, para solucionar estes três problemas, o mais depressa possível.
Coroninha logo vai embora, apesar do terrorismo da mídia. O extremismo tende a se refrear, nem que seja temporariamente, depois que ocorre um choque de truculência política que gera desgastes políticos para todas as partes. Agora o que mais preocupa é o furor corporativista do Supremo Tribunal Federal, já que alguns ministros insistem na narrativa do suposto ataque a uma democracia que não temos para justificar medidas dignas do mais escroto Estado de exceção, com direito a abusos de poder com respaldo de interpretações judiciárias.
O STF exagera porque o Presidente Bolsonaro ainda não conseguiu tomar alguns cuidados para abaixar a temperatura. O primeiro é conquistar apoio no Senado – a única instituição constitucionalmente autorizada a restabelecer o equilíbrio que eventualmente for perdido pelos 11 ministros do Supremo. O segundo é evitar manifestações ofensivas que saem do controle, tanto por parte de ministros, apoiadores virtuais e militantes de rua. O terceiro é trabalhar para que a agenda positiva seja cumprida mais rapidamente que a narrativa midiática e judiciária contra o governo.
A babaquice emocional, no meio de guerra de todos contra todos os poderes, precisa ser interrompida, custe o que custar. Quem está pagando o caríssimo preço é a sociedade brasileira. A crise econômica é gravíssima, e exige o esforço concentrado para aprovação das reformas. A tributária é urgentíssima, pois a bagunça atual inviabiliza a retomada do crescimento econômico, principalmente a geração de empregos.
Aliás, é um consenso de que os brasileiros não agüentam pagar uma carga tão pesada de impostos, inviabilizando quem deseja empreender e produzir, enquanto fica claro que o dinheiro público é majoritariamente gasto para sustentar o mecanismo estatal parasitário. Por ironia, o Judiciário que não funciona Direito é um dos setores que mais consomem recursos, com esbanjamento de mordomias e privilégios para seus altos servidores. Somam-se a isto as decisões esquisitas do Judiciário, contribuindo para o clima de injustiça e impunidade, e aí se explica o desgaste de imagem de instituições compostas por não-eleitos como o STF.
O Alerta Total insiste: Bolsonaro é quem tem de líder a pacificação, com gestos objetivos de não-agressão, junto com ações estratégicas de blindagem política, fortalecendo-se no Senado. O resto será conseqüência do jogo político –que é brutíssimo no Brasil. O Crime Institucionalizado não quer mudanças, nem reformas: quer retomar o poder federal para locupletar a Turma do Mecanismo.
Radicalizar, jogar no extremismo ou no emocionalismo babaca, só beneficia o jogo dos bandidos.