segunda-feira, 25 de março de 2019

Lava Jato de Curitiba denuncia Paulo Preto



A força-tarefa da Lava Jato de Curitiba denunciou Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, por diversos crimes de lavagem de dinheiro e embaraço de investigação de organização criminosa.
Além do operador do PSDB, também foram denunciados por lavagem Rodrigo Tacla Durán e outras quatro pessoas.

Industriais declaram apoio à reforma da Previdência

Representantes de diferentes setores industriais se reuniram mais cedo com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Eles prometeram pressionar deputados e senadores pela aprovação da reforma da Previdência.
A chamada ‘Coalizão Indústria’ reúne 11 entidades industriais, que representam 39% do PIB do setor – ou R$ 485 bilhões.

Favreto tira Marun do conselho de Itaipu

Rogério Favreto, aquele mesmo desembargador que tentou soltar Lula, concedeu liminar afastando Carlos Marun do cargo de conselheiro de Itaipu.
O ex-ministro da Secretaria de Governo foi nomeado para o conselho da usina no último dia da gestão de Michel Temer, 31 de dezembro. DO O ANTAGONISTA

MPF vai recorrer da decisão de soltura dos quadrilheiros Temer, Moreira e coronel Lima

segunda-feira, 25 de março de 2019

Presidente Michel Temer. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
O Ministério Público Federal (MPF) informou que vai recorrer da decisão que soltou o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, na tarde desta segunda-feira, 25. A liminar foi concedida pelo desembargador federal Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF-2), que é o relator do caso.
A expectativa do MPF é recorrer para que os habeas corpus sejam julgados pela 1ª Turma do tribunal. A questão estava na pauta deste colegiado para a sessão da próxima quarta-feira, 27, a pedido do próprio Athié. Porém, o desembargador antecipou uma liminar que soltou os acusados.
O desembargador alegou que, até o momento, o que se tem são “suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório”. Ele afirmou ainda que já teve o tempo necessário para analisar o caso, o que justificou sua decisão monocrática, em vez de aguardar o julgamento na 1.ª Turma do tribunal. DO O.TAMBOSI

Ficar refém da Previdência é erro estratégico


segunda-feira, 25 de março de 2019


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Os ventos da renovação precisam chegar ao Poder Judiciário. Precisamos de uma Justiça mais rápida e um Judiciário mais eficiente. Os segmentos esclarecidos da sociedade têm de pressionar o Congresso Nacional para que aprove algumas medidas essenciais: Fim do Foro Privilegiado; 8 anos de mandado para ministro do STF; CPI da Lava Toga; Fim da PEC da Bengala. Algumas destas sugestões são apresentadas pelo senador paranaense Oriovisto Guimarães, filiado ao Podemos, que é um dos controladores do Grupo Positivo.
Por falar em renovação, é bom ficar de olho no movimento dos Caminhoneiros. Análises do Gabinete de Segurança Institucional já chamam atenção para uma ameaça de paralisação que pode acontecer no dia 30 de abril. Uma nova parada, que pode degenerar em greve, seria a consagração do caos em uma economia que insiste em permanecer em estado de letargia. O desemprego segue alto. A informalidade econômica não produz milagre. A inadimplência volta a crescer. E o preço de vários produtos e tarifas sobem, sem que o fenômeno se reflita na medição dos índices de inflação...
Os caminhoneiros seguem na bronca porque não vem sendo cumprido tudo que ficou combinado para encerrar a tumultuada greve do ano passado. Os transportadores querem o respeito piso mínimo da tabela de frete. Também querem que o governo só promove um aumento por mês do diesel, e não diariamente, como vem praticamente acontecendo. Provavelmente não ocorrerá uma nova paralisação dos caminhoneiros. No entanto, só o risco de acontecer já se transforma em mais um problema para o Presidente Jair Bolsonaro se preocupar, além das articulações a favor da Reforma da Previdência.
Os deuses do mercado já especulam que o dólar pode passar dos R$ 4 reais. O sobe e desce da bolsa é apenas o sinal de que as incertezas políticas e econômicas assombram o Brasil, na véspera de o governo Bolsonaro completar 100 dias. Não dá para ficar refém da aprovação da reforma da Previdência para as coisas acontecerem. Isto é um pecado estratégico imperdoável.
O governo tem de adotar medidas que independem da política para destravar a economia. A oposição segue em ritmo de idiotice. No entanto, o eleitorado que escolheu Bolsonaro tem pressa e ansiedade. O Brasil tem de voltar a produzir. Basta de rentismo, especulação e banditismo. As prioridades verdadeiras e imediatas: mudança tributária já (de imediato pondo fim à farra do ICMS) e redução do custo do crédito, via cooperativismo, acabando com a cobrança de IOF.
Bolsonaro pode fazer isso com sua caneta barata. Se não fizer, depressa, a economia parada vai queimar o filme do governo, prematuramente.

Releia o artigo de Domingo: PF Livre para ajudar Bolsonaro no “teste de fidelidade”