quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sobra mês no fim do salário

MENTIRA

“E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. (…) Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o décimo terceiro, e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro.” (Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incentivando o trabalhador brasileiro a se endividar, em rede nacional, 22/12/2008.)
A VERDADE
Quem acreditou no discurso populista do ex, sem preocupação com o futuro, agora paga uma conta amarga. A dificuldade dos consumidores em pagar suas contas cresceu 1,5% no mês de abril, em relação a março, de acordo com a Serasa Experian. É a maior elevação no período desde 2002. E, na comparação com o mesmo mês do ano passado, um aumento de 17,3%, registrando a décima-segunda alta consecutiva na inadimplência.
Incentivado pelo ex petista, o brasileiro foi às compras. Com o aumento da inflação e, consequentemente, dos preços, dos impostos, dos juros, das tarifas públicas e dos combustíveis, entre outros itens que ficam mais caros a cada dia, hoje as dívidas não cabem mais nos orçamentos familiares. O salário acaba antes do fim do mês.
As perspectivas não são animadoras. O alto grau de endividamento preocupa. E a expectativa é que mais brasileiros deixem de pagar o financiamento do carro.
DO BLOG GENTE QUE MENTE