domingo, 10 de maio de 2020

Quem vai pegar a Mãe do Mecanismo?

domingo, 10 de maio de 2020

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
O Brasil tem dois inimigos claramente identificados. Um é temporário; o outro, permanente. O Kung Flu (vírus que veio da China) vai passar, e outras doenças virão, como sempre aconteceu. Já a desgraça mais persistente e resistente da Nova República é o Mecanismo (seus operadores institucionais, parasitas, políticos e a extrema mídia).
Temos pelo menos três problemas imediatos para resolver: o prazo de duração do confinamento (isolamento social), a crise institucional (a guerra de todos contra todos os poderes) e o problema fiscal (vamos para o equilíbrio ou cairemos no liberou geral). O trio atrapalha o desafio prioritário: a retomada da economia.
O jogo está manjado. A Turma do Mecanismo persistirá na tentativa de desgastar o Presidente da República. Se não conseguir derrubá-lo, vai desgastá-lo. Assim, Bolsonaro é jogado no colo do “Centrão” (formado por parlamentares que praticam o clientelismo, o famoso toma-lá-dá-cá). Este grupo sensível aos apelos do funcionalismo público, venderá caro todas as reformas, principalmente a fiscal, da qual depende a administrativa (e vice-versa)
As soluções vão depender, muito, da postura correta, equilibrada e estratégica do Governo Federal, em relação aos aliados e inimigos. Por isso, o Movimento Avança Brasil (www.avancabrasil.org) lançou, neste fim de semana, um manifesto curto, direto e objetivo: “Quero Minha Vida de Volta”. O texto defende que “o Presidente da República precisa, urgentemente, atropelar a limitação imposta pelo STF e liderar o movimento gradual para uma volta consciente e responsável ao trabalho”.
O povo esclarecido não pode dar mole. Também precisa colaborar, aumentando a pressão legítima e democrática contra a Turma do Mecanismo. Covardes por natureza, os bandidos institucionais são muito “sensíveis” a ataques diretos, que os deixem visíveis e identificáveis. É hora de tirar todo proveito da fragilidade aparente da canalhada.
Só é bom ficar atento às duas perguntinhas feitas pelo sábio cientista político William de Carvalho: “Perguntar não ofende: as elites brasileiras não estão parecendo as elites astecas quando Cortês invadiu o México? Os políticos noveaux riches do Planalto aceitam o Centrão. Como reagirá a base fundmentalista?”
Calma, pessoal: as respostas às irônicas provocações aparecerão depressa... Até lá, cuidemos da saúde e tenhamos resiliência estratégica para suportar crises tão complexas e impactantes.
Por fim, Feliz Dia das Mães... Exceto para os “filhos das mães”...
Verdade tem tempos de Kung Flu

Um balanço do que o Governo Federal fez nestes tempos de Coronavírus.