sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ministério da Saúde quer fazer chamada emergencial para Mais Médicos ainda em novembro


Ministério da Saúde terá reunião com Organização Pan-Americana de Saúde para definir sobre saída dos profissionais de Cuba



RIO -  O Ministério da Saúde quer fazer a primeira chamada de profissionais brasileiros para o Mais Médicos ainda no mês de novembro, com comparecimento imediato aos municípios atendidos. O edital de seleção em caráter emergencial está previsto para sair
na próxima semana. Nesta sexta-feira, a pasta se reúne com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), responsável pelo acordo entre Brasil e Cuba no âmbito do programa, para discutir detalhes da saída dos cubanos do Brasil.
O governo de Cuba quer retirar todos os médicos cubanos do Brasil nos próximos 40 dias . Os primeiros grupos devem voltar já nos próximos dez dias. Prefeitos e gestores municipais apontam o risco de um "estado de calamidade" no atendimento. Pelos cálculos das associações, 1.575 cidades dependem exclusivamente dos profissionais de Cuba. O Ministério da Saúde planeja lançar o edital com o mesmo número de vagas que serão abertas com a saída dos cubanos.
O acordo foi rompido por Cuba após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que chegou a afirmar em campanha que iria "expulsar" os cubanos do Brasil exigindo a revalidação do diploma. Ele também anunciou que faria mudanças no programa para que os profissionais recebessem o pagamento integral pelos serviços -- hoje a maior parte vai para o governo de Cuba. As regras são apontadas por Bolsonaro como um pretexto de financiar a "ditadura" cubana.
Em nota, o governo de Cuba classificou as manifestações de Bolsonaro de "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos". O Mais Médicos dispensa a prova de revalidação para os profissionais, cubanos ou não, para atuar apenas nas unidades básicas de saúde ligadas ao programa como intercambistas. Essa permissão é válida para os primeiros três anos de trabalho. Se quiserem renovar a contratação, precisam revalidar o diploma.
Segundo dados do Ministério da Saúde, das 18.240 vagas do Mais Médicos, 16.132 estão ocupadas. Além dos 8.332 cubanos, há 4.525 participantes com registro no Brasil (pessoas que se formaram no país ou revalidaram seus diplomas), 2.824 brasileiros graduados no exterior sem diploma revalidado e 451 médicos de outras nacionalidades também sem registro brasileiro, segundo dados repassados pela pasta.

JAIR BOLSONARO PROMOVERÁ UMA NOVA "ABERTURA DOS PORTOS DO BRASIL" COM A INDICAÇÃO DO DIPLOMATA ERNESTO ARAÚJO COMO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

sexta-feira, novembro 16, 2018



A indicação do diplomata Ernesto Araújo como Ministro de Relações Exteriores pelo Presidente eleito Jair Bolsonaro já está balançando meio mundo. Pelo menos sabe-se que no Itamaraty tem bons profissionais e não apenas áulicos dos comunistas. E até mesmo gente de viés conservador, como de fato é a característica de Ernesto Araújo.

O vídeo acima foi postado pelo próprio Jair Bolsonaro em sua página no Facebook. Trata-se de parte de noticiário da Globo News com a reportagem e comentários da jornalista Cristina Lobo a respeito da indicação de Araújo como chanceler.

A matéria está normal, mas o editor e a apresentadora demonstraram um grande interesse em destacar que Ernesto Araújo é dono de um blog pró-bolsonaro e anti-PT. Tanto é que ao longo do comentário de Cristina Lobo esta informação permanece no letreiro.

Li alguns artigos no blog de Ernesto Araújo e já coloquei link na relação de sites/blogs que disponibilizo aqui no blog na coluna ao lado bem abaixo. Só posso dizer que é um acontecimento importante para o Brasil o fato de que a partir da posse do novo Governo do Presidente Jair Bolsonaro, o Itamaraty deixará de ser um aparelho de apoio aos comunistas.

Pelo conteúdo dos artigos de Ernesto Araújo pode-se constatar que o diplomata se revela um cultor do conservadorismo. Em sendo assim, não é surpresa sua ogeriza ao PT. Quanto ao fato de ser apoiador de Bolsonaro faz todo o sentido, já que o ideário político que cultiva se afina totalmente com o pensamento de Jair Bolsonaro exposto muito francamente ao longo de sua carreira como Deputado Federal e mais recentemente durante a campanha eleitoral.
CONSERVADORES SEMPRE ATENTOS
Aliás, os milhares de eleitores que sufragaram nas urnas Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil o fizeram justamente por suas propostas essencialmente conservadoras. Passada a refrega eleitoral e a festa da vitória esses eleitores que inundaram as ruas e praças do país agora parecem que se aquietaram. 

Ora, essa é a típica reação política dos conservadores. Todos esses eleitores retomaram o curso normal de suas vidas, do seu trabalho e até mesmo de seus hobbies. Mas não se enganem. Esses eleitores permanecem atentos a todo o movimento político, especialmente do Presidente eleito, acompanhando a grande mídia e, sobretudo, as redes sociais, blogs e sites independentes.

A maioria do povo brasileiro não é de esquerda e nem de direita, é conservadora. Insisto que o conceito de conservador tem de ser referido de forma contínua. Já escrevi aqui no blog que a dicotomia esquerda e direita é uma construção dos teóricos marxistas, ou seja, a maior parte dos ditos intelectuais que dominam as universidades. Aos marxistas sempre interessou a manutenção de um clima de guerrilha permanente e divisão de classes. Sem essa pegada beligerante em ebulição constante os comunistas já teriam desaparecido da face da Terra. Como a maioria da  população do planeta não é constituída de "intelectuais", fica fácil para os comunistas açular essa guerrilha permanente em todas as esferas da sociedade.

Comumente, esse estratagema tem um limite de ação e acaba desmoronando. Desmoronou na outrora poderosa ex-URSS. E acaba de desmoronar no Brasil com a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente da República.

Entretanto, a aparente quietude dos eleitores conservadores no período pós-eleição - fiquem atentos - não significa alienação. Ainda mais nos dias de hoje com a internet e as redes sociais.

No mais, com a indicação de Ernesto Araújo como Chanceler de seu Governo o Presidente Jair Bolsonaro promove na verdade uma nova "Abertura dos Portos do Brasil". E isto é ótimo! Afinal teremos mais opções além das frutas podres do Mercosul e dos biscoitos mofados da União Europeia. DO A.AMORIM