sábado, 19 de janeiro de 2019

Temos muitas caixas pretas para escancarar


sábado, 19 de janeiro de 2019

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil
Um rápido olhar na lista das empresas que receberam apoio financeiro do BNDES nos revela muito deste Brasil de oligarquias, de “coronéis” e dos Barões do Serviço Público que usurpam o futuro da Nação em proveito próprio.
Antes de mais nada, devemos nos lembrar que estamos falando de um Brasil no qual mais de 82% do emprego vem de micro e pequenas empresas. Elas são obrigadas a pagar as maiores taxas de juros do planeta e suportar uma carga fiscal cruel, desigual, punitiva e que arrasa criminosamente o empreendedorismo.
Bastam esses dois fatores para explicar em muito o fechamento de mais de 400 mil empresas no Brasil nos últimos anos. Elas não tiveram acesso a juros subsidiados do BNDES... Terminaram severamente punidas por suas inadimplências com os fiscos estadual e federal. Portanto, o emprego desapareceu ou desapareceram com ele. Simples assim.
Salta aos olhos de qualquer brasileiro comum, que está desempregado ou com certeza tem algum familiar desempregado, que grandes clientes dos juros baratos do BNDES sejam companhias telefônicas transnacionais que nos fornecem as piores telefonias e internet do planeta e que nos cobram valores absurdos pelo serviço ruim. Elas são financiadas com o dinheiro dos nossos impostos, repassados via BNDES.
Montadoras de veículos como Ford, Renault e Fiat também estão no topo da lista de “clientes”. Todas transnacionais que vendem seus carros caríssimos no Brasil que as subsidia. Na listagem, também, não poderiam faltar as estrelas da Operação Lava-Jato: Odebrecht, Petrobrás dentre outras.
Milhões de brasileiros desempregados. Centenas de milhares de empresas fechando. E o BNDES emprestando BILHÕES de Reais a empresas transnacionais, em setores cartelizados e oligopolizados, dominados completamente por pouco mais de 5 empresas. Como explicar e justificar isto para a sociedade brasileira?

Duvido que alguma empresa brasileira seja contemplada com empréstimos públicos, com generosas taxas de juros na Alemanha, na Inglaterra, França, Itália ou nos EUA. Naqueles países o dinheiro arrecadado com os impostos é utilizado para promover o desenvolvimento de suas economias e gerar empregos para a sua população.
Temos que interromper este ciclo maldito do uso indevido do dinheiro dos impostos pagos pela população brasileira. Com total rigor e disciplina. Doa a quem doer.
Insistimos que o Brasil precisa de um verdadeiro choque de transparência, para que todos saibam, a partir de uma fácil consulta na Internet, qual o destino real do dinheiro público arrecadado.
A transparência é um dos maiores desafios do Governo Bolsonaro. Sem ela, não haverá efetivo combate à corrupção. Sem ela, não teremos qualidade de gestão pública. Sem ela, continuaremos sofrendo abusos do Mecanismo que comanda o setor público.
O Brasil tem muitas caixas pretas para escancarar. Não dá mais para sobreviver em um “estado de exceção”, no qual a roubalheira parece ser a regra vigente. Transparência, já! Doa a quem doer...

Releia o artigo: O custo da falta de transparência no Brasil