quarta-feira, 6 de julho de 2011

Brasil é alvo de protesto no Parlamento Europeu por causa de Battisti


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
06/07/2011 | 18h25 | Manifestação


O Brasil foi alvo hoje (6) de protestos no Parlamento Europeu por causa da decisão da Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar a extradição para a Itália do ex-ativista político Cesare Battisti, no último dia 8. Um grupo estendeu faixas e um cartaz no qual havia fotografias de quatro pessoas e a inscrição: Justiça para as Vítimas de Battisti. A manifestação ocorreu no momento da chegada da delegação brasileira à sede do Parlamento.

Na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França, houve tumulto. A tensão começou quando o presidente da sessão, o britânico Edward McMillan-Scott, mencionou a presença da delegação do Brasil. Em meio à referência do parlamentar, foram estendidas faixas e cartazes. Os manifestantes chegaram a chamar Battisti ser assassino.

Os seguranças tentaram conter os manifestantes, retirando as faixas e os cartazes. Alguns foram destruídos.

No último dia 8, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a extradição de Battisti e determinou sua imediata libertação. O ex-ativista está no Brasil desde 2007 e aguardava julgamento preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Desde que saiu da prisão, Battisti está morando em São Paulo. Segundo seus advogados, ele continuar morando no Brasil e trabalhar como escritor.

Para as autoridades brasileiras, Battisti deve ser tratado como perseguido político. No entanto, as autoridades italianas o consideram um criminoso comum.

Integrante do grupo guerrilheiro Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti é acusado de participar de quatro assassinatos - de um joalheiro, um policial, um carcereiro e um militante. Ele nega a autoria dos crimes, mas foi julgado à revelia e condenado.

A decisão da STF prvocou um debate na Itália, que resiste a aceitar a libertação de Battisti. Autoridades do governo italiano anunciaram que vão recorrer à Corte Internacional. A medida ainda não foi encaminhada.

Da Agência Brasil

E viva a lambança! Senado aprova medida que altera regra de licitações para a Copa

Por Gabriela Guerreiro e José Ernesto Credendio, na Folha Online:
O Senado aprovou nesta quarta-feira, por 46 votos a 18, a medida provisória que altera a Lei de Licitações ao criar o RDC (Regime Diferenciado de Contrações) para as obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Como o Senado manteve a versão da MP aprovada pela Câmara, sem mudanças, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
No novo modelo, os governos federal, estadual e de municípios deixam de divulgar o orçamento prévio de obras antes das licitações dos eventos esportivos. O argumento do governo é que, na Copa e Olimpíada, há obras emergenciais que precisam de um regime especial de licitação que agilize os contratos.
A oposição promete recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a aprovação da MP. DEM e PSDB argumentam que o novo modelo de licitações estabelece critérios “subjetivos” para a escolha das empresas vencedoras.
“É algo fraudado, viciado, já contestado de antemão pelo Ministério Público e Tribunal de Contas da União. O procurador-geral já alertou que vai ao Supremo contra essa matéria. Chegou o momento do Congresso parar de votar qualquer medida para agradar a presidente da República”, disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Na semana passada, o secretário adjunto de planejamento do TCU, Marcelo Luiz Eira, tinha advertido que a medida provisória 527 deixava margem para direcionar licitações. Já o Ministério Público Federal classificou de “inconstitucional” a iniciativa do governo que permite o estouro do orçamento inicial e cria brechas na Lei de Licitações.
Apesar dos protestos da oposição, que se revezou na tribuna do Senado para prolongar a votação, a MP foi aprovada com facilidade pelo governo. Na defesa da matéria, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o novo modelo corrige distorções impostas às regras de licitação que estão em vigor no país.
“Temos uma legislação que contribui que obras de infraestrutura tenham seus prazos dilatados, tenhamos dificuldades para licitações e contratações. Foi com esse espírito, de agilizar essas contratações e obras essenciais para a realização da Copa e das Olimpíadas que o governo propôs a criação desse regime.”
Inicialmente, alguns senadores da base governista demonstraram resistência à matéria, mas mudaram de ideia depois que a Câmara retirou da proposta itens que dificultavam o controle público de gastos com as obras.
A mudança feita pelos deputados tornou claro o acesso permanente dos órgãos de controle às planilhas e à divulgação dos orçamentos após os lances.
Por Reinaldo Azevedo
REV VEJA

Um dia histórico para a corrupção no Brasil.

No mesmo dia em que cai o Ministro dos Transportes e toda a cúpula do órgão, por estarem envolvidos em esquema de corrupção em obras públicas que pode ter desviado bilhões dos cofres públicos, o Governo Federal bota a sua boiada a aprovar uma Medida Provisória que acaba com a fiscalização nas obras da Copa. Se com fiscalização estavam roubando de caminhão, sem ela vão roubar de avião. Por que esta senhora que nos governa não cria vergonha na cara e honra o juramento que fez ao assumir a Presidência da República?


DO COTURNO NOTURNO

Josias de Souza: Mensaleiro dava as cartas no Ministério dos Transportes

O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento caiu na tarde desta quarta-feira após denúncias de corrupção em sua pasta.
A última acusação foi de que seu filho, Gustavo Morais Pereira, teria aumentado seu patrimônio de forma ilícita.
O blogueiro da Folha Josias de Souza diz que Nascimento foi reacomodado no ministério de Dilma com o aval de Lula. "A manutenção dele no governo era um risco calculado. Era sabido que na pasta dos Transportes havia sido montado um esquema de apropriação de verbas públicas", diz Josias.
Ele fala ainda da relação entre Nascimento e o deputado Valdemar Costa Neto, "figurinha carimbada, mensaleiro" e que "dava as cartas no Ministério".
De acordo com Josias, "Dilma Rousseff mostra, diferentemente de Lula, um estilo rápido. Em poucos dias ela limpou a área dos Transportes". Entretanto, manter o PR na pasta, como é a vontade da presidente, "só prolonga o problema. Dificilmente, haverá alguém no partido capaz de higienizar a pasta".
DAS FOLHA

Oposição critica governo após queda de ministro dos Transportes

Parlamentares da oposição receberam a notícia da saída de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes com críticas ao governo de Dilma Rousseff, já que o presidente do PR é o segundo ministro a deixar o Executivo após denúncias em menos de dois meses.
"A presidente não deve lotear o governo, não é bom escolher alguém só porque pertence a um partido", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Para o senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB, a saída de Nascimento mostra que o governo é "promíscuo" ao lotear cargos para "facilitar a corrupção". "Isso é consequência do modelo. Se for mantida essa rotina de queda de ministro, poderemos ter novas consequências. Os que adquirem seus lotes no governo não querem abrir mão deles."
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), afirmou que o fato de dois ministros caírem em tão pouco tempo mostra a fragilidade e o ambiente de deterioração política do governo Dilma Rousseff. "No mínimo ela escolheu muito mal seu primeiro escalão", disse. "Um ministro ser substituído assim mostra também a falta de padrões morais e éticos do governo. Acho que podemos comparar apenas com o governo Collor", completou.
A oposição também promete manter a coleta de assinaturas para instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para investigar Nascimento. O PSDB já reuniu 23 das 27 assinaturas necessárias para instalar a comissão.
"Muitos que assinaram a CPI vão agora dizer que não há mais necessidade de investigação. Mas vamos insistir", afirmou Dias.
Em defesa de Nascimento, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a presidente agiu corretamente ao determinar investigações sobre as denúncias que envolvem o ministro. "Quem assumir o ministério, vai continuar a investigar. Isso não enfraquece o governo, a presidente tomou todas as providências necessárias."
DA FOLHA

Ministro do TCU ironiza Lula após crise na pasta de Transportes

Um ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) usou as denúncias contra o Ministério dos Transportes para ironizar as críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tribunal, em 2009.
"O tribunal foi explícita e injustamente atacado pelo presidente da República da época [Lula]. Não foi uma vez, foram diversas vezes. Nesta semana [...], ocorrem alguns fatos que vêm exatamente comprovar o que o Tribunal de Contas da União dizia na época, pelo que foi atacado", disse o ministro José Jorge de Vasconcelos Lima, durante sessão plenária na tarde desta quarta-feira.
Alfredo Nascimento deixa Ministério dos Transportes após acusações
Leia a íntegra da nota de demissão do ministro dos Transportes
Entenda o caso envolvendo o Ministério dos Transportes
Maggi é cotado para substituir Nascimento
Funcionário afastado constrói casa de R$ 2,1 milhões
Valec libera R$ 14 mi para trocar bueiros
No final de 2009, Lula disse que, ao paralisar obras públicas suspeitas de ilegalidades, o TCU atrapalhava o desenvolvimento do país.
"Hoje as coisas mudaram: não somos nós [TCU] que estamos dizendo que existem obras superfaturadas, é o próprio governo", afirmou Vasconcelos Lima.
A fala do ministro foi uma homenagem a outro ministro, Ubiratan Aguiar, que está se aposentando. Segundo Lima, Aguiar, então presidente do tribunal, teve "sapiência" ao lidar com a crise causada pelas falas de Lula, impedindo que ela se agravasse.
JOÃO CARLOS MAGALHÃES
JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA
DA FOLHA

Só demissão?

Quer dizer que os problemas do Palocci e do Nascimento acabam com a demissão? E não vão devolver o dinheiro? Aí fica fácil, não é mesmo? Onde está o Ministério Público e a Polícia Federal? 
B.DOCEL

Leia a íntegra da nota de demissão do ministro

Na VEJA Online. Comento depois:
Quatro dias após VEJA mostrar o funcionamento de uma esquema de pagamento de propina para o PR dentro do Ministério dos Transportes, o titular da pasta, Alfredo Nascimento, deixa o cargo. A decisão aconteceu em uma reunião da cúpula do partido no Palácio do Planalto nesta quarta-feira. Antes da queda, o ex-ministro foi alvo de outras denúncias que atingiram desde sua prestação de contas das eleições de 2010 até os negócios de seu filho, Gustavo Morais Pereira. Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério dos Transportes, divulgada na tarde desta quarta, em que Alfredo Nascimento oficializa sua saída do comando da pasta:
O Ministro de Estado dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, decidiu deixar o governo. Há pouco, ele encaminhou à presidenta Dilma Rousseff seu pedido de demissão em caráter irrevogável.
Com a determinação de colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação do Ministério dos Transportes, Alfredo Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal. O senador está à disposição da PGR para prestar a colaboração que for necessária à elucidação dos fatos.
Alfredo Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do Partido da República (PR) coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa para elucidar os fatos em tela.
Por Reinaldo Azevedo

Balcão de negociatas.

Vídeo obtido por ISTOÉ mostra como o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que acaba de ser demitido, e o principal dirigente do PR, o deputado Valdemar Costa Neto, engrossam a bancada da sigla no Congresso trocando filiações por milionárias obras públicas. Leia e assista aqui.
 

Por que esta moça ofende tanto certa canalha?

Vejam esta imagem:
roberta-kaufmannA figura acima se chama Roberta Kaufmann. Ela ofende certa súcia no país: é inteligente, é bem-sucedida, não é de esquerda, é mulher, é bonita e, ainda por cima, é loura! Enfeixa um conjunto de características que a deixa pronta para ser agredida pela patrulha dos boçais. É aquela procuradora de justiça que foi covardemente hostilizada na Universidade de Brasília, cercada, ameaçada de agressão. José Geraldo, o reitor achado na rua, lamentou, mas achou tudo normal. Segundo disse, Lula e ele próprio já foram vaiados… Se eles podem, por que não ela?  Roberta enviou ao blog o seguinte comentário:
Caro Reinaldo,
Inicialmente, gostaria de agradecer pelo apoio contra a intolerância da qual tenho sido vítima, a despeito de alguns quererem minimizá-la sob o argumento da liberdade de expressão. Não custa relembrar que em nosso Direito Constitucional não há espaço para o chamado “Discurso de ódio”, quando se busca legitimar a violência. O fato é que sempre falei sobre cotas raciais com o maior respeito em relação às pessoas que pensam de modo diferente, mesmo porque acredito que muitas são a favor das cotas porque entendem que assim o racismo existente no Brasil será, de alguma forma, atenuado. Nada mais falso! Tais pessoas têm dificuldade para compreender que não há racismo bom! Não há racismo “politicamente correto”. Todo racismo é perverso e deve ser evitado.
A revista não mencionou, mas, além de “loira filha da puta”, ainda houve outra agressão estampada em meu carro:  “O mérito é burrice e você é a maior prova disso”. Isto porque havia sido aprovada em primeiro lugar para o mestrado da UnB e terminei a graduação na Universidade Federal de Pernambuco como aluna laureada, com média de 9,5 ao final do curso de Direito.
Depois dessa história, ingressei com uma ação no Supremo Tribunal Federal (ADPF186) contra as cotas raciais na UnB, como advogada voluntária do Partido Democratas. Fui então convocada pelo ministro relator Ricardo Lewandowski para participar de uma Audiência Pública sobre o tema. Ao fim da minha participação, entretanto, não pude ir embora. O Chefe da Segurança do STF me impediu, pois havia um grupo enorme de pessoas querendo me “cercar”. Fui, então, escoltada ao Gabinete do ministro relator, local em que permaneci por diversas horas, até dissipar o “movimento”.
Obviamente, nenhuma liberdade de expressão legitima a violência!  Mas muitos ainda ousam afirmar que a defesa das cotas raciais não traz consigo o gérmen da intolerância. O fato é que não consigo ficar calada quando observo que, a 500 metros do STF, foi instaurado, em pleno século 21, um ” Tribunal Racial”, de composição secreta e que, com base em critérios secretos, objetiva dizer quem é branco e quem é negro no Brasil. É assim que a UnB procura legitimar suas cotas raciais sem qualquer recorte de renda.
Por favor, se possível, divulgue o blog que administro contra a racialização do Brasil: www.noracebr.blogspot.com
Muito obrigada,
Roberta
Por Reinaldo Azevedo
REV VEJA

Depois do Palocci, mais um ministro da Dilma beija a lama.

Os senadores do PR que vão se reunir daqui a pouco com os ministros e a presidente, no Planalto, vão ouvir de Dilma que o ministro Alfredo Nascimento não tem mais condições políticas para continuar à frente da pasta. Mas Dilma também vai dizer que o PR continuará, dentro da divisão de cargos pela coalizão, como titular do ministério - ela vai pedir que o partido indique outro nome para o comando da pasta.(Do Estadão)

Corrupção, corrupção e corrupção: Brasil vira a casa da mãe Dilma.

Afastado pela presidente Dilma Rousseff como um dos envolvidos no suposto esquema de cobrança de propina do Ministério dos Transportes, o servidor público Mauro Barbosa da Silva está construindo uma casa de 1.300 metros quadrados na privilegiada área do Lago Sul, na capital do País. Pelo tamanho e pela proximidade do imóvel do Lago do Paranoá, corretores avaliam que a construção custará cerca de R$ 4 milhões.

Barbosa era até a semana passada o chefe de gabinete do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. De acordo com reportagem da revista 'Veja' que motivou seu afastamento e de mais três integrantes da cúpula do ministério, ele seria "o dono da chave do cofre". Mauro Barbosa é sobrinho de José Francisco das Neves, o Juquinha, afastado da direção da Valec também por determinação da presidente Dilma. A obra está em ritmo acelerado, a ponto de o engenheiro responsável, Rodrigo Gabriel da Silva, prever que estará pronta em seis meses. Menos otimista, Barbosa acredita que a previsão só se confirmará "se tudo correr bem, conforme Deus queira".

Certidão do cartório de imóveis mostra que ele e sua mulher, Gloraci Barbosa, compraram o terreno em novembro de 2009 por R$ 600 mil, quando a avaliação na época superava R$ 1 milhão. O mesmo documento mostra que o casal fez um empréstimo de R$ 400 mil na Caixa Econômica Federal (CEF).Mauro Barbosa credita a esse financiamento, a outro empréstimo que diz ter feito no Banco do Brasil, sem revelar o valor, e à venda por R$ 1,5 milhão de um apartamento no ano passado, o dinheiro aplicado na construção da casa. Ele informa que tem outro apartamento no Plano Piloto, alugado para "pagar a prestação" e que mora de graça na casa de uma amiga da família, depois de ter continuado residindo no apartamento que vendeu, graças à gentileza da compradora, "uma servidora da Caixa".

Servidor de carreira da Controladoria Geral da União (CGU), ele afirma que a sua obra, por ter ele próprio como encarregado, ficará em torno de R$ 2,1 milhões. "É a gente mesmo que está fazendo, sou engenheiro civil, é uma obra sem muita coisa, não tem telhado, as aberturas são muito grandes, eu vou colocar vidro", justifica. Pelas suas contas, se estivesse nas mãos de uma empreiteira aí, sim, o valor dobraria "porque tem o lucro, tem taxas, comissões". "Você mesmo fazendo é outra coisa". ( Do Estadão)

Obras públicas 45% mais caras que o valor originalmente contratado turbinam os mensalões


O crime organizado, parceria entre corruptos e servidores do Estado, comanda as empreitadas públicas. Todas as 250 grandes obras realizadas no País tiveram um aumento de preço médio de 45% em relação ao orçamento originalmente contratado – que já pode estar superfaturado, na maioria dos casos. A constatação foi da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Os chamados “termos aditivos aos contratos”, sejam de obras ou de serviços, são as fontes do manjado mensalão.

O novo alvo das falcatruas são as obras de infraestrutura aeroviária para a Copa da FIFA de 2014 e a Olimpíada de 2016. O governo Dilma Rousseff – cuja marketagem tenta pintar como uma paladina anti-corrupção - pretende estender a todos os aeroportos do país as regras diferenciadas de licitações. Todo os esquemas ligados a aeroportos, há anos, são coordenados pelo ex-ministro Antônio Palocci Filho – que agora atua nas sombras do governo. O PMDB – e as empreiteiras amigas – são parceiros no esquema.

Dilma deve enviar ao Congresso uma MP específica para as obras aeroportuárias. A intenção é arranjar uma maneira de esconder do público os valores que o governo pretende gastar em cada obra até o final do processo de licitação. No caso dos aeroportos, as obras esconderiam o dinheiro público que será investido para prepará-los para uma posterior concessão ou privatização.

O esquema é altamente lucrativo para o crime organizado. As empreiteiras ganham nas obras antes. Faturam depois mais ainda, com os consórcios formados para as concessões. E repassa uma “participação” nos negócios aos políticos, de duas formas. Ou na campanha eleitoral, via doações legalizadas. Ou na forma de contratações de consultorias fajutas, nas quais “laranjas” são usados para remunerar os políticos.
DO ALERTA TOTAL

Está esperando o quê, Dilma?



Ricardo Noblat
E agora, Dilma?
No último sábado, a senhora mandou o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, afastar quatro dos principais auxiliares dele suspeitos de envolvimento com irregularidades – licitações fraudulentas, contratos superfaturados e cobrança de comissões para engordar o Caixa 2 do Partido da República, o PR.
Até ontem à noite, apenas dois dos quatros haviam sido afastados. E um deles, Luiz Antônio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), antecipou-se ao ato de afastamento e simplesmente entrou de férias. Anunciou que estará de volta no início de agosto.
Em claro desafio à ordem da senhora, Pagot ainda remeteu um ofício a Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados, se oferecendo para ser ouvido ali tão logo volte das férias e reassuma o cargo. O gesto de Pagot foi apoiado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), que  indicou para o Dnit.
Como ficará a senhora, presidente?
A senhora sabe que a Polícia Federal coleciona evidências de sobra sobre o mar de lama que corre dentro do ministério dos Transportes, especialmente no Dnit. Por saber, a senhora espertamente se antecipou ao que está por vir e interveio no ministério.
Avessa ao vazamento de informações sobre o que se passa nos bastidores do governo, não se incomodou quando leu na VEJA o relato detalhado da sua reunião do último dia 24. Ali a senhora disse que o ministério dos Transportes está sem controle e que as obras estão com os preços “inflados”.
E então, presidente? Está esperando o quê para se livrar de vez de quem lhe serve tão mal? Que a Polícia Federal promova algumas prisões? Que vaze parte do que a polícia apurou? Que o ministro Alfredo Nascimento se convença de que é melhor sair agora do que depois, enlameado?
Aja, presidente. Seja mais Dilma e menos Lula.
DO BLOG ABOBADO

Banda larga de 100 mega para a Copa...


Aeroporto de Nata...ou Para o Natal?
O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, afirmou, ontem, em Brasília, que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a ser construído na região metropolitana de Natal (RN), não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014.
..................
São Paulo está sendo ameaçada por Brasília para a abertura dos jogos de 2014.
O estádio do Corinthians, o Otarião, parece que não vai ficar pronto a tempo para a Copa. Todos falam no estádio, mas esquecem que obras de infra estrutura em transportes e ao redor do estádio não estão nem em licitação ainda. De nada adianta construir uma arena onde o torcedor não possa chegar sem transtornos.
Ou será que irão instituir o Bolsa Ingresso para que os moradores da região possam ir aos jogos e prestigiar o evento mostrando ao mundo o sucesso da edição brasileira da Copa do Mundo.
O minsitro Paulo Bernardo vem a imprensa para informar que as cidades sede da Copa de 2014 terão velocidade de 100 mega em internet banda larga.. E eu pergunto...E?
Vejam as prioridades de um governo que está mais perdido que barata em galinheiro. 
As obras não andam, ou estão prá lá de atrasadas, o superfaturamento nessas mesmas obras é absurdo, existem cidades que não terão condições de receber o público da Copa. Faltam estádios, e o ministro comemora que teremos velocidade de 100 mega de internet...Grande merda!!!
O Brasil recebeu uma herança maldita que é essa Copa do Mundo e repicando em cima, a Olimpíada de 2016, e o povo nem percebeu o tamanho do prejuízo que isso nos trará..

Só importa é:
Se ajente fomos équiça!!! 
DO BLOG O MASCATE

Intocáveis: Supremo diz que chamar político de ladrão é uma ofensa gigante contra a nação



STF decide multar quem chamar político de ladrão


Supremo diz que chamar político de ladrão é uma ofensa gigante contra a nação 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que chamar um político de ladrão será uma ofensa contra a nação, e quem fizer deverá indenizar o governo moralmente.

A multa para quem desobedecer varia de 46 a 171 mil reais.

A decisão do STF valerá também para os internautas que chamam os políticos de ladrões pelas redes sociais Orkut, Facebook, Twitter, e outras.


“Nenhum político pode ser considerado ladrão enquanto não for condenado pelo STF, e até agora o STF inocentou todos”, disse o ministro do Supremo.

A próxima etapa do Supremo é decidir sobre a extinção da prisão temporária e preventiva para políticos envolvidos em escândalos.

“Se todo político será no futuro inocentado pelo STF, não há motivos para prendê-los então”,
diz a nota da assessoria do STF.


Comentário

Não é possível.

Só pode ser piada de salão.


Maria Lucia Victor Barbosa
DO BLOG DO RESIST.DEMOCRATICA

Patrimônio de empresa de filho de Alfredo Nascimento aumenta 86.500%



 
O Ministério Público Federal Federal está investigando suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Morais Pereira, arquiteto de 27 anos, filho do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Dois anos após ser criada com um capital social de R$ 60 mil, a Forma Construções, uma das empresas de Gustavo, amealhou um patrimônio de mais de R$ 50 milhões, um crescimento de 86.500%.

As investigações podem complicar ainda mais a situação do ministro, que, desde sábado, tem sido obrigado a se explicar sobre o suposto envolvimento de seus principais assessores com corrupção.


As investigações começaram ano passado, a partir de um nebuloso negócio entre Pereira e a SC Carvalho Transportes e Construções, empresa beneficiária de recursos do Ministério dos Transportes.

Em 2007, a SC Transportes repassou R$ 450 mil ao filho do ministro, conforme documentos em poder da Procuradoria da República do Amazonas.

Nesse mesmo ano, a empresa recebeu R$ 3 milhões do Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério dos Transportes para incentivar a renovação da frota do país.

Em 2008, a empresa ganhou mais R$ 4,2 milhões.


Os repasses do ministério à empresa estão registrados no Portal da Transparência, do governo federal. O Ministério Público abriu investigação para apurar se houve conflito de interesse nas decisões do ministério chefiado por Nascimento e os benefícios pagos à empresa que negociou com o filho do ministro:

- O que nos causou estranheza foi o fato de uma empresa de um dos amigos do ministro receber grandes valores (do ministério) e depois fazer negócio com o filho do ministro - disse ao GLOBO um dos investigadores do caso.

Leia mais sobre esse assunto no O Globo.



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DO RESIST.DEMOCRATICA

Lula, Dilma e o PT brigaram seis meses para aprovar Pagot no Senado, lembram?

Braço-direito do senador e ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, é acusado pela oposição de ampliar para o plano federal práticas ilícitas que supostamente já cometia no governo estadual do Mato Grosso. Ontem, sob suspeita de participar de esquema de corrupção, Pagot pediu licença até 5 de agosto, para evitar a exoneração do cargo.Ex-secretário de infraestrutura da gestão de Blairo, Pagot foi denunciado pelo Ministério Público do Mato Grosso por improbidade administrativa, ao executar obras sem licitação. No Estado, o MP investigou também um negócio suspeito feito com o ex-secretário de Meio Ambiente Moacir Pires. Segundo a denúncia, a empresa de Pires teria sido beneficiada na secretaria comandada por Pagot.

"Ele está repetindo no plano nacional as irregularidades que cometeu no Estado", critica o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), adversário local de Pagot. "Era um homem de poucas posses e agora enriqueceu. Perto do que fizeram na área de Transportes, o [ex-ministro Antonio] Palocci poderia responder no tribunal de pequenas causas", ironiza o tucano, comparando as denúncias contra a cúpula do Ministério dos Transportes à acusação de multiplicação patrimonial do ex-ministro da Casa Civil.

Nas duas gestões estaduais Blairo, entre 2003 e 2010, Pagot teve cargos de destaque. Além da secretaria de Infraestrutura, chefiou a Casa Civil e a Educação. Articulador político do então governador, coordenou a campanha de reeleição de Blairo.

O processo de votação para o cargo, em 2007, se prolongou por seis meses no Senado e foi alvo de intensa disputa política. O governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva só conseguiu aprovar a indicação de Pagot  no Senado na quarta tentativa, por 42 votos a favor, 24 contra e duas abstenções.

Desde que assumiu o cargo, o diretor-geral do Dnit já foi alvo de duas tentativas de CPIs, articuladas pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), mas barradas pelo governo. Para Couto, é preciso destrinchar os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre ações do órgão. "O TCU aponta o superfaturamento de obras. É uma das estatais que mais chamam a atenção, que mais tem problemas", diz Couto. O parlamentar tenta, pela terceira vez, conseguir assinaturas necessárias para a investigação.
DO BLOG DO CEL

O PT está acabando com a Petrobras.

O valor de mercado da Petrobras está, pela primeira vez desde 1999, abaixo do patrimônio líquido da empresa. O indicador é uma maneira de medir o que o mercado coloca de expectativa em uma ação. Quanto maior a diferença, mais se espera da empresa no futuro. Ontem, o preço sobre valor patrimonial (P/VPA) da ação preferencial da maior companhia do país e da bolsa fechou em 0,98 vez, ou seja, o papel vale menos na bolsa do que nos livros. 

Comparada com seus principais pares nas Américas (a base de dados da Economática não tem europeias), a Petrobras tem hoje a pior relação valor de mercado/patrimônio. Na maior empresa do setor, a Exxon Mobil, a relação estava ontem acima de 2,5 vezes. Numa lista de 56 ações compilada pelo Valor, os papéis da estatal brasileira só ganham de quatro: entre eles, os da Petrobras Argentina e os da americana Dynegy, em negociação com credores para evitar a recuperação judicial. A melhor relação preço/patrimônio nesse grupo é da americana Continental Resources, acima de 6 vezes.

No auge da euforia do pré-sal, o valor de mercado da Petrobras ficou mais de quatro vezes acima do patrimonial. A estatal, que chegou a estar entre as cinco empresas de maior valor de mercado do mundo, marcava posição ontem, com US$ 209,38 bilhões, no décimo primeiro lugar, segundo levantamento da Bloomberg. A Exxon segue inabalada na liderança, valendo US$ 420,51 bilhões, seguida não muito de perto pela Apple e pela Petrochina. Outra rival da Petrobras, a Royal Dutch Shell, estava em sétimo lugar. Leia mais aqui, no Valor Econômico.

Tal pai, tal filho.

O Ministério Público Federal Federal está investigando suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Morais Pereira, arquiteto de 27 anos, filho do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Dois anos após ser criada com um capital social de R$60 mil, a Forma Construções, uma das empresas de Gustavo, amealhou um patrimônio de mais de R$50 milhões, um crescimento de 86.500%. As investigações podem complicar ainda mais a situação do ministro, que, desde sábado, tem sido obrigado a se explicar sobre o suposto envolvimento de seus principais assessores com corrupção.

As investigações começaram ano passado, a partir de um nebuloso negócio entre Pereira e a SC Carvalho Transportes e Construções, empresa beneficiária de recursos do Ministério dos Transportes. Em 2007, a SC Transportes repassou R$450 mil ao filho do ministro, conforme documentos em poder da Procuradoria da República do Amazonas. Nesse mesmo ano, a empresa recebeu R$3 milhões do Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério dos Transportes para incentivar a renovação da frota do país. Em 2008, a empresa ganhou mais R$4,2 milhões.

Os repasses do ministério à empresa estão registrados no Portal da Transparência, do governo federal. O Ministério Público abriu investigação para apurar se houve conflito de interesse nas decisões do ministério chefiado por Nascimento e os benefícios pagos à empresa que negociou com o filho do ministro: - O que nos causou estranheza foi o fato de uma empresa de um dos amigos do ministro receber grandes valores (do ministério) e depois fazer negócio com o filho do ministro - disse ao GLOBO um dos investigadores do caso.

A SC Transportes está em nome de Marcílio Carvalho e Claudomiro Picanço Carvalho. Em 2006, um ano antes da SC receber R$3 milhões do Ministério dos Transportes, Picanço doou R$100 mil à campanha de Nascimento ao Senado, como registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O empresário foi o principal doador da campanha do ministro. Picanço também doou R$12 mil ao PR, então chamado de PL. Marcílio é marido de Auxiliadora Carvalho, nomeada pelo ministro para chefiar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Amazonas e em Roraima.

O Ministério Público ouviu Gustavo. Ele disse que o dinheiro recebido da SC Transporte é fruto da venda de um imóvel. As explicações não convenceram. O Ministério Público estranhou o crescimento patrimonial do arquiteto. Em 2005, aos 21 anos, ele e dois sócios fundaram a Forma Construções. Em 2007, a empresa declarou patrimônio de R$52,3 milhões em documentos da Receita Federal. Um ano antes, os ativos somavam R$17,7 milhões.

Em grande ofensiva no mercado imobiliário do Amazonas, a empresa construiu em curto período um conjunto de 86 casas de alto padrão e um prédio comercial de 20 andares, num bairro nobre de Manaus. A investigação, ainda não concluída, aponta indícios de patrimônio incompatível com a renda declarada por Gustavo. O Ministério Público ainda estuda se chamará Nascimento para depor. O ministro confirmou o negócio do filho com a SC Transportes, mas negou irregularidades na transação e informou que "o depósito a que O GLOBO se refere decorre da venda de imóvel, transação registrada na declaração de Imposto de Renda", disse por e-mail. Negou ainda ter ligações com os donos da SC Transportes. (De O Globo)

"Faolida".

Bastou José Graziano, o brasileiro que é reconhecido no mundo inteiro desenvolvido como o fracassado condutor do Fome Zero, assumir a FAO para o orçamento cair. Eleito pelo baixo clero da ONU, com muitos votos comprados pela lábia do velhaco Lula na América Latina, África e Caribe, Graziano assume uma instituição falida pela má gestão, famosa por acomodar a "cumpanherada" global. O detalhe é que os países desenvolvidos é que sustentam a pajelança. E eles desistiram de apoiar um fracassado comandando uma instituição falida. Ontem mesmo, aqui em Brasília, conheci uma chefe de gabinete que pediu licença da FAO para trabalhar em outro lugar, não pelo salário: ela queria trabalhar.

(Já o Graziano está com a vida mansa.Receberá US$ 250 mil por ano de salário mais US$ 50 mil de gastos de representação e residência paga. São cerca de US$ 25 mil por mês, livres de impostos.)
DO COTURNO NOTURNO 

A rainha louca.

Por um lado, o governo federal quer aprovar uma medida provisória que decreta sigilo dos orçamentos das obras públicas, abrindo buracos e mais buracos na legislação. É um incentivo à roubalheira, sob a explicação furada de que esconder preços baixa preços. De outro lado, ao flagrar uma teia de corrupção fartamente anunciada no Ministério dos Transportes, o governo federal mandar suspender todas as licitações, paralisando obras para rever justamente o quê? Os orçamentos superfaturados. Dilma, a cada dia, faz mais jus ao título de " a rainha louca".

Dilma, conta pra gente quem já ganhou!

O sigilo dos orçamentos também será estendido para os aeroportos. É um pedido de Dilma. Não que pedido da Dilma seja uma ordem, haja vista que o Pagot do DNIT manda mais do que ela. O sigilo é uma farsa. Eu aposto na Odebrecht, na Andrade Gutierrez, na Galvão ou na OAS para a construção da maioria dos aeroportos. Eu aposto que elas já combinaram tudo o que o governo federal gostaria que elas combinassem, escondendo os preços da fiscalização. Ei, Dilma, conta pra gente quem ganhou! A matéria é da Folha de São Paulo.

Por pressão do Senado, o governo pretende estender a todos os aeroportos do país as regras diferenciadas de licitações criadas para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. A ideia é promover a mudança por meio de medida provisória a ser enviada ao Congresso nos próximos dias, sem mexer no texto da MP aprovada pela Câmara que altera a Lei de Licitações ao criar o RDC (Regime Diferenciado de Contrações) para as obras dos eventos. No mês passado, a Câmara aprovou medida provisória que cria regras diferenciadas de licitações da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Depois de grande polêmica, o governo recuou e fez mudanças de redação na proposta para garantir maior transparência nos gastos públicos com os eventos.Pelo regime, que precisa agora ser analisado pelo Senado, não serão divulgados ao público os valores que o governo pretende gastar em cada obra até o final do processo de licitação. Os parlamentares aprovaram duas emendas à redação do texto que determinam que os órgãos de controle externos e internos tenham acesso permanente aos orçamentos das obras, que os valores sejam divulgados imediatamente após o fim da licitação e que limitam os poderes da Fifa e do COI (Comitê Olímpico Internacional) de exigirem aditamentos às obras. 
DO BLOG DO CEL