segunda-feira, 27 de maio de 2019

Um milhão na Avenida Paulista

segunda-feira, 27 de maio de 2019

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Somente agora, cinco meses após a posse, o governo poderá começar a “limpar” os cargos de petistas que os “aparelham” desde os tempos de Lula e Dilma. São militantes que trabalharam contra a candidatura de Jair Bolsonaro, são até suspeitos de sabotar a gestão, mas não largam as boquinhas. “São mais de 110 mil cargos de confiança e funções gratificadas”, confirma o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Ele disse que acabou o tempo de nomeações sem qualquer critério.
A dificuldade foi o critério inédito do presidente Bolsonaro de ocupar os cargos tecnicamente, sem indicações políticas, inclusive nos Estados.
A prioridade do governo foram os cargos de comando, de primeiro e segundo escalões, além de estatais, para depois preencher o restante.
Já foram mais os cargos de confiança e funções gratificadas. Após a extinção de 21 mil, ainda sobram 110 mil, em Brasília e nos Estados.
O candidato a cargos passará por um filtro (informações cadastrais) e depois submetido ao ministro e ao dirigente de estatal ou autarquia.
Nascida do sonho de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, com destino de centro de excelência, a Universidade de Brasília (UnB) enfrenta uma decadência constrangedora. Em apenas seis anos, entre os governos Lula e Temer, despencou do 6º para 17º lugar entre as universidades brasileiras no ranking Lieden, que mede a importância acadêmica das universidades. O número de trabalhos acadêmicos até cresceu 57%, mas a qualidade da UnB caiu de 769ª para 854ª na classificação geral.
Das 16 universidades brasileiras à frente da UnB, nesse ranking, metade teve menos publicações, mas de qualidade bastante superior.
As universidades brasileiras de importância acadêmica mais relevante são a UFCE, UFBA, a federal de São Carlos (SP), UFSC e Unicamp.
A assessoria da UnB desdenha do ranking Lieden. Cita a ferramenta Scival e o Times Higher Education apontando “justamente o contrário”.
As ONGs que mandavam no Ministério do Meio Ambiente estão indóceis com a perda de poder, boquinhas e sobretudo de dinheiro. Um grupo de 40 ONGs vai à Câmara, nesta terça, “denunciar o desmonte dos objetivos” que definiram - quanta arrogância -, para o Brasil.
O ex-ministro Alexandre Baldy, que por enquanto não cogita voltar para Brasília, adotou o metrô para ir e voltar da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo. O governador João Dória aprovou.
A medida provisória 872 precisa ser aprovada até o dia 3 ou caducará. Atribui à AGU (Advocacia-Geral da União) o encargo de defender policiais federais investigados ou processados.
Funcionários de Itaipu se dizem assustados com a possível nomeação para uma diretoria da empresa do ex-deputado e ex-ministro Osmar Serraglio. Ele foi citado na operação Carne Fraca da Polícia Federal.
Até hoje, cinco anos depois, o Tribunal de Contas do DF ainda não julgou as contas do último ano do governo Agnelo Queiroz (PT), que foi governador de 2011 a 2014. A Câmara Legislativa pode interpelar o ativo conselheiro Paulo Tadeu, ex-supersecretário do governo petista.
…o Brasil criou 126 mil empregos em abril, melhor índice para o mês em seis anos, mas as manchetes estavam reservadas.

NO DIÁRIO DO PODER
Manifestações fortalecem Bolsonaro, Guedes e Moro, avalia cientista político 
Bolsonaro foi representado na manifestação de Brasília por uma foto em tamanho natural
Da  Redação — 26/05/2019, domingo
O cientista político Paulo Kramer avalia que o presidente Jair Bolsonaro “turbinou” seu poder de barganha perante o Congresso, com os expressivos atos de apoio que recebeu neste domingo em todo o País, e que os ministros Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça) saíram fortalecidos. Para ele, o bolsonarismo “exibiu uma face reformista, moderna, civicamente responsável, numa palavra, ‘civilizada’, protagonizando algo raro, para não dizer ‘inédito’ no Brasil e no mundo: manifestações populares a favor de uma agenda altamente impopular (reforma da Previdência)”. 
Kramer disse que até hoje “eu não tinha visto passeatas com cartazes e faixas em apoio a uma equipe econômica!”  “Para um executivo que abriu mão do toma-lá-dá-cá do presidencialismo de coalizão/cooptação/corrupção para se alimentar da seiva da popularidade, foi uma recarga no prazo de validade do seu carisma”, sentencia Kramer, professor de Ciência Política, aposentado da Universidade de Brasília (UnB), articulista do Diário do Poder e comentarista da rádio BandNews FM.
O cientista político considera também ser notável a autonomia cívica do bolsonarismo em relação a grupos organizados que ajudaram a tornar possível essa grande transformação, “mas que decidiram se distanciar da mobilização preparatória às demonstrações de hoje, provavelmente por receio de que a tônica viesse a ser uma pauta antidemocrática e hostil à institucionalidade democrática”. Entre esses grupos ele cita os movimentos MBL, Vem Pra Rua etc. “Felizmente, esse temor foi desfeito pela celebração cívica auriverde num domingo ensolarado de Norte a Sul do País”, celebra. 
Mas Kramer pondera que não é possível compreender este domingo nas ruas do Brasil “sem remontar ao arco histórico que começou a ser traçado em junho de 2013, conquistou maturidade no impeachment de Dilma e ganhou musculatura nas eleições do ano passado”.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Opinião do editor - Bolsonaro sai com força inaudita para enfrentar o Centrão e mudar a cara do Brasil
Eu estava no Parcão.
Se é verdade o que escreveram e disseram pessoas como a jornalista Rosane Oliveira e o cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Paulo Niccoli Ramirez, ou seja, que manifestações de proporções reduzidas registrariam um fracasso para o governo Bolsonaro, deve-se admitir que o contrário também é verdadeiro.
É simples assim.
O governo Bolsonaro saiu fortalecido politicamente das ruas.
Há uma renovada e forte ordem do povo, tudo para que o presidente leve a cabo as reformas, ajustando a economia para que ela gere crescimento sustentável e por consequência empregos e renda, mas também para que prossiga com força no combate à corrupção, ao crime organizado e ao resgate da legalidade e da moralidade, inclusive e principalmente nos costumes.
É isto.
O ronco das ruas não cessou neste domingo.
O povo que derrubou Dilma e elegeu Bolsonaro, gostou do cheiro das ruas.
às 5/26/2019 08:07:00 PM, domingo
Marcel Van Hattem foi aplaudido em Porto Alegre, mas o povo vaiou quando tentou poupar Kim Kataguiri
Terminou há pouco, 18h, a concentração que reuniu 30 mil manifestantes no Parcão, Porto Alegre. O número foi surpreendentemente alto: o maior de todos os atos públicos realizados este ano pelos eleitores de Bolsonaro.
A foto é de Mauro Schaeffer, publicada há pouco no site do jornal Correio do Povo.
O Centrão foi o alvo dos ataques feitos pelos oradores e pelos manifestantes, sendo ressaltado o papel corrosivo do líder da Câmara, o deputado Rodrigo Maia.
Um dos últimos oradores foi o deputado federal Marcel Van Hatten, que só decidiu comparecer na undécima hora, já que seu Partido, o Novo, criticou severamente o movimento deste domingo. O deputado é o líder da bancada do Novo na Câmara. O que disse Marcel:
- Meus eleitores, que são vocês, me pressionaram e eu vim até aqui para dar meu apoio às reformas e ao pacote anticrime.
Marcel Van Hattem, com quem o editor conversou depois do discurso, tentou contemporizar em relação a líderes do MBL, que também fustigaram o evento, mas ao citar Kim Kataguiri, o que se ouviu foi uma estrondosa vaia.
A vaia foi para Kim e não para Marcel, mas o deputado não pode prosseguir o elogio. 

Ouçam a Voz Vencedora das Ruas

segunda-feira, 27 de maio de 2019


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Domingo consagrador o 26 de maio de 2019... I) Praticamente sem pneus no final, Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio de Mônaco de Formula 1. II) O Flamengo jogou pessimamente, mas conseguiu o milagre de vencer, de virada, o Athletico Paranaense, no Maracanã. III) O povo nas ruas consagrou a firme vontade por reformas estruturantes defendidas pelo Presidente Jair Bolsonaro. Enfim, sic transit Gloria mundi...
Tudo é transitório... Inclusive e principalmente o Governo... Mas as Mídias Sociais têm poder... Se o Centrão e o regime do Crime Institucionalizado não entenderam o recado de ontem em 156 cidades... A Voz vencedora das ruas falou mais alto, em claro e bom som... O recado foi direto para políticos, corruptos e sabotadores das mudanças... A bandidagem achava que estava bem na fita... As pessoas se sentiram agredidas pelo Mecanismo e deram o troco... O jogo é jogado...
O Presidente Bolsonaro tem a obrigação moral de tirar pleno proveito da confirmação de confiança que o eleitorado tinha lhe dado em 2018. Perdeu feio quem apostava que Bolsonaro estava desgastado, apesar dos erros que cometera e da covarde sabotagem que sofre dos organizados bandidos. Aliás, o mais importante, antes mesmo de espetacular resultado das manifestações, foi o recibo de medo, pavor, passado pelos canalhas do Mecanismo.
Agora, o Presidente Bolsonaro precisa retribuir o apoio popular, principalmente implantando uma correta Estratégia de Comunicação, para tirar proveito de sua espontaneidade, sinceridade e bom humor. O Presidente tem de parar de amadorismo e deixar clara sua Agenda Positiva.  Seu dever é fugir de polêmicas inúteis que a extrema mídia tão bem explora.
Por fim, o Alerta Total repete a pergunta que não quer calar: Será que todos entenderem a real expressão e o verdadeiro significado político da manifestação suave de ontem? A provocação vale para o Centrão, DEM, Rodrigo Maia, Onyx Lorenzoni, os ministros do Supremo, a oposição perdida e alguns sabotadores ocultos dentro do condomínio do governo de transição do Bolsonaro.
Prioridades máximas do Presidente: A estrutura criminosa tem de ser derrubada e neutralizada. A economia precisa retomar o crescimento, com reformas estruturantes: A Tributária, a Previdenciária e a Consolidação Legal acompanhada da desburocratização. Tudo para tirar o vampiro estatal do pescoço das pessoas. Só com Crime bem combatido e Economia melhorando a pauta conservadora vai decolar.
Aí é partir para duas mudanças essenciais: a Política (com voto distrital, fim do voto obrigatório e possibilidade de candidaturas independentes dos partidos). E a Constitucional, após exaustivo debate e formulação básica de uma proposta de Nova Carta Magna. A Lei Maior deve ser enxuta e autoregulável ao máximo, dispensando supremas interpretações e emendas oportunistas. Precisa ser consolidada e votada por um Congresso Constituinte Exclusivo.
Cumpridas essas missões básicas de transição, estabelecendo a Democracia (Segurança do Direito), aí Bolsonaro pode falar e fazer o que quiser... Estarão criadas as bases para a formulação do inédito Projeto Estratégico de Nação que vai pautar o Desenvolvimento do Brasil.

Resumindo: Gerenciar transição é tão complexo quanto governar bem... Vamos considerar que foi uma espécie de “estágio probatório” o primeiro semestre dos oito de governo... A partir de agora, acaba a margem para erros estratégicos.
É hora de ACERTAR, Bolsonaro... Fazer o Brasil andar, a partir do segundo semestre. Sem parar...

Como diria o lendário Capitão Nascimento, Missão dada...

Releia o artigo de ontem: Ao atento leitor FHC, "a voz rouca das ruas"