sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Aliados fogem da hipotética candidatura de Lula




Josias de Souza

A condenação de Lula a 12 anos e 1 mês de cadeia carbonizou as expectativas do PT de formar uma frente de esquerda na campanha de 2018. Mesmo os aliados mais tradicionais, como PC do B e PDT, estão mais preocupados com o próprio futuro do que com o enorme passado criminal que Lula tem pela frente. A Quarta-Feira de Cinzas começou mais cedo para Lula. Sua candidatura presidencial tornou-se uma ficção antes mesmo de entrar na avenida. E as águas de março trarão pelo menos mais uma condenação, no caso do sítio de Atibaia.
Nos subterrâneos, o PT tenta convencer velhos parceiros de que a união em torno da candidatura de Lula é necessária para evitar a criminalização da política. De fato, a Lava Jato criminalizou a banda podre da política. Mas o Judiciário está colocando atrás das grades corruptos que se meteram em transações políticas que visavam assaltar cofres públicos. Ou seja, a política foi criminalizada pelos criminosos. E Lula se envolveu na encrenca porque quis. Antigos aliados, mesmo os cúmplices, não se sentem obrigados a pular na cova junto com ele.
Lula chegará ao Carnaval sem um samba-enredo. O lero-lero da perseguição política perdeu o prazo de validade com placar de 3 a 0 no TRF-4. No momento, são duas as prioridades de Lula: passar a impressão de que ainda comanda o próprio destino e não ser preso.
O carnavalesco do PT logo notará que o pior tipo de solidão é a companhia de correligionários incendiários como Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, que se dedicam a borrifar gasolina na crise. É falsa a versão de que o PT continua sendo 100% Lula. Em privado, um pedaço da legenda já procura a porta de incêndio. E se desespera, porque não encontra.

Onde está o ‘pote de ouro’ do PT?

Como O Antagonista publicou ontem, a força-tarefa da Lava Jato não está mais interessada em uma delação de Antonio Palocci que tenha Lula como alvo principal.
Com a condenação pelo TRF-4, e outras que virão, o ex-presidente é considerado “cachorro morto”.
Caso queira retomar as negociações, Palocci teria de entregar os bancos e o que os investigadores chamam “pote de ouro do PT”. Ou seja, o butim do maior esquema de corrupção da história.
Nas palavras de um integrante da força-tarefa: “Não é crível que os milhões em propina embolsados pelo PT tenham sido gastos em campanhas políticas. Parte do dinheiro deve estar escondida e ninguém melhor que Palocci para saber.”
Como disse Delcídio Amaral, o italiano era o ‘operador macro’ dos esquemas do partido.

Fux libera outdoors de Bolsonaro na Bahia

Luiz Fux negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro no interior da Bahia, informa o Estadão.
O outdoor, com uma foto do presidenciável, tem os dizeres “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética. Paulo Afonso – BA”.
Na decisão, o ministro do STF –que presidirá o TSE a partir de fevereiro– argumentou que, segundo a lei eleitoral, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos não configura propaganda antecipada.

Petistas aconselham Lula a dispensar Zanin

Petistas estão aconselhando Lula a dispensar Cristiano Zanin, afirma a Época.
Para eles, a estratégia do advogado de confrontar juízes e desembargadores prejudicou o petista na Lava Jato, e repeti-la nos tribunais superiores seria um erro fatal.
“Dificilmente Lula porá os conselhos em prática. Lula confia em Zanin”, escreve a revista.
É mais complicado do que parece. Zanin é sócio e genro de Roberto Teixeira, compadre e cúmplice de Lula.

LULADRÃO... O CRIADOR DE ILUSÕES...

Lula criou o ProUni
Lula criou o SAMU 192
Lula criou o Bolsa Família
Lula criou o Cotas
Lula criou o Enem
Lula criou o Fieis
Lula criou o PAC
Lula criou o Fome Zero
Lula criou o Minha casa m vida
Lula criou o Luz para todos
Lula criou o PETI
Lula criou o Brasil Alfabetizado
Lula criou a UPA
Lula criou o Primeiro Emprego
A regra é claro. Pessoa inteligente vota no Lula !!!!!
Lula criou o FIES certo ????? ERRADO !!!
O FIES foi criado em 1975 na época do regime militar e era chamado de crédito Educativo. No governo do FHC esse programa foi reformulado e concretizado e mudou o nome para FIES.
Bolsa família...
Todos sabem que o bolsa família é a junção de outros benefícios como Bolsa escola, bolsa alimentação, vale gás e etc. E foi Lula quem fez essa Junção. Certo ??? ERRADO !!!
Essa Junção começou a existir em Junho de 2001 e dado como lei. E mais, tem vídeo do Lula dizendo que era contra esses benefícios criados pela Ruth Cardoso e dizia que isso era compra de voto. E o mais engraçado é que atualmente ele usa o bolsa família como o maior cabo eleitoral dele e do PT.
Lula criou o Luz pra todos certo ????
ERRADO !!!
O luz pra todos foi criado no governo anterior e se chamava Luz no campo e segundo o IBGE, em 1996 70% das áreas rurais já havia luz e em 2001 mais 20% e no governo Lula apenas 5%.
Lula tirou 36 milhões da pobreza certo ??? ERRADO !!!!
Primeiramente nem a Índia tem tudo isso. E segundo, tem vídeo do Lula dizendo que inventam números pra parecer mais dramático mais sério enfim. E outra se o Brasil tivesse 36 milhões na pobreza, era um miserável a cada cinco pessoas. E outra como que o Lula tirou 36 milhões na pobreza sendo que em 1998 no Brasil havia 14 milhões na pobreza e em 2001 havia 6 milhões ??? Esses dados são dados do IPEA Instituto de Pesquisa da Economia Aplicada. É um órgão ligado ao palácio do Planalto.
Lula luta pelas minorias certo ???
ERRADO !!!
Lula juntamente com o PT e seus aliados usam essas minorias como massa de manobra para ganhar as eleições. Tem vídeo do Lula dizendo que Pelotas é o maior exportador de viados no mundo. Tem áudio do Lula chamando as mulheres do grelo duro. Não só do Lula como também de um professor universitário petista ameaçou a Raquel Sherazade de estupro, o ator José de Abreu cuspiu na cara de uma mulher num restaurante em São Paulo, tem vídeo do Jean Williams chamando um negro de negro gordo.
Ah mas aí vcs vão me falar que Lula fez com que o pobre comprasse casa, carro, geladeira, fogão. Certo ???
ERRADO !!!
Não tem dedo do Lula e nem de presidente nenhum. Lula apenas ESTIMULOU O CRÉDITO, para que as pessoas pobres se endividassem, financie as porém a crise e a hora de pagar a conta chegou de 2008 pra cá, o número de inandiplentes só vem aumentando. Atualmente segundo o IBGE temos 60% de pessoas inadimplentes com nome no SPC.
Lula criou 14 universidades certo ???
ERRADO !!!
Lula criou apenas 4 e os outros 10 reformou de forma desnecessária entre eles a antiga faculdade de Ciências e Odontologia de Alfenas atual faculdade de Alfenas.
Mas uma coisa é fato, Lula juntamente com o PT é o presidente mais corrupto da História do Brasil. Provas é o que mais tem como depoimentos de ex ministros do PT, ex tesoureiros, pessoas da JBS, da Odebrecht, da Petrobrás, contas bancárias, recibos, contas de telefones.
Isso é fato, o resto é falácia, me corrijam se estiver errado !!!!

Nome de Lula é incluído no cadastro de procurados e impedidos da PF

Ministério Público teve negado pedido para proibir Lula de deixar São Bernardo do Campo sem prévio comunicado ao juiz
Andreza Matais e Leonel Rocha - Estadão
Resultado de imagem para lula passaporte
O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara, determinou à Polícia Federal a inclusão do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sistema de Procurados e Impedidos. Trata-se de um banco com os dados de pessoas impedidas de entrar ou sair do País por motivos judiciais. As informações são acessadas pelos policiais nos portos, aeroportos, fronteiras e na emissão de passaporte. A PF informou que já cumpriu a determinação.
A decisão do juiz atendeu a solicitação do Ministério Público Federal, que enxerga risco de fuga do ex-presidente. Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado no caso do triplex do Guarujá.
Os procuradores da República Anselmo Lopes e Hebert Mesquita também pediram para que Lula fosse proibido de se ausentar de São Bernardo do Campo-SP, ou região metropolitana de São Paulo, sem prévia comunicação ao juízo. O que foi negado pelo juiz. “A restrição de sua locomoção no âmbito nacional não possui idoneidade para violar a aplicação da lei penal”, justificou. Os dos procuradores atuam em outros processos que têm Lula como réu.
Ao deliberar sobre a apreensão do passaporte e a inclusão do nome de Lula no Sistema de Procurados e Impedidos, o juiz afirmou: “É do conhecimento público a divulgação de declarações em que aliados políticos do ex-Presidente, visando à politização de processos judiciais, cogitam a solicitação (se necessário) de asilo político em seu favor para países simpatizantes.” (Andreza Matais)

Em dia de julgamento de Lula, o protagonista no Facebook foi Bolsonaro

Pré-candidato abocanhou uma fatia de mais de 40% das interações aportadas por páginas institucionais de legendas e presidenciáveis

Jais Bolsonaro eleiçõesA repercussão do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF4 pode ser considerada uma janela para antecipar um pouco do que será a disputa eleitoral de 2018 nas redes sociais – as primeiras na história brasileira, aliás, em que candidatos poderão usar verba própria ou verba pública do fundo partidário para fazer sua mensagem chegar a mais usuários do Facebook, por exemplo. Na última quarta-feira (24), o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) demonstrou que tem poder de fogo para capturar o debate político e trazê-lo para dentro de suas redes. De acordo com os dados cedidos pela InterAgentes, empresa especializada em inteligência de redes, o pré-candidato abocanhou uma fatia de mais de 40% das interações aportadas por páginas institucionais de legendas e presidenciáveis. Em comparação, todas as páginas institucionais ligadas a Lula abocanharam 27,6% das interações no Facebook.

A análise considerou todas a postagens e interações diretas com as páginas de uma lista de lideranças política que já demonstraram interesse em disputar a corrida eleitoral de 2018, bem como suas legendas e páginas de apoio mais relevantes. Os dados foram coletados no Facebook entre as 00h e as 23h59 do dia 24 de janeiro, totalizando 878.198 interações que envolveram cerca de 789.661 perfis e páginas.Com apenas sete postagens, Bolsonaro conseguiu atrair fãs e críticos – talvez com a mesma intensidade – para debater em sua página institucional, amplificando cada vez mais seu alcance nas redes. A página conseguiu reunir em seu entorno uma comunidade com 352.316 perfis únicos que reagiram ou comentam suas publicações. Essa parcela representa 44,616% do universo de perfis que se envolveu diretamente com perfis de presidenciáveis ao longo de um dia marcado por ânimos exaltados com o polêmico julgamento do ex-presidente Lula.
Grafo representa as interações dos internautas com as páginas de lideranças política que já demonstraram interesse em disputar a corrida eleitoral de 2018 e as páginas institucionais de suas legendas
Grafo representa as interações dos internautas com as páginas de lideranças política que já demonstraram interesse em disputar a corrida eleitoral de 2018 e as páginas institucionais de suas legendas
A repercussão do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF4 pode ser considerada uma janela para antecipar um pouco do que será a disputa eleitoral de 2018 nas redes sociais – as primeiras na história brasileira, aliás, em que candidatos poderão usar verba própria ou verba pública do fundo partidário para fazer sua mensagem chegar a mais usuários do Facebook, por exemplo. Na última quarta-feira (24), o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) demonstrou que tem poder de fogo para capturar o debate político e trazê-lo para dentro de suas redes. De acordo com os dados cedidos pela InterAgentes, empresa especializada em inteligência de redes, o pré-candidato abocanhou uma fatia de mais de 40% das interações aportadas por páginas institucionais de legendas e presidenciáveis. Em comparação, todas as páginas institucionais ligadas a Lula abocanharam 27,6% das interações no Facebook.
A análise considerou todas a postagens e interações diretas com as páginas de uma lista de lideranças política que já demonstraram interesse em disputar a corrida eleitoral de 2018, bem como suas legendas e páginas de apoio mais relevantes. Os dados foram coletados no Facebook entre as 00h e as 23h59 do dia 24 de janeiro, totalizando 878.198 interações que envolveram cerca de 789.661 perfis e páginas.
Com apenas sete postagens, Bolsonaro conseguiu atrair fãs e críticos – talvez com a mesma intensidade – para debater em sua página institucional, amplificando cada vez mais seu alcance nas redes. A página conseguiu reunir em seu entorno uma comunidade com 352.316 perfis únicos que reagiram ou comentam suas publicações. Essa parcela representa 44,616% do universo de perfis que se envolveu diretamente com perfis de presidenciáveis ao longo de um dia marcado por ânimos exaltados com o polêmico julgamento do ex-presidente Lula.
A postagem de maior relevância publicada por Bolsonaro demandou pouco esforço de produção, diferente dos conteúdos produzidos por outras lideranças políticas que também apresentam desempenho digno de nota nas redes sociais. O principal post do pré-candidato foi uma foto doméstica em que posava diante de sua televisão com o polegar erguido em sinal de ‘joinha’ para o desembargador João Pedro Gerba Neto, que, congelado na imagem da tela, proferia seu parecer aumentando a pena de Lula para 12 anos e 1 mês. A fotografia foi publicada às 14h05, com as frases "Falta pouco..." e "Nossa liberdade acima de tudo!" na legenda. Ela recebeu, até a meia noite daquele dia, 209 mil reações, 8.930 comentários e 43.737 compartilhamentos.
Todo esse poder comunicacional do candidato nas redes digitais lhe permite projetar uma sombra mais consistente com seus resultados em pesquisas de intenção de voto, onde ele aparece em segundo lugar atrás de Lula, do que com a fatia de minutos da televisão que lhe caberá uma vez iniciada a campanha eleitoral – ele concorre até agora pelo nanico PSL e deve ter quase nada na TV. Sua página no Facebook demonstrou resiliência mesmo quando os movimentos recentes da imprensa culminaram em uma enxurrada de críticas contra o ex-militar e, possivelmente, uma das semanas mais difíceis de sua pré-candidatura. Apesar do aumento da visibilidade de sua pré-campanha na imprensa, especialmente reportagens da Folha de S.Paulo, evidenciar cada vez mais as contradições de da sua relação de patrimônio e uso da verba pública, Bolsonaro segue beneficiando-se da disseminação de rumores ou fragmentos de informações a cada mensagem ou vídeo que publica, fortalecido pelas críticas indignadas deixadas por opositores que, inadvertidamente, ampliam a audiência de seus canais.

A rede de Lula Já a página oficial do ex-presidente Lula fez 14 postagens ao longo da quarta, o dia do julgamento. Cinco delas eram transmissões ao vivo das mobilizações em apoio ao ex-presidente e Porto Alegre e São Paulo. A principal delas, transmitia a chegada do presidente na Praça da República, em São Paulo, horas após a condenação do ex-presidente pelo TRF-4. O vídeo reproduzia os discursos de lideranças como Guilherme Boulos (MTST) e o ex-presidente registrou cerca de um milhão de visualizações e concentrou cerca de 49 mil comentários. Apesar da baixa qualidade das imagens, a postagem foi compartilhada mais de 14 mil vezes até a meia noite da última quarta-feira (24) e recebeu 43 mil reações, em sua ampla maioria positivas.A página institucional de Lula, entretanto, partilhou a atenção dos internautas com outras páginas, como a página institucional de sua legenda, PT - Partido dos Trabalhadores, do líder do MTST Guilherme Boulos, do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e do ex-governador da Bahia Jaques Wagner. Todos eles já foram cotados, em algum momento, para ser o plano B das forças políticas de esquerda para a disputa eleitoral deste ano. Ainda assim, a comunidade reunida pelas cinco páginas conta com cerca de 218.284 perfis únicos, que representam uma fatia de 27,643% do universo de perfis envolvidos no debate Lideranças tucanas como o prefeito de São Paulo João Doria e o governador Geraldo Alckmin permaneceram à margem do debate. Apesar de ambos terem comentado o resultado do julgamento em suas páginas oficiais, as lideranças do PSDB dividiram a atenção dos internautas com João Amoêdo (NOVO) e as páginas institucionais do partido NOVO e dos Democratas, reunindo em seu entorno uma comunidade que representa uma tímida fatia de 9,857% do universo de perfis analisado. Um desempenho surpreendente considerando a potência comunicacional do prefeito de São Paulo outrora.

ítica mais compartilhadas no Facebook, 9 repercutiam o julgamento

Um levantamento do Monitor do debate político no meio digital, um projeto que busca mensurar e analisar o ecossistema de debate político na Internet, mostrou, ainda, que apesar de na véspera o julgamento de Lula pelo TRF-4 ter sido pouco comentado e compartilhado no Facebook, o quadro se transformou no dia 24. O Monitor informou que das 10 notícias de política mais compartilhadas no Facebook, 9 repercutiam o julgamento. Outra particularidade da repercussão da última quarta feira apontada pelo levantamento é que os links da grande imprensa passaram a dividir espaço com links da imprensa alternativa, de esquerda e de direita.
No Twitter, um levantamento divulgado pelo Labic, Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo, identificou um total de 9.314 hashtags utilizadas pelos internautas ao longo do julgamento em referência ao ex-presidente. Os pesquisadores do labic também observaram que as palavras que apareciam com maior frequência nas mensagens publicadas no Twitter tinham conotação negativa em relação à Lula, como “ladrão”, “bandido” e “corrupto”. O mesmo ocorre com as hashtags: do total de 134 utilizadas, 11% delas podem conter tanto tweets com conotação a favor ou contra o julgamento e condenação do ex-presidente (como #lula, #brasil e #trf4); 24% positiva, em apoio à Lula (#povocomlula, #cadeaprova, #lula2018); e 65% são negativas (#molusconacadeia, #lulanacadeia, #cadeiasemlulaéfraude). Além disso, 20 das 34 hashtags mais frequentes expostas no gráfico são utilizadas para expressar posicionamentos contrários ao ex-presidente. DO EL PAIS

 

Candidato a Presidiário, Lula puxará cana se insistir em afrontar juízes e suas sentenças de condenação

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem voltou a desafiar o Judiciário ao confirmar que é pré-candidato à Presidência da República em 2018, já recebeu um recado dos bastidores: acabará preso se insistir na tentativa de desmoralizar magistrados, criticando decisões judiciais em seus “comícios” fora-da-lei. De fato, Lula é sério candidato... A presidiário...
Sem novidades... Muito pt da vida, o presidiável Lula deve entregar seu passaporte nesta sexta-feira. Ontem, o juiz substituto da 10ª Vara Federal em Brasília, Ricardo Leite, proibiu que Lula deixe o Brasil. O ex-Presidente tirava onda com a viagem que faria a Adis Abeba, na África, para um evento de seu Instituto em parceria com a FAO da ONU globalitária. A Etiópia ficou bem mais distante...
O Brasil já se prepara para um fato que vai desmoralizar, completamente, o processo eleitoreiro-eletrônico de 2018. Pelo artigo 16-A da Lei 9504, Lula terá seu nome e foto estampadas na urna, mesmo que esteja recorrendo da impugnação da candidatura imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Lula já tem certeza de que o TSE vai lhe negar o registro. Porém, avacalhará o processo eleitoreiro até quando puder. Tal fato – que representa uma afronta direta ao estado democrático de Direito - pode ser levado em conta pela Justiça Federal para determinar a prisão do condenado Lula. O líder petista sabe disso e seu plano é manter a ofensiva, mesmo correndo risco de acabar preso.
Terá Lula coragem suficiente para seguir violentando a Justiça? Quanto tempo vai durar o blefe do $talinácio? Até quando a mídia dominada pela petelândia continuará dando espaço para Lula encenar suas verdadeiras mentiras? Até quando o Judiciário aceitará ser avacalhado e desafiado pelo personagem decadente e por seus seguidores mais fanáticos?
O mais lamentável é que o aparato legal brasileiro beneficia os infratores. Nosso regramento excessivo permite jagunçagens e rigores seletivos. Permite afrontas à Justiça como a contraditória “prisão domiciliar” que beneficia figuras como o ideólogo petralha José Dirceu de Oliveira e Silva, e tantos figurões da zelite corrupta apoanhada pela Lava Jato.
Lula dá sua grande contribuição para tornar ainda mais grave e hedionda a guerra de todos contra todos os poderes no Brasil. Lula colabora, decisivamente, para a ampliação do caos. Alguns petralhas acham que isso agiliza o processo revolucionário. Outros, mais medrosos e em minoria, entendem que Lula pode provocar uma reação contrária, violenta, contra a esquerda.    
Resumindo: Lula é um perigoso fator de radicalização e instabilidade. Se não for contido imediatamente, desmoralizará (ainda mais) o Brasil perante o mundo.
Um leitor indaga: Mesmo sem passaporte, Lula vai fugir? Resposta imediata: Foge, não... O cabra ainda em muito poder... E muito a perder... Lula vai até o fim...

Zelotes é o novo pesadelo judicial de Lula: sentença sai até abril.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Lula será interrogado no mês que vem pelo juiz Vallisney de Oliveira, na Justiça Federal de Brasília. O réu é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa. Vem aí mais uma dura sentença:
Mal se recupera da condenação no processo do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem um novo encontro marcado com a Justiça Federal, desta vez em Brasília, no dia 20 de fevereiro. Ele vai ficar frente a frente com o juiz Vallisney de Souza Oliveira, considerado tão linha dura quanto o juiz da Lava jato Sergio Moro.
Lula é réu em dois processos no âmbito da Operação Zelotes: um sobre a suposta venda de medidas provisórias (MPs) para beneficiar o setor automotivo e outro sobre a aquisição de caças suecos – este último é o que motivou a Justiça Federal a apreender o passaporte de Lula na noite desta quinta-feira (25).
Vallisney é discreto, de poucas palavras e poucas aparições públicas – mas costuma ser rigoroso aos proferir suas decisões. Além da própria operação Zelotes, estão nas mãos do juiz casos derivados das operações Greenfield, Panatenaico, Cui Bono? e Sépsis. Vallisney já foi chamado de "juizeco" pelo então presidente do Senado em 2016, Renan Calheiros (PMDB-AL), insatisfeito com decisão que autorizou prisões de quatro agentes da Polícia do Senado e a apreensão de documentos e equipamentos no local sob a suspeita de uma tentativa de atrapalhar a operação Lava Jato. 
Foi ele, também, que em julho de 2012 arquivou o processo do caso Erenice Guerra (braço direito da ex-presidente Dilma Rousseff, quando esta chefiou a Casa Civil e sua sucessora na pasta) a pedido do Ministério Público Federal, que alegou “não encontrar nada que desse embasamento a uma denúncia criminal”.

Do que Lula é acusado? 

O petista é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa na investigação que apontou indícios sobre a venda de medidas provisórias e de tráfico de influência e corrupção passiva na compra dos caças Grippen. Neste último, o Ministério Público Federal acusa o filho dele, Luis Cláudio Lula da Silva, de ter recebido propina graças ao pai. Os advogados do petista afirmam que a "denúncia ofertada é fruto de devaneio de alguns membros do Ministério Público que usam das leis e dos procedimentos jurídicos como forma de perseguir Lula e prejudicar sua atuação política”. 
No processo da venda de MPs, a Polícia Federal apurou que a MP 471, a “MP do Refis”, estendeu a vigência de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O benefício, que acabaria em 31 de março de 2010, foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015. A Luís Cláudio, o filho, são atribuídos os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Também são réus neste caso os ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra, além do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do grupo Caoa e o ex-presidente ex-presidente da Mitsubishi, Paulo Ferraz.
Já no caso dos caças, que é o que está em estágio mais avançado, procuradores e investigadores da PF sustentam que o ex-presidente recebeu R$ 2,5 milhões de propina do casal de lobistas Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni. Eles também são réus na ação na Justiça Federal.
Essa cifra, segundo o Ministério Público, foi dedicada a Lula a pretexto de influenciar a prorrogação, pelo governo, de incentivos fiscais a montadoras de veículos e a compra dos caças Gripen, da sueca Saab, por US$ 5,4 bilhões. Este processo já está tão avançado que uma sentença, condenatória ou de absolvição, é esperada até meados de março ou abril deste ano. 

Como o petista se defende na Zelotes?

Por enquanto, a principal linha de argumentação da defesa é alegar que as acusações apresentadas na Justiça em Brasília “seguem a mesma lógica das demais, pois não se baseiam em elementos concretos, mas em hipóteses delirantes e sem qualquer materialidade”.
Na prática, os advogados de Lula querem ganhar tempo e por isso tentavam que o interrogatório do ex-presidente não fosse marcado já para fevereiro. Alegam que o processo sobre suposto tráfico de influência e corrupção na compra dos caças Grippen ainda precisa cumprir algumas cartas rogatórias, quando é necessário ouvir pessoas fora do país ou em localidades fora de Brasília. 
“Já foram ouvidas mais de 60 testemunhas, de acusação e defesa, e não há qualquer elemento que possa sustentar as acusações contra Lula”, argumenta a defesa do ex-presidente. 
"Nem o ex-Presidente Lula nem seu filho participaram ou tiveram conhecimento de qualquer ato relacionado à compra dos aviões caças da empresa sueca SAAB, tampouco para a prorrogação de benefício fiscais relativos à Medida Provisória nº 627/2013, convertida na Lei nº 12.973/2014. Luis Claudio recebeu da Marcondes & Mautoni remuneração por trabalhos efetivamente realizados e que viabilizaram a realização de campeonatos de futebol americano no Brasil. Afirmar que Lula interferiu no processo de compra dos caças em 2014 significa atacar e colocar em xeque as Forças Armadas Brasileiras e todas as autoridades que acolheram o parecer emitido por seus membros”, dizem em nota os advogados de Lula. (Gazeta do Povo). DO O.TAMBOSI

STF trama rever regra que permite prender Lula




O STF cogita realizar um movimento que pode radicalizar o clima de gafieira que se instalou no tribunal. Num instante em que Lula passou a temer a chegada dos agentes da Polícia Federal à cobertura de São Bernardo, a Suprema Corte pode apressar a mudança da regra que prevê a prisão de condenados na segunda instância. Se isso acontecer, Lula não receberá voz de prisão, apesar do 3 a 0 histórico registrado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
A decisão que abriu a porta das celas para os larápios com sentença de segundo grau foi aprovada pelo plenário do Supremo. Placar apertado: 6 a 5. Mas o sucesso da Lava Jato fez surgir no tribunal uma política de celas abertas. E a condenação de Lula reforçou nos adeptos dessa corrente o desejo de anestesiar o ímpeto de procuradores e magistrados que querem apressar o cumprimento das penas.
Mesmo condenado, Lula foi lançado como candidato ao Planalto pelo PT. Em discurso, disse não exergar nenhuma razão para respeitar a decisão unânime dos desembargadores de Porto Alegre. E o Supremo flerta com a ideia de transformar a concretização da justiça num momento infinito, adiado eternamente por recursos protelatórios. Num país em que 290 mil presos mofam na cadeia sem um mísero julgamento, um ex-presidente da República condenado a 12 anos e um mês de cadeia pode afrontar o Judiciário em liberdade. E segue o baile.
Josias de Souza