sexta-feira, 3 de julho de 2020

Lava Jato começa a pegar tucanos paulistas


sexta-feira, 3 de julho de 2020

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
Demorou muito, mas finalmente a lerdíssima Lava Jato chegou a alguém poderoso da cúpula dos tucanos. A Polícia Federal despertou, cedinho, a família do senador José Serra. São alvos a filha dele Verônica e o marido dela. Todos foram denunciados por usarem uma sofisticada rede de empresas sediadas no exterior para lavar dinheiro de propina paga pela Odebrecht em compensação pelas obras do Rodoanel Sul. O lobista internacional José Amaro Pinto Ramos também entra na dança. O ricaço Ronaldo Cezar Coelho, ex-tesoureiro do PSDB, é outro alvo ilustre.
Por enquanto, foi só uma ação para apreensão e busca de documentos. Não houve prisões. Mas não será fácil escapar dos eventuais fatos e provas revelados na delação de “Paulo Preto” (sempre negado como operador do esquema tucano de corrupção). Mais difícil ainda será fugir das anotações concretas do chamado “Departamento de Operações Estruturadas” da Odebrecht. No momento em que a força-tarefa da Lava Jato sofre os maiores questionamentos sobre sua atuação, coincidência ou não, os até então intocáveis tucanos são atacados. Faz parte...
O nome da operação da PF? “Revoada”... Conforme as investigações, R$ 40 milhões de reais revoaram dos cofres da empreiteira, para offshores (empresas em paraísos fiscais), indo pousar em bancos da Suíça. As provas ganham robustez pela colaboração das autoridades suíças. Agora, não importa a demora para que a Lava Jato chegasse a peixes-grandes como o senador e ex-governador Serra. Ainda há muitas suspeitas a serem apuradas sobre outros esquemas tucanos denunciados e que podem ainda estar em vigor - há mais de 20 anos.
Os tucanalhas, que festejavam a perseguição aos primos petralhas, agora, vão reclamar do “rigor seletivo”. Mais importante que a repressão tardia seria uma grande mobilização da sociedade para exigir transparência sobre os negócios de contratação de obras, serviços e contratação indireta de pessoal com a administração pública. A Lava Jato e tantas outras operações da PF passam, mas o “Mecanismo” continua o mesmo, reinventando-se a cada picaretagem revelada. Esta rotina macabra é que precisa mudar no Brasil da corrupção sistêmica, da impunidade e da injustiça.
A “Revoada” é um importante espetáculo policial-judicial. Mas, na verdade, é apenas mais um dos muitos que ainda virão por aí. O caminho está escancarado e manjado para pegar a lavagem de dinheiro por políticos cujas famílias enriquecem de maneira fora do normal. A fiscalização real da coisa pública precisa ser aprimorada. Depois que a sujeira vem à tona, fica sempre a pergunta no ar: Por que os chamados “tribunais de contas” e outros supostos organismos de controle não flagraram as falcatruas antes? Eis a falha gravíssima que precisa ser corrigida.
Os políticos continuam “roubando”. Eis o fato lamentável. É preciso cortar as asas dos principais corruptos. Triste é ver um Supremo Tribunal Federal mais focado em perseguir seus críticos do que cuidar da punição exemplar aos vagabundos da coisa pública.