segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Exclusivo: Sócio de Lulinha mandou esconder documentos na véspera de operação da PF



Em 3 de março de 2016, véspera da Operação Aletheia, Jonas Suassuna determinou aos diretores do Grupo Gol que reunissem todas as pastas com documentos de cada área da empresa na ‘sala 3’.
A ordem está registrada em email, obtido com exclusividade por O Antagonista, de Roberto Bahiense, diretor de relações institucionais, aos colegas Alessandro Sargentelli (Financeiro), Ricardo Machado (Tecnologia) e Marco Aurélio Vitale (Comercial).
Ele escreve: “As pastas de cada área deverão ser agrupadas na Sala 3, conforme recomendação do Jonas. Obrigado.”
Vitale se recusou a cumprir a ordem, que interpretou como “obstrução de justiça”. Ele entregou o “email-bomba” à Lava Jato e revelou que Sargentelli ficou com a chave da sala.
A Operação Aletheia, 24ª fase da Lava Jato, teve como alvo Lula e sua família, além de Jonas Suassuna, sócio de Lulinha e laranja do sítio de Atibaia.
Como O Antagonista revelou na semana passada, a Polícia Federal deixou de cumprir o mandado de busca e apreensão justamente na sala 3, onde foram escondidos também os HDs dos computadores e imagens das câmeras de segurança.

Bolsonaro divulga carta com comentários sobre economia após ter sido criticado

Pré-candidato à Presidência defende independência do Banco Central


RIO — Pré-candidato à Presidência, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) publicou, na tarde desta segunda-feira, em um blog de sua família, um comunicado no qual apresenta propostas e comentários sobre a economia do país, entre elas, a defesa da autonomia do Banco Central. Ao explicar o que chama de "BC independente", Bolsonaro e equipe propõem o estabelecimento de mandatos para a instituição, embora afirmem que as metas do banco seriam definidas pelo Legislativo.
O texto reforça a estratégia de Bolsonaro de adotar um discurso econômico, depois de ter sido criticado por declarações confusas sobre o tema. Na semana passada, após as críticas, o parlamentar disse, em outro comunicado, que tem frequentado reuniões com economistas para estabelecer uma proposta de política econômica. Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto — ele aparece com índices entre 13% e 18%, contra 35% e 36% do líder das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, Bolsonaro já defendeu a privatização de empresas estatais, incluindo a Petrobras, e a redução dos gastos no setor público. Em outubro, participou de encontros com investidores estrangeiros nos Estados Unidos.
"DEPENDÊNCIA DO CAPITAL INTERNACIONAL"
O texto publicado nesta segunda-feira é assinado pela equipe do deputado federal e os professores Abraham Weintraub e Arthur Bragança Weintraub, ambos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsonaro diz que o Brasil tem taxa de investimento "baixíssima" e deve "elevar sua poupança interna":DO O GLOBO

PSDB faz por pressão o que não fez por opção

Josias de Souza

O capítulo mais constrangedor de uma novela é aquele que o sujeito deixou de executar antes de ser eliminado do espetáculo. Em 18 de maio, menos de 24 horas depois da explosão do grampo do Jaburu nas manchetes, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) anunciou sua decisão de deixar o posto de ministro das Cidades. Pressionado, deu meia-volta. Nesta segunda-feira, Bruno fez por pressão o que deixara de fazer por opção seis meses atrás. Exonerou-se. Fez isso com a corda no pescoço, num instante em que Michel Temer se preparava para apertar o nó entrelaçado pelos partidos do centrão.
Emparedada pela ala anti-Temer do ninho, a banda governista do PSDB ensaiava um desembarque conjunto. Planejava a entrega simultânea das cartas de demissão de Bruno e dos outros três ministros emplumados: Aloysio Nunes Ferreira (Itamaraty), Antonio Imbassahy (Relações Institucionais) e Luislinda Valois (Direitos Humanos). Isso ocorreria antes de 9 de dezembro, dia da convenção que levará à vitrine o racha do tucanato. Como parte da coreografia, Temer manteria dois tucanos na Esplanada —não mais como representantes do partido, mas como beneficiários de uma hipotética “cota pessoal” do presidente.
Nesse enredo, o tucanato desceria do muro, só que de lados opostos. A ala oposicionista poderia dizer que prevaleceu. A banda governista poderia alegar que manteve um pé na Esplanada em nome dos interesses maiores do país, não por razões subalternas ou fisiológicas. Se a configuração do palco for mantida depois que Bruno saiu de sua marca antes do tempo, restará saber qual será a reação da plateia, que não foi suficientemente ensaiada para o festival de cinismo.
Seja qual for o desfecho da novela, o PSDB vai a 2018 numa situação muito diferente da que gostaria. A legenda compartava-se como uma locomotiva cujo ponto final seria o Planalto. O tucanato havia estruturado algo muito parecido com um projeto de retorno ao poder. Espremiam-se no vagão presidencial três grão-tucanos: Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin. O impeachment forçou o projeto tucano a fazer baldeação no governo Temer. Nele, a locomotiva cruzou duas estações: a da ruína fiscal e a do descalabro ético. Nenhuma delas conduz ao sonho presidencial.
Na antessala de 2018, parte do PSDB se deu conta de que Michel Temer é um aliado tóxico. Se o governo tiver algum êxito na economia, o PMDB de Temer será capaz de tudo, menos de dividir eventuais dividendos com sócios tucanos. Se o PIB, por medíocre, for insuficiente para corrigir os efeitos da gestão empregocida herdada de Dilma Rousseff, restará apenas bola de ferro da perversão moral. Aécio, Serra e mesmo Alckmin, dos três o menos enlameado, já arrastam suas próprias correntes. E todos eles têm experiência suficiente para saber que não poderão fazer pose de limpinhos diante do eleitorado e usar luvas de renda para falar do governo Temer.
Daí a constatação exposta por Bruno Araújo em sua carta de demissão: já não há mais no PSDB “apoio no tamanho que permita seguir nessa tarefa” de ser ministro. Faltou ao tucanato perceber que, em política, quem não ambiciona o poder erra o alvo. Mas quem persegue o poder a qualquer custo, mesmo como força auxiliar de um agrupamento temerário como o PMDB de Temer, vira o alvo.

Após criticar Lula, jornalista é ameaçado de morte e pede proteção policial

O colunista da revista IstoÉ, Mario Vitor Rodrigues, foi até à delegacia neste domingo (12).
O jornalista Mario Vitor Rodrigues, colunista da revista IstoÉ, está passando por momentos de apuros após escrever um texto criticando duramente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O título de seu texto é ‘Lula deve morrer’. Mário citou que é um absurdo o petista ainda ser bem-visto em algumas pesquisas e inspirar militantes pelo país.
De acordo com ele, Lula estaria enganando as pessoas. Ele passou a vida pisando em cima de qualquer um para alcançar seus objetivos e a Operação Lava Jato veio para mostrar a todos as ‘artimanhas do mal’ do ex-presidente.
‘Lula deve morrer’ foi uma forma do colunista abrir os olhos das pessoas e falar que o petista já não deveria mais ter oportunidades dentro da política.
Segundo Mario, Lula deveria ir para a cadeia e pagar por todos os problemas que causou ao país.
Uma das coisas que revolta o jornalista é ver que, mesmo sendo acusado e denunciado de diversos esquemas de corrupção, Lula ainda luta desesperadamente pelo poder. “O folclore em torno de Lula precisa acabar”, escreveu. Mario acredita que ele terá seu fim nas urnas, sendo derrotado por outros candidatos.
Ameaçado
As declarações feitas pelo colunista da IstoÉ têm sido mal interpretadas por muitos apaixonados pela esquerda e fanáticos por Lula. Ele tem sido ameaçado de morte pela internet e está muito preocupado diante disso.
Neste domingo (12), Mario decidiu ir à delegacia de Copacabana e explicou a situação para os policiais. O colunista pede proteção policial diante das supostas ameaças de assassinato.
Para evitar atritos, ele bloqueou sua página no Facebook e sua conta no Twitter e disse que ‘fanáticos’ não conseguiram entender a mensagem que ele passou.
O PT decidiu processar o colunista por incitação à violência, se baseando no artigo 286 do Código Penal.
Lava Jato
Mario Rodrigues, em seu texto, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela Lava Jato, o que trouxe luz para se achar formas de punir os corruptos.
O jornalista disse que Lula forjou a imagem de ser um guardião do povo, mas no fundo, sempre foi um dos piores inimigos dos brasileiros.
Ele acredita que Poder Judiciário possa levar o petista para a cadeia, não importando se Lula é popular ou tenha relevância histórica. De acordo com Mario, o líder do PT deve pagar pelo mal que fez à sociedade.
A sua prisão favorecerá o fim do ‘espantalho do mártir’. Ele morrerá na política. Esse foi o destino que Lula  construiu, ressalta.

Os 166 projetos de Jair Bolsonaro

A Folha de S. Paulo analisou os 166 projetos de lei apresentados por Jair Bolsonaro entre 1991 e 2017.
Resultado:
“Mais de um terço de suas propostas legislativas tratam dos militares: valor dos rendimentos, pensões, moradia, atendimento médico e hospitalar, criação de colégios militares e anistia de penalidades foram alguns dos assuntos propostos para agradar seu eleitorado preferencial.
Além do corporativismo em prol de sua categoria, Bolsonaro tenta cumprir seu discurso em defesa da família, da moral e do patriotismo.
Entre as 13 leis dessa categoria, estão regras sobre o planejamento familiar, a proteção da criança e do adolescente e a regulação do consumo de álcool e fumo – sem falar na defesa dos símbolos da pátria, como os projetos sobre a obrigatoriedade de ouvir o hino nacional com a mão direita sobre o peito, a autorização para aplaudir a bandeira nacional após a sua execução e a proibição de usar palavras estrangeiras em nomes de estabelecimentos comerciais.”

Dura vida de preso domiciliar do Zé Dirceu


segunda-feira, 13 de novembro de 2017


Edição Extra do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O regime de prisão domiciliar a que se submete o condenado José Dirceu de Oliveira e Silva é um grande deboche com o cidadão honesto brasileiro. Também é uma brutal sacanagem com aqueles bandidos sem prestígio político que cumprem pena em nosso medieval sistema penitenciário. Dirceu é tão especial que no cárcere residencial dele tem até direito a pagode e churrascada com os amigos.
Breve, a Câmara dos Deputados pode até lhe conceder uma aposentadoria de R$ 9,2 mil porque foi parlamentar. Assim caminha o Brasil da Impunidade. O vídeo do home-prisioner Zé Dirceu é o mais viralizado da segunda-feira. Resta esperar se o Judiciário vai dançar conforme o Dirceu, ou se vai acabar com a festa dele - que alegou problemas de saúde para não cumprir pena na cadeia convencional...

O afastamento do jornalista William Waack, acusado de 'racismo' pela Rede Globo, é um clássico em matéria de hipocrisia e oportunismo

segunda-feira, novembro 13, 2017

Inimigo do povo - J.R. GUZZO

A maior parte dos meios de comunicação do Brasil, com a Rede Globo disparada na frente, está se transformando num serviço de polícia do pensamento livre. É repressão pura e simples. Ou você pensa, fala e age de acordo com a atual planilha de ideias em vigor na mídia ou, se não for assim, você está fora. Os chefes da repressão não podem mandar as pessoas para a cadeia, como o DOPS fazia antigamente com os subversivos, mas podem lhes tirar o emprego. É isso, precisamente, que o comando da Globo acaba de fazer com o jornalista William Waack, estrela dos noticiários da noite, afastado das suas funções por suspeita de racismo. Por suspeita , apenas – já que a própria emissora não garante que ele tenha mesmo feito as ofensas racistas de que é acusado, numa conversa particular ocorrida um ano atrás nos Estados Unidos. Mas, da mesma forma como se agia no Comitê de Salvação Pública da velha França, que mandava o sujeito para a guilhotina quando achava que ele era um inimigo do povo, uma acusação anônima vale tanto quanto a melhor das provas.
William não foi demitido do seu cargo por ser racista, pois ele não é racista. Em seus 21 anos de trabalho na Globo nunca disse uma palavra que pudesse ser ofensiva a qualquer raça. Também nunca escreveu nada parecido em nenhum dos veículos de imprensa em que trabalha há mais de 40 anos. Nunca fez um comentário racista em suas numerosas palestras. O público, em suma, jamais foi influenciado por absolutamente nada do que ele disse ou escreveu durante toda a sua carreira profissional. O que William pensa ou não pensa, na sua vida pessoal, não é da conta dos seus empregadores, ou dos colegas, ou dos artistas que assinam manifestos. O princípio é esse. Não há outro. Ponto final.
William Waack foi demitido por duas razões. A primeira é por ser competente – entre ele, de um lado, e seus chefes e colegas, de outro, há simplesmente um abismo. Isso, no bioma que prevalece hoje na Globo e na mídia em geral, é infração gravíssima. A segunda razão é que William nunca ficou de quatro diante da esquerda brasileira em geral e do PT em particular – é um cidadão que exerce o direito de pensar por conta própria e não obedece à atitude de manada que está na alma do pensamento “politicamente correto”, se é que se pode chamar a isso de “pensamento”. Somadas, essas duas razões formam um oceano de raiva, ressentimento e neurastenia.
A punição a William Waack tem tudo para se tornar um clássico em matéria de hipocrisia, oportunismo e conduta histérica. A Rede Globo,como se sabe, renunciou à sua história tempos atrás, apresentando – sem que ninguém lhe tivesse solicitado nada – um pedido público de desculpas por ter apoiado “a ditadura militar”. Esse manifesto, naturalmente, foi feito com o máximo de segurança. Só saiu vários anos depois da “ditadura militar” ter acabado e, sobretudo, depois da morte do seu fundador, que não estava mais presente para dizer se concordava ou não em pedir desculpas pelo que fez. A emissora, agora, acredita estar na vanguarda das lutas populares – não falta gente para garantir isso aos seus donos, dia e noite. William Waack, com certeza, só estava atrapalhando. DO P.TEMPO