quarta-feira, 15 de junho de 2016

Serra recebe o governador de Miranda Henrique Capriles

O Ministro José Serra recebeu hoje, 14 de junho, a visita de Henrique Capriles, Governador do estado de Miranda, importante liderança da oposição venezuelana, e principal defensor da via eleitoral, democrática e pacífica, para o encaminhamento da grave crise que afeta aquele país.
No encontro, foi discutida a situação política, econômica, humanitária e de direitos humanos que aflige a Venezuela. O relato do Governador Capriles confirma a urgência de um encaminhamento para a crise venezuelana.
O Ministro José Serra reiterou a preocupação do Brasil e a disposição de contribuir para a busca de soluções, sempre com vistas a preservar a democracia e aliviar o sofrimento da população. O Brasil gostaria de ver restaurado um canal de diálogo entre o governo e a oposição. No entanto, tal diálogo, para ser válido, deve ser de boa-fé, efetivo e de natureza não-procrastinatória.
O Ministro e o Governador conversaram sobre as iniciativas em curso no âmbito da OEA, da UNASUL e do Mercosul e sobre o andamento do processo de convocação de referendo revogatório. O Ministro assinalou que o Brasil vê com bons olhos essa alternativa.
O Ministro Serra enfatizou o imperativo de que sejam plenamente respeitadas a constituição e as leis venezuelanas e, nesse sentido, a independência e as prerrogativas dos diferentes poderes do Estado, de modo a que prevaleça a vontade soberana do povo venezuelano.
O Ministro Serra ressaltou a particular preocupação do Governo brasileiro com a questão humanitária, em especial a grave escassez de medicamentos, e renovou a disposição do governo brasileiro de doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, por intermédio de organizações internacionais.
O Ministro reiterou sua preocupação com prisões arbitrárias e recordou que o governo venezuelano tem o dever de garantir a liberdade de expressão e o pleno respeito aos direitos humanos de todos os cidadãos do país.