sexta-feira, 17 de julho de 2020

Incoerências em tempos de Kung Flu

Jornalismo Estratégico. Política, Economia e Poderes. Editor-Chefe: Jorge Serrão

sexta-feira, 17 de julho de 2020


Edição Atualizada do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
A pandemia tem servido de desculpa esfarrapada para muitas decisões sem a menor coerência, em nome da obediência absoluta a um “protocolo”. Você só entra no restaurante se estiver de máscara, mas na hora de comer e beber (lógico) tem de tirar a máscara. De que adiantou? Pois é...
Outra incoerência é no transporte público. Como manter o distanciamento social se somos forçados a andar em ônibus, metrôs, trens cheios – quando não superlotados? Só usar a dogmática “máscara salva!” não assegura a segurança dos carneirinhos.
O mesmo acontecerá na eleição de 15 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral definiu que o eleitor não usará a identificação digital, porque ofereceria risco de contaminação pelo Kung Flu. Então, como fica a dedada na urna eletrônica? Vamos usar o cotovelo?
A tal “Justiça Eleitoral” também segue intransigente em relação à impressão do voto para conferência. Embora seja uma lei aprovada, a tecnoburrocracia alega sempre “falta de recursos” para cumprir a legislação. Somos obrigados a confiar, dogmaticamente, no resultado das “dedadas eletrônicas.

O Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, tuitou, para justificar: “A biometria foi suprimida porque identificar pela digital leva 70% mais tempo e pode gerar aglomeração. Além disso, o leitor biométrico estraga com álcool-gel. Tudo o que for possível fazer pela segurança do eleitor e do mesário será feito”.
Mais incoerência? Vários parques públicos foram abertos em várias cidades. O cidadão voltou a ter o “direito” de fazer exercícios físicos. Os carneirinhos são obrigados a usar máscaras. Mesmo que isto seja inconveniente e, pior ainda, não seja bom para a saúde, porque o “atleta” respira mais gás carbônico que o necessário, mesmo estando ao ar livre.
“Use máscara”... A extrema mídia reforça o discurso da Engenharia Social. Os carneirinhos tem de obedecer às ordens emanadas do poder público. Tudo em nome da suposta “Segurança Sanitária”. O condicionamento foi tão eficaz que, “acabada” a fase de pandemia, o rebanho tupiniquim continuará usando máscara. A maioria por paranóia. Muitos porque é fashion. Virou moda...
A crise coronaviriana ferrou com vários setores econômicos e tem grandes impactos sociais. A área educacional ficou ainda mais bagunçada. Estudantes sortudos foram obrigados a aturar aulas virtuais de muitos professores que não estavam preparados para a novidade tecnológica. Os azarados nem tiveram ensino à distância, porque no Brasil é ruim e caro o acesso à Internet.    
Quando voltamos “ao normal” teremos postos de saúde e hospitais melhores, com atendimento eficiente, principalmente no setor público? Melhor não responder, para não se aborrecer... O Brasil pouco aprende com problemas e erros. Certamente, repetirá pretensas “soluções” equivocadas. Tudo parece cuidadosamente planejado para não dar certo.
A turma está preocupada porque pode não haver festa de Natal, Ano Novo e Carnaval? Fiquem calmos porque, até o final de 2020, vai aparecer a vacina mágica que vai nos proteger do Kung Flu. O remédio funcionará? Pouco importa. Os governantes, autoridades de saúde e o lobby dos fabricantes dirão que o produto cura. O carneirinho só será obrigado, por força de lei, a tomar a vacina.
O roteiro está manjadíssimo. A pandemia serviu para realizar os testes de engenharia de controle social. Os carneirinhos tupiniquins foram aprovados com louvor. Estão prontinhos para a implantação de qualquer regime autoritário, não importa a ideologia. A maioria idiotizada obedece direitinho. As reações são pontuais e sem efeito em grande escala.
Por isso, foi bacana ouvir a notícia de que o Festival de Inverno de Campos do Jordão será no Verão, em janeiro de 2021... A narrativa comercial aceita tudo. Os carneirinhos vão na onda, e aceitam os novos hábitos (e os vícios também) nos novos tempos. Vamos que não vamos, ou do jeito que der... Haja termômetro digital e equipamentos de proteção individual...
A boa notícia é que Jesus está voltando... Mas só se for para o Flamengo... Ou para o Benfica... Depende do ponto de vista...
Carneirinhos, uni-vos... Aguardemos, de máscara... E vamos sobreviver aos vírus e bandidos, até o Dia do Abate Final...