Clique sobre a imagem para vê-la amplliada |
O parlamentar ainda solicita os nomes de todos os integrantes das comitivas presidenciais, incluindo o denominado ESCAV - Escalão Avançado, constituído de funcionários que chegam antes da comitiva oficial ao país a ser visitado para preparar o cerimonial e todos os detalhes que envolvam o Presidente da República.
Garotinho, que é deputado federal pelo PR do Rio de Janeiro, afirma que Rosemary Noronha, chefe de Gabinete da presidente Dilma Rousseff no escritório presidencial em São Paulo, e também namorada de Lula, teria entrado em Portugal numa das viagens presidenciais de Lula àquele país levando 25 milhões de euros, importância que teria depositado no Banco Espírito Santo.
Por outro lado, o jornal português "Público", publicou em sua ediçao de 19 de fereveiro de 2012, uma ampla reportagem intitulada "O homem do mensalão no centro de teia de negócios luso-brasileiros", reportando os negócios nos quais, segundo o diário português, estava então no comando o petista José Dirceu, agora condenado no julgamento do mensalão. Em post de 20 de fevereiro passado, enfoquei aqui no blog a extensa reportagem do jornal Público, que pode ser lida AQUI.
DEPUTADO EXPLICA
Em seu blog, junto com o facsímile do requerimento a Patriota, o deputado Garotinho afirma o seguinte:
Têm causado um grande impacto as revelações feitas pelo nosso blog no dia de ontem, a respeito dos 25 milhões de euros depositados na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto (Portugal). Minha fonte é muito boa, mas conforme vocês poderão ver abaixo, estarei entrando amanhã com requerimento com base na Lei da Transparência pedindo informação ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota sobre as incursões lusitanas do ex-presidente Lula e seus acompanhantes.
Mas alguns de vocês devem estar se perguntando: Por que teria sido escolhido o Banco Espírito Santo para depositar os € 25 milhões?
Ora parece elementar que a opção tem a ver com o elo que já havia entre a diretoria do banco português e José Dirceu, que foi chefe de Rosemary por 12 anos, antes de virar assessora, e íntima de Lula. Para quem não lembra no julgamento do Mensalão, o relator Joaquim Barbosa destacou a reunião entre diretores do Banco Espírito Santo com José Dirceu no seu gabinete na Casa Civil. No seu relatório Barbosa afirmou que o empresário do ramo de publicidade Marcos Valério "falava em nome de José Dirceu". Barbosa afirmou ainda que Marcos Valério foi enviado por Dirceu a Portugal para reuniões com dirigentes do Banco Espírito Santo e da Portugal Telecom, que seriam para obter doações para a campanha à reeleição de Lula.
Como podem ver Lula, José Dirceu, o Mensalão e o escândalo de Rosemary estão todos intimamente ligados, e como se diz na linguagem popular: “juntos e misturados”. E muito mais ainda está para vir à tona.
Do Blog do Garotinho
DO ALUIZIO AMORIM