segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aécio realiza “milagre político” na Bahia: aliança DEM-PSDB-PMDB para enfrentar o PT. Com isso, tem palanque forte em Estado com mais de 10 milhões de eleitores


Geddel (esq.) e Paulo Souto, antes adversários ferrenhos, agora estão juntos na mesma chapa -- e apoiando Aécio para presidente (Foto: Valter Pontes/Coperphoto)
Geddel (esq.) e Paulo Souto, antes adversários ferrenhos, agora estão juntos na mesma chapa — e apoiando Aécio para presidente (Foto: Valter Pontes/Coperphoto)
O presidenciável tucano Aécio Neves conseguiu o que parecia impossível na Bahia — unir adversários históricos entre si, como o PMDB do ex-deputado e ex-vice-presidente do Banco do Brasil Geddel Vieira Lima, o DEM do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do ex-governador e novamente candidato ao governo Paulo Souto, e o PSDB do ex-deputado Joacy Góes.
Desde o longo período de liderança do falecido governador e senador Antonio Carlos Magalhães, o PMDB de Geddel e o PSDB sob a liderança do deputado Jutahy Magalhães Junior combatiam ferozmente o “carlismo”, além de não se entenderem entre si.
Agora, Aécio Neves negociou e montou uma chapa em que Paulo Souto (DEM) será o candidato a governador, Joacy Góes (PSDB) o nome para a vice e Geddel (PMDB) o candidato ao Senado para enfrentar o PT do governador Jaques Wagner, cujo candidato é o deputado e ex-chefe da Casa Civil Rui Costa.
Souto (com o microfone), com Aécio (esq.), ACM Neto e Geddel: palanque forte do tucano na Bahia (Foto: ascom/democratas)
Souto (com o microfone), com Aécio (esq.), ACM Neto e Geddel: palanque forte do tucano na Bahia (Foto: ascom/democratas)
O presidenciável tucano, assim, consegue um palanque fortíssimo na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, com mais de 10 milhões de eleitores, e onde em 2010 o candidato do PSDB, José Serra, foi massacrado pela hoje presidente Dilma Rousseff, perdendo por uma diferença de 2,8 milhões de votos no segundo turno.
Agora, com esse palanque, a parada para a presidente ficará mais difícil, sem contar as dificuldades que enfrentará o candidato do PT ao governo.
O lançamento oficial da chapa da oposição ocorreu agora à tarde, no Sheraton Hotel de Salvador. “Paulo Souto é uma referência nacional na gestão pública e Geddel, um guerreiro”, afirmou Aécio na ocasião, citando ACM Neto como “o prefeito mais bem avaliado do Brasil”.
DO R.SETTI-REV VEJA

Ativistas marcam protestos anti-Copa em várias cidades do mundo na quinta

Manifestantes fazem protesto contra a Copa em São Paulo21 fotos

4 / 21
Manifestantes realizam protesto contra a Copa do Mundo no Brasil no bairro do Tatuapé, em São Paulo Fabio Braga/Folhapress
O Comitê Popular da Copa, organização brasileira que protesta contra violações de direitos humanos cometidas em nome do Mundial, promete fazer um dia inteiro de manifestações em todas as cidades-sedes e em várias cidades no mundo na próxima quinta-feira.
Será a primeira vez que as ações serão articuladas também em nível internacional. Cidades como Londres, Paris e Madri estão programadas para receber atos na quinta.
De acordo com os organizadores, as ações fora do país serão lideradas por redes de cooperação internacional com as quais os ativistas brasileiros mantêm diálogo, como a rede "Occupy Wall Street", entre outras.
Em São Paulo, a manifestação está marcada para a Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, no início do horário de pico, às 17h.
"A principal bandeira de luta do dia será a garantia da liberdade de manifestação antes, durante e depois da Copa. Os organizadores entendem que este direito constitucional está ameaçado por uma série de leis anti-manifestação e pelo recrudescimento das forças policiais", afirmaram os manifestantes em nota divulgada à imprensa.
Entre as razões para as manifestações estão também "as 8 mortes de trabalhadores na construção das arenas do Mundial; a remoção forçada de 250 mil pessoas por conta de obras; a proibição do trabalho ambulante e de artistas independentes pela Lei Geral da Copa; a violência cometida contra a população em situação de rua; a elitização dos estádios e a privatização do espaço publico."
Na madrugada desta segunda-feira, um grupo de encapuzados apedrejou a embaixada brasileira em Berlim na Alemanha. O grupo protestava contra os gastos para o Mundial.
A organização do Comitê Popular da Copa não soube informar se essa ação em Berlim tem relação com os protestos planejados para quinta-feira.
DO UOL

Barbosa não se intimida com histeria petista e revoga licença para Delúbio trabalhar fora da cadeia

Por Laryssa Borges, na VEJA.com:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, revogou nesta segunda-feira a autorização concedida pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal ao petista Delúbio Soares para trabalhar fora do Complexo Penitenciário da Papuda enquanto cumpre sua pena pela condenação do julgamento do mensalão. Condenado a seis anos e oito meses de prisão pelo crime de corrupção ativa, o ex-tesoureiro do PT estava trabalhando durante o dia como assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em sua decisão, Barbosa alegou que Delúbio, assim como os demais condenados no mensalão, ainda não cumpriu um sexto da pena – um ano, dois meses e dez dias de reclusão –, condição necessária para que possa ter o direito de trabalhar fora do presídio da Papuda.
Por lei, a autorização para o trabalho externo depende do cumprimento prévio de um sexto da pena. Porém, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem jurisprudência que autoriza o trabalho independentemente da comprovação deste prazo. O Supremo, por sua vez, tem decisões em sentido contrário, exigindo a comprovação de cumprimento prévio de parte da sentença. Na última semana, o presidente do STF já havia revogado a permissão de trabalho externo do ex-deputado Romeu Queiroz e do ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino. Na sexta-feira o magistrado também negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar fora do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde cumpre pena.
Ao cassar o direito de trabalho externo de Delúbio, o presidente do STF explicou que a eliminação da exigência de cumprimento de um sexto da pena tenta equiparar ilegalmente o regime semiaberto ao aberto.”Ignora-se às claras o comando legal, sem qualquer justificativa minimamente aceitável”, escreveu.
O presidente da corte e relator do mensalão ainda criticou o fato de a empregadora de Delúbio ser a CUT, “entidade manifestamente vinculada” ao PT, partido do qual o mensaleiro foi tesoureiro. “Não se tem notícia de qualquer controle do poder público sobre a atividade por ele desenvolvida; não se sabe quais são os requisitos para o controle de sua produtividade; tampouco há registro de quem controla a sua frequência e a sua jornada de trabalho, muito menos de como se exerce a indispensável vigilância. A ‘proposta de emprego’ formulada pela CUT não aponta meios e formas controle do trabalho”, disse o ministro. Na avaliação do presidente do STF, o fato de a proposta de trabalho da CUT ter sido “motivada pela oportunidade de contratação de um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores” também é uma “clara indicação de que os atuais proponentes do emprego eram (ou são) subordinados do apenado, ou lhe prestam reverência por ter sido fundador da CUT, numa demonstração eloquente da total incompatibilidade da proposta [de trabalho para fins de ressocialização]“.
Barbosa também condenou a falta de fiscalização do trabalho dos mensaleiros. “Verifico que a fiscalização a cargo dos órgãos estatais é praticamente inexistente, uma vez que, até o presente momento, foi realizada apenas uma fiscalização no local de trabalho do sentenciado Delúbio Soares”, disse. “Não há relatório de atividade, tampouco se registrou qualquer tipo de produção ou de tarefa que estaria sendo desenvolvida pelo apenado”, completou.
Por Reinaldo Azevedo

A BOÇALIDADE ATINGE O ESTADO DE ARTE NA TVE DO RIO GRANDE DO SUL. NO COMANDO, O PT DE TARSO GENRO, O POETA DE MÃO CHEIA

Bem, vamos lá. Vou publicar abaixo um vídeo, que me foi enviado por um leitor, e lhes peço, de saída, moderação nos comentários — aquela mesma que não tiveram essas pobres criaturas que vocês verão abaixo e, claro!, aqueles que as colocaram no ar. No dia 5 de maio, há uma semana, a TVE do Rio Grande do Sul — SIM, A TV EDUCATIVA — convidou um grupo chamado “Putinhas Aborteiras”. Elas se dizem partidárias do “anarcofunk”. Cantaram isto aqui, ó — advirto que são cenas fortes… Volto em seguida.


Voltei
Falo um pouco sobre a, por assim dizer, “arte” das moças. Não tenho nem raiva nem asco. Tenho é pena! Sempre que a ignorância consegue ser assim tão evidente, tão escancarada, tão alvar, como não perguntar o que terá dado de errado no meio do caminho? De algum modo, elas são vítimas. Nem que seja da própria estupidez. Como é? Se o papa fosse mulher, o aborto já teria sido liberado? Por quê? Isso quer dizer que todas as mulheres são, então, favoráveis ao aborto? Ou, pior, estão a sinalizar que o homem não deve ter, nessa questão, nem direito de voz nem de voto? Como conciliar essa sabedoria com a paternidade responsável?
“Ei, papa, levante o seu vestido/ quem sabe aí embaixo não está o Amarildo?” Não são versos nem anárquicos nem ousados. São apenas burros, desinformados.  A Igreja esteve entre as instituições que mais pressionaram para que se chegasse aos assassinos do pedreiro.
Essas bobalhonas tão orgulhosas da própria burrice certamente não sabem que, a cada ano, 100 mil “Amarildos” morrem na África, na Ásia e no Oriente Médio apenas porque são… cristãos! Ignoram certamente que a Igreja Católica é o maior hospital do mundo, o maior orfanato do mundo, a maior rede de caridade do mundo, a maior escola do mundo… O trabalho dos cristãos salva milhares de vidas todos os dias. Mas isso é apenas informação. E elas não têm tempo para isso.
Santo Deus! Essas coitadas deveriam ler, sei lá, Marcuse para saber como o palavrão pelo palavrão, longe de ser um sinal de libertação, é a mais pura expressão do recalque. Na busca desesperada para ofender a “moral burguesa”, apenas se degradam. De resto, poderia haver nessa coisa que fazem alguma elaboração. Os versos, ainda que infames no conteúdo, poderiam ter alguma elaboração. É tudo de uma pobreza à altura da “mensagem”.
Eh, Tarso Genro!
Eis aí o Rio Grande do Sul governado por Tarso Genro, o teórico que, já lembrei aqui, escreveu um livro chamado “Lênin, Coração e Mente”. Foi o único homem no mundo a ter encontrado um “coração” no facinoroso.
Vejam lá! A emissora pública do Rio Grande do Sul leva ao ar um grupo que convida:
“Sou anarquista doida, pichadora e ‘vida loca’/
Não vem com moralismo, tu não vai calar minha boca/
Vem vandalizar, deixa de ser bundão/
Se rola prejuízo, é na conta do patrão”
Que perigo essas moças representam? Nenhum! A questão é saber se uma TV pública tem o direito de, com os impostos pagos pelos gaúchos, abrir espaço para uma turma que prega abertamente o vandalismo e a violência. Tem? Mais: a TVE do Rio Grande do Sul levaria ao ar um grupo que atacasse, por exemplo, espíritas, macumbeiros, muçulmanos ou judeus? Por que a agressão aos católicos é aceitável?
E notem que nem entro no tratamento demencial dispensado por essas moças à questão do aborto. Aí, pobrezinhas!, é preciso coragem não para defender o assassinato de crianças, mas para enfrentar alguns livros.
Agora aguardo os próximos passos da TVE. Depois das “Putinhas Aborteiras”, há o risco de termos Tarso Genro declamando seus poemas numa espécie de “Sessão Privê”. E ele, então, poderia lambuzar a tela com delicadezas como esta:
“Quanto te esperei e quanto sêmen
inútil derramei até o momento”.
Vocês, gaúchos, botaram lá o poeta de mão cheia. E só vocês podem tirá-lo. Faltam cinco meses. O grupo “As Putinhas Aborteiras” transformou-se no emblema de um jeito de governar, acho eu. Tarso certamente não vai ficar ofendido de eu falar assim. Se ele acha que os gaúchos merecem pagar por isso e se ele considera que essa é uma boa atração para a sua TV Educativa, é sinal de que aprecia o trabalho. Não é de estranhar que o Estado seja o que mais resiste a pagar o piso salarial dos professores. Tarso nutre ideias muito próprias sobre o que seja “educação”.
*
Atenção! Gente que age nesse limite da provocação barata conta com o erro de seus supostos adversários para depois acusar jogo bruto. Assim, comentem com comedimento, por mais que o conjunto da obra seja asqueroso. Não aceitarei que se devolvam aqui as agressões que Tarso Genro permitiu que fossem levadas às casas dos gaúchos.
Por Reinaldo Azevedo

VÍDEO que prega torcer contra a seleção tem como canção-título “Desculpe, Neymar



Esse vídeo contrário à realização da Copa de 2014, que começa no próximo 12 de junho, circula na internet e começa a bombar.
Sua canção-tema, “Desculpe, Neymar” — que explica o porquê de não torcer pela Seleção –, é do cantor e compositor Edu Krieger.
A letra começa com os seguintes versos:
“Desculpe, Neymar
Mas nesta Copa eu não torço por vocês…
Enquanto a Fifa se preocupa com padrões
Somos guiados por ladrões
Que jogam sujo pra ganhar
Parreira, eu vi
Aquele tetra fez o povo tão feliz
Mas não seremos verdadeiros campeões
Gastando mais de 10 bilhões
Pra fazer Copa no país (…)”.
 DO R.SETTI

A charge de SPONHOLZ: visita de luxo na “Paipuda”


a charge papuda filha dirceu