domingo, 10 de abril de 2016

Manifestantes pró-impeachment de Dilma ´trambique` montam placar de votação em Brasília


Cartazes com fotos de deputados à favor e contra o impeachment foram expostos em frente ao Congresso Nacional - Jorge William / Agência O Glob

Renata Mariz - O Globo
Manifestantes pró-impeachment montaram, neste domingo, um placar da votação em frente ao Congresso Nacional. Placas fincadas no chão com o rosto dos parlamentares mostram o posicionamento deles: “a favor”, “contra” e “indecisos”. O ato foi realizado pelo ‘Movimento Vem pra Rua’ como uma prévia dos protestos que vão ocorrer ao longo da semana em função da votação do impeachment, no plenário da Câmara.
O mote do ato, que reuniu algumas dezenas de pessoas no decorrer da manhã, foi Crianças pela Pátria. Alguns pais levaram os filhos, quase todos vestidos de verde e amarelo. As crianças se revezavam em um microfone ligado a um carro de som. Pediam a prisão de Lula e Dilma, a saída do PT e “um país melhor”. Com o sol cada vez mais forte, os pais foram embora. Mas o trabalho de fincar as bandeiras continua.
Enquanto isso, a locutora do carro de som lia o nome dos deputados indecisos, pedindo para que “saiam de cima do muro”, enquanto criticava aqueles que estão no placar do "contra" o impeachment. Em alguns momentos, perguntava: "Cadê ela?", referindo-se a Dilma.
Um dos pontos altos do ato foi o Pixuleco, encarnado pelo estudante Vinícius Carvalho. Além de brincar com as crianças, ele posava para fotos com adultos. Apesar do calor, Vinícius diz que prefere se manifestar com a roupa do personagem, que representa Lula preso, porque não gosta de “aparecer”.
Josafá Neto, paraibano de 37 anos, estava passeando na Esplanada, como turista, e foi atraído pela movimentação. Pediu o microfone e fez um discurso, em frente ao placar:
— Ainda vemos 115 deputados indecisos. O problema é que o brasileiro não tem memória. Na próxima eleição, eles estarão aí de novo.
O placar será retirado no final do dia, segundo os organizadores. A Esplanada já começa a ser preparada para receber as manifestações relacionadas ao impeachment. Profissionais estão colocando as barreiras que vão separar os dois grupos -pró e contra a saída de Dilma -, chamado por muitos de "muro de Berlim". DO JTOMAZ