terça-feira, 24 de julho de 2018

Filha de Jefferson espinafra Alckmin: ‘Bola fora’

Josias de Souza

Basta olhar para a coligação de Geraldo Alckmin para não acreditar mais na paz mundial. Para deter a deserção do deputado Paulinho da Força, do Solidariedade, o presidenciável tucano beijou a cruz da recriação do imposto sindical, rebatizado de “contribuição sindical negocial”. Embora integre a mesma coligação partidária, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) explodiu no Twitter:
“O Alckmin decepcionou ao acenar com possível volta do imposto sindical”, escreveu a filha de Roberto Jefferson. “Poxa, eu e colegas do próprio PSDB, como o relator Rogério Marinho, lutamos bravamente para erradicar os sindicatos pelegos da vida dos brasileiros! Estou sendo perseguida até hoje! Típica operação bola fora.”
Ironicamente, o Solidariedade de Paulinho e o PTB de Cristiane e Jefferson são sócios num balcão desbaratado pela Polícia Federal. Nele, vendiam-se registros de sindicatos no Ministério do Trabalho por até R$ 4 milhões. Nomeada por Michel Temer para comandar a pasta, Cristiane foi impedida pela Justiça de sentar na cadeira. Difícil, portanto, discordar das críticas da deputada. É uma especialista.
Quem observa de longe acha que, eleito, Alckmin governará com um condomínio partidário muito parecido com um saco de gatos. Quem acompanha de perto acha que a coligação do tucano é um saco com outro tipo de bicho, da família dos roedores. Impossível prever quem será o próximo presidente. Mas já é possível antever que, seja quem for, terá de se entender no Congresso com a fauna do centrão e suas adjacências.
– Atualização feita à 00h07 desta terça-feira (24): Em entrevista ao programa Roda Viva, na noite desta segunda-feira, Geraldo Alckmin declarou: “Não há hipótese de voltar o imposto sindical. Imposto sindical, esquece.” E quanto à “contribuição sindical negocial” de que fala o aliado Paulinha da Força? “Os trabalhadores é que vão se organizar. Se vai ter ou não contribuição, é uma questão dos trabalhadores.” Hummmm…