terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para Planalto, agora é o PC do B quem deve conduzir saída

O ministro Orlando Silva durante audiência na Câmara - foto de Ailton de Freitas
BRASÍLIA - No núcleo do governo e entre líderes experientes da base governista no Congresso, a situação do ministro do Esporte, Orlando Silva, já era considerada extremamente delicada nesta terça-feira. Em avaliações feitas ao longo do dia, constatou-se que ele não consegue mais sair da agenda negativa, como orientado pelo Palácio do Planalto, na sexta-feira . No fim da tarde, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, foi chamado ao Planalto para analisar a crise. Logo depois, encontrou-se com o líder do partido, deputado Osmar Junior (PI), e o próprio Orlando Silva. Depois, todos participariam de uma reunião da bancada, que aguardava um desfecho para a crise que já dura mais de dez dias 
Ele deveria ter aproveitado esses momentos para dizer que deixava o governo para fazer a sua defesaNesta terça-feira, dois fatos contribuíram para agravar a situação: a decisão do Supremo Tribunal Federal de abrir inquérito para investigar suposta responsabilidade de Orlando no esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, e a dificuldade que ele teve para manter uma agenda positiva, tendo se prejudicado ainda mais em audiência na Câmara para falar sobre a Lei Geral da Copa .
Para um interlocutor da presidente Dilma Rousseff, a situação de Orlando ficou insustentável. Por isso, nessa circunstância, o PCdoB deveria conduzir o processo de saída do ministro para evitar desgaste ainda maior. À noite, um colega de Esplanada de Orlando dizia: "Acho que não é mais hoje". Ou seja, pode ser a qualquer momento.
Com Orlando "esticando a corda" ou "chegando ao limite", como se dizia no Congresso, o constrangimento não é só no Planalto, mas também entre os próprios partidos aliados, que ainda defendem publicamente o ministro. Um outro interlocutor de Dilma lembrou nesta terça-feira que fora construído o cenário para que Orlando Silva tivesse uma saída honrosa - a defesa pública da presidente e o encontro dos dois sexta-feira.
- Ele deveria ter aproveitado esses momentos para dizer que deixava o governo para fazer a sua defesa. Esse seria o melhor argumento para entregar o cargo. Daqui para frente, não haverá mais saída honrosa. Apenas o desgaste - disse esse ministro.
Até aliados próximos de Orlando Silva ficaram mais preocupados com o desgaste da investigação no Supremo com ele ainda no exercício do cargo. E seu advogado afirmava que não há indício contra ele para que seja alvo de um inquérito.
- O ministro Orlando não foi ouvido pelo procurador Gurgel, o que me causou estranheza. Fui pedir para que eles ouvissem o ministro. Mas isso não aconteceu. No pedido do procurador, não tem indício contra o ministro. Há apenas cópias de representações da oposição e recortes de jornal - afirmou o advogado do ministro Orlando Silva, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
No Planalto, também foi considerado um erro a estratégia de levar o ministro para audiência sobe Lei Geral da Copa justamente no Congresso, onde o ambiente político é desfavorável:
- Não conseguiu sair das cordas e o que era para ser uma agenda positiva, transformou-se em fato negativo. Se a estratégia era criar um fato positivo, houve erro. Ele poderia ter visitado alguma obra pelo Brasil. Mas não participar de audiência na Câmara - reconheceu um parlamentar do PCdoB.
De público, poucos líderes da base aliada reconhecem a dificuldade política de Orlando Silva.
- A investigação do Supremo não tem como enfraquecer o ministro. O cara já está no paredão e qualquer coisa é ruim. O corpo já está embalsamado, só falta enterrar. Dilma quer velar mais um pouco por causa da relação de amizade com o defunto - disse o líder do PR, senador Magno Malta (ES).
FONTE: O GLOBO

DE FATO, ORLANDO SILVA JÁ NÃO É MAIS MINISTRO.

Pelo andar da carruagem petralha, Orlando Silva deve cair do cavalo a qualquer momento, segundo informação do site de O Globo. Segundo consta, Dilma deixou nas mãos dos comunistas do PCdoB a tarefa de conduzir a saída de Orlando Silva do governo. A rigor, o Ministro comunista já está fora do Planalto.
Orlando tentou na tarde desta terça-feira fazer crer que estava firme no Ministério quando foi à Câmara dos Deputados falar de Copa do Mundo. Foi um desastre. E, para enterrar o Ministro ainda mais nesse mar de areia movediça, o STF decidiu acolher o pedido do PGR de abrir inquérito para apurar as bandalheiras.
Um importante integrante da base alugada, o senador Magno Malta, líder do PR, fez um resumo da ópera:
- A investigação do Supremo não tem como enfraquecer o ministro. O cara já está no paredão e qualquer coisa é ruim. O corpo já está embalsamado, só falta enterrar. Dilma quer velar mais um pouco por causa da relação de amizade com o defunto.
DO B. DO ALUIZIO AMORIM

Olha os bombeiros de novo ai, gente! Além da reposição, querem o impeachment de Sérgio Cabral



Os bombeiros militares do Rio de Janeiro continuam sua luta em defesa de melhores salários e condições dignas de trabalho. Até ai nada de novo. Mas não é que agora os bombeiros estão convocando, e eu estou ajudando a divulgar, um ato em defesa do impeachment do (des) governador Sérgio Cabral?!


Pois é, Sérgio Cabral que anda mais perdido que cego em tiroteio na questão da nova divisão dos royalties do petróleo, agora vai ter que encarar um ato que tem tudo para atrair muitos, talvez milhares, de participantes.
DO BLOG VINDO DOS PAMPAS

15 de novembro - Marcha Contra a Corrupção: Divulguem...

Revolução Brasileira

DILMA CHAMA ORLANDO SILVA AGORA EM SEU GABINETE

A Dilma acabou de despachar o chefão dos comunistas do PCdoB e logo em seguida chamou Orlando Silva em seu gabinete.
Fonte do blog acredita que essa conversa selará o destino de Orlando Silva, que se transformou num peso difícil de carregar, depois que o STF abriu inquérito para apurar o esquema de corrupção que floresce à sombra do Ministro e de seus comunistas.
É possível que ainda nesta noite Dilma tome uma decisão definitiva.
Especula-se até mesmo que já teria um nome para suceder Orlando Silva.
DDO B. DO ALUIZIO AMORIM

Orlando Silva pode cair a qualquer momento

Esta noite os jornalistas Cristina Lobo, Globo, e Juca Kfhouri, UOL, informaram que o presidente do PCdoB, Renato Rabello, foi chamado ao Planalto, e que em seguida seria a vez do ministro Orlando Silva.
. O ministro dos Esportes poderá sair a qualquer momento - ainda esta noite.
. Nas últimas horas, a oposição subiu enormemente o tom de crítica ao ministro, a mídia aprofundou as denúncias e o governo passou a sofrer desgaste em função do caso, sobretudo depois que o STF autorizou a PGR a investigar Orlando Silva, o que é muito incomum.
DO B. POLIBIO BRAGA

As piores razões

dora_kramerO ministro do Esporte foi mantido no cargo e, segundo reza a versão oficial, sua permanência depende da capacidade dele de estancar a enxurrada de denúncias sobre as atividades do ministério e substituir o noticiário negativo por uma agenda positiva, cujo primeiro item seria debater com o Congresso a Lei Geral da Copa.
Quer dizer, se o assunto corrupção sair de cena, tudo bem: fica o dito pelo não dito. O problema não é a notícia, mas o efeito que ela produz ou deixa de produzir.
Os convênios fantasmas, o descontrole na distribuição de recursos, o favorecimento a empresa da família, os assessores que ensinam o denunciante qualificado como "bandido" o caminho das pedras para se safar de punições por fraudes cometidas no próprio ministério, os repasses de verbas para beneficiar correligionários do PC do B, a assinatura de contratos com gente inidônea, nada disso é levado em conta.
Na ótica do governo, expressa pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a presidente Dilma Rousseff não pode "entrar na onda" nem embarcar no "clima de histeria".
Vai analisar as coisas com calma e esperar que surjam provas (um recibo de próprio punho?) contra o ministro para decidir se Orlando Silva é, ou não, uma pessoa ética, profissional, moral e tecnicamente capaz de conduzir o ministério que estará à frente da organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Essas são as razões oficiais. No paralelo, são outros e mais variados os motivos pelos quais Orlando Silva por ora fica.
Fica porque a presidente não quer atritos com a "base", reabrindo a temporada de demissões de ministros.
Fica porque Lula aconselhou o PC do B a vestir a "casca grossa" e deu aval como defensor junto a Dilma.
Fica porque não interessa ao governo ver explodir uma briga de "famiglias" entre PT e PC do B, por conta das digitais do governador petista Agnelo Queiroz (DF) - antecessor e ex-chefe de Orlando Silva - nas atividades suspeitas do Ministério do Esporte que fizeram o procurador-geral da República pedir ao Supremo Tribunal Federal uma investigação conjunta.
Fica porque o PC do B é, considerando a questão sob o aspecto ideológico, "da casa", diferentemente de partidos como PMDB e PR.
Fica porque os atritos com a Fifa e a CBF servem como um ótimo álibi na construção de uma tese conspiratória.
Fica, sobretudo, porque o governo aposta na possibilidade - bastante plausível - de que o assunto canse a caia no vazio.
Em resumo, Orlando Silva fica pelas piores razões: não por suas qualidades, mas pelos defeitos de um sistema torto e viciado. De uma sistemática de alianças que captura as melhores intenções que porventura tenha um governante para torná-lo refém (na hipótese mais generosa) de uma lógica, em si, corrupta.
Sendo assim, é difícil conferir credibilidade e confiabilidade à dita disposição da presidente da República de, a partir de janeiro, montar uma equipe à semelhança da imagem de eficiência administrativa e rigor ético que ela busca transmitir ao público.
Se Lula tem hoje liberdade para afiançar a permanência de ministros sob o argumento da luta de preservação de espaços políticos, por que deixaria de ter daqui a três ou quatro meses?
Se ameaças entre partidos valem agora, deixariam de valer a partir da virada do ano?
Se a presidente receia desagradar a seus aliados com imposição de regras mais limpas em outubro, em que bases sustentar a veracidade de um presumido destemor a ser adquirido em janeiro?
Se critérios de competência e idoneidade não prevaleceram na escolha do primeiro ministério da presidente, difícil crer que prevalecerão para o segundo em condições exatamente iguais.
DORA KRAMER - O Estado de S.Paulo

Governo defende bandidos. O nome disto é SACANAGEM.

Êpa!
Aí, já é sacanagem explícita do GOVERNO BRASILEIRO que representa o povo e não seus bandidos.
Leiam que depois eu volto.

Site de ministério reúne elogios de governistas a Orlando Silva
DE BRASÍLIA

Na tentativa de escapar da crise que está mergulhado, a assessoria de Orlando Silva (Esporte) reclamou da oposição e reuniu no site oficial da pasta elogios de governistas durante discussão sobre a Copa de 2014.
Na audiência para tratar da Lei Geral da Copa, o ministro se esquivou de responder aos deputados sobre as denúncias de desvios na pasta.
STF dá prazo de 10 dias para envio de contratos do Esporte
Oposição diz que permanência de Orlando Silva é insustentável
Ministro ajudou ONG sob suspeita em novo contrato
Delator diz que Orlando Silva não aparece em gravações
Dirceu diz que Orlando Silva é alvo de 'operação política'

Com o timbre do ministério, a nota no site do ministério afirmou que um dos deputados "conclamou seus pares a não perderem tempo" com as notícias publicadas pela imprensa sobre a crise envolvendo Orlando Silva. "Não podemos assimilar as notícias e nos pautar pelos jornais". A frase foi atribuída ao deputado Simão Sessim (PP-RJ).
No fim de semana, Orlando Silva reuniu a equipe e definiu como estratégia voltar à normalidade da pasta, enquanto o Supremo Tribunal Federal passou a investigá-lo pelas irregularidades.
A assessoria também criticou a oposição. "O ministro participou do quarto encontro da comissão especial que trata das garantias governamentais para a realização da Copa. Deputados da oposição, porém, insistiam em falar das denúncias, no lugar da Lei Geral da Copa", diz a nota publicada pela pasta.
Orlando é suspeito de participação num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes. A acusação foi feita à revista "Veja" pelo policial militar João Dias Ferreira.
O soldado e seu motorista disseram à revista que o ministro recebeu parte do dinheiro desviado pessoalmente na garagem do ministério.
Segundo o ministro, que tem desqualificado o policial militar em entrevistas e nas oportunidades que falou do assunto, as acusações podem ser uma reação ao pedido que fez para que o TCU (Tribunal de Contas da União) investigue os convênios do ministério com a ONG que pertence ao autor das denúncias.

Nada é mais cínico do que usar as INSTITUIÇÕES DE GOVERNO, que representam uma nação inteira, para a defesa de bandidos à serviço de ONGs e partidos.
A Vovó Petralha tem que dar um jeito nesta situação sob pena de virar, nesta história, a "vizinha gostosona" da piada do papagaio.
E está faltando muito pouco para isto. 

DO COM GENTE DECENTE

País com democracia é outra coisa.

É extremamente fácil entender os motivos que levam essa corja vermelho-progressista a odiarem o Império do Mal como eLLes classificam os States.
É que lá, existem duas coisas que eLLes odeiam:

DEMOCRACIA E JUSTIÇA CEGA.

Lá, o parceirão da Erê6% está atras das grades.

Aqui, Dona Erê6% continua solta e daqui a mais algum tempo, iremos descobrir que, de alguma forma, ela continua no governo da Vovó Petralha.
Alguém gostaria de apostar?

EUA prendem empresário envolvido no caso que derrubou Erenice
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO / RUBENS VALENTE - DE BRASÍLIA

A polícia dos EUA prendeu na semana passada o empresário brasileiro Roberto Ribeiro, apontado como dono de contas bancárias que receberiam dinheiro arrecadado na intermediação de negócios com a União, no episódio que levou à demissão da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil) em 2010.
Ribeiro, acusado de contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro, é genro do ex-diretor dos Correios Marco Antônio Oliveira, que foi apontado como integrante do grupo que intermediava os negócios.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de US$ 19 milhões (cerca de R$ 35 milhões) em contas e bens de Ribeiro e suas empresas. Ele é dono de uma importadora de cigarros e de uma das maiores locadoras de carros de luxo dos EUA, em Miami.
O nome de Ribeiro surgiu em depoimento do consultor Rubnei Quícoli, que tentava obter financiamento do BNDES para uma empresa.
Como a Folha revelou, a empresa Capital, dos filhos da então ministra Erenice, intermediava o negócio. Todos negam irregularidades.
Segundo os papéis em posse do consultor, a Capital pediu R$ 240 mil em seis parcelas mais 5% sobre o total a ser liberado pelo banco. A EDRB pretendia obter R$ 9 bilhões do BNDES.
Marco Antônio é tio de outro sócio da Capital, o advogado e ex-servidor da Casa Civil Vinícius Castro. A denúncia levou à queda da ministra no dia em que foi divulgada pela Folha.
Quícoli afirmou que Marco Antonio, um dos supostos negociadores do empréstimo, o orientou a depositar dinheiro em contas controladas por Ribeiro em Hong Kong.
Quícoli e Ribeiro confirmaram à Folha terem se reunido em um hotel em São Paulo para discutir negócios, mas o empresário nega que tenha discutido o pagamento de propina.
"Enviei as informações bancárias a pedido do sr. Quícoli, para o mesmo checar com seu banco a possibilidade de fazer negócios com uma ou outra", escreveu Ribeiro à Folha na época. Quícoli recebeu das mãos de Ribeiro um cartão da Belcorp of America, registrada em nome dele na Flórida.
O suposto esquema de Ribeiro nos EUA, segundo o inquérito, efetuou centenas de transações que visavam dissimular a origem de dinheiro e bens. O dinheiro entrava numa das contas e saía no mesmo dia. Foram cinco anos de investigação, que contou com agente infiltrado nos negócios de Ribeiro e escutas telefônicas.
As investigações também identificaram indícios de uso de offshore para ocultar bens e negócios suspeitos com um brasileiro de Las Vegas. A casa de Ribeiro em Orange County foi invadida na operação.
A Folha tentou localizar advogados de Ribeiro hoje, sem sucesso. Também enviou e-mails a uma de suas empresas, mas não houve resposta. A reportagem não conseguiu localizar o sogro dele nem outros familiares.
DO COM GENTE DECENTE

O Cara pintada com ficha enlameada.

Lindberg Farias, o carinha pintada de Color tem sua ficha política mais suja que aquele que lhe serviu de motivos para ir às ruas.
Dizem pesar sobre ele, mais de 400 processos na cidade de Nova Iguaçu, onde foi prefeito.
Dizem as más línguas também, que o cidadão roubou a dar de rodo.
Coisa comum em petistas e comunistas.

A coisa, começa a esquentar o feofó do menino ficha suja, agora com a carinha pintada de corrupto.
Na foto o menino cara suja após farra na casa de rico empresário da Cidade onde foi prefeito.
Bêbado? Dizem que também.
Lindberg1Senador Lindbergh Farias tem seus bens bloqueados pela justiça
JB

Ao lado de outras oito pessoas o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) teve os bens bloqueados pela justiça. Lindibergh é réu em um processo onde está sendo acusado de improbidade administrativa, relativo à época em que estava à frente da Prefeitura de Nova Iguaçu. O ex-prefeito é acusado pelo Ministério Público estadual de contratar uma empresa de forma ilícita para realizar obras de saneamento na cidade, entre 2005 e 2006.

Em junho desse ano o bloqueio foi decretado pela juíza Maria Aparecida Silveira de Abreu, da 1ª Vara Cível de Nova Iguaçu. Porém, os advogados do senador ingressaram com recurso pedindo a anulação da sentença. A ação civil pública é movida pelo Núcleo de Nova Iguaçu da 3 Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva.
O Ministério Público acusa a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) de terem contratado de forma ilícita a empresa Rumo Novo Engenharia para obras de saneamento, no ano de 2005 e no primeiro semestre de 2006.
De acordo com os promotores a Rumo Novo era "uma sociedade de fachada" e um dos proprietários, Francisco de Assis Martins Pinto, era primo do então secretário municipal de Obras, Rogério Martins Lisboa. Ambos respondem também como réus no processo.
Por meio de tomada de preços, a Rumo Novo venceu oito contratos que totalizavam R$ 5,9 milhões, apesar de não ter equipamentos e empregados próprios.

Mais um esqueleto do réu Landinho.

Vovó Petralha espera provas do roubo desenfreado comandado pelo réu Landinho.
Enquanto ela espera, nosso dinheiro vai viajando pelos esgotos do PCCdoB, a quadrilha vermelho-progressista chefiada pelo réu Landinho.

Gerson Monteiro/Especial para o Estado
Projetado para fornecer infraestrutura ao esporte brasileiro em modalidades olímpicas e paraolímpicas, o Centro de Treinamento de Esportes de Alto Rendimento de Campos do Jordão, a 175 km de São Paulo, está longe de ficar pronto para servir de apoio na preparação de atletas para os jogos de 2016. Apenas três pessoas trabalham na obra que deveria ter sido entregue no fim de 2007, de acordo com nota do próprio Ministério do Esporte divulgada em 2006, e já recebeu o R$ 1,37 milhão previsto.


13752Local que deveria funcionar como alojamento do Centro de Alto Rendimento de Campos do Jordão

Quem tem Cupuaçu, tem medo!

Os "Chefes das Quadrilha aliadas" decidiram fazer o seguinte:

VÃO ESVAZIAR O DEPOIMENTO DO PM NA CÂMARA QUE SERÁ REALIZADO AMANHÃ".

ELLes farão isso pelo medo de surgirem respngos de lama na QUADRILHA-MOR também envolvida nas falcatruas do Ministério de Landinho Réu.
É o velho ditado (modificado com carinho, lógico! ):

QUEM TEM CUPUAÇU TEM MEDO!

Líderes governistas prometem esvaziar depoimento
DENISE MADUEÑO - Agência Estado
Os líderes governistas montaram uma estratégia para tentar esvaziar o depoimento do policial militar João Dias Ferreira, delator do suposto esquema de desvio de dinheiro no Ministério do Esporte, previsto para amanhã na Câmara. Em reunião dos aliados, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que Ferreira tem de se explicar com a polícia e que o assunto não é de política para ser tratado na Câmara.
"O que ele tinha de falar, já falou. Não vou (no depoimento). Não tenho nada a perguntar para ele e ele não tem nada a acrescentar. O problema dele é com a polícia e não política", disse Vaccarezza. O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), disse que também não irá ao depoimento. O líder do PCdoB, Osmar Júnior (PI), procurou minimizar as declarações de João Dias. "Foi dito na reunião, e é verdade, que esse não é um assunto importante. A Câmara não é o espaço adequado para o tratamento da questão", disse.

O Moribundo vai à câmara.

Vovó Petralha já tem seu diferencial de exclusividade, mesmo quando comparada ao seu criador, o Pinguça Geral da Nação.

ELA TEM O PRIMEIRO MINISTRO RÉU, como nunca antes nestepaíz.

Seu moribundo trapaceiro foi na câmara hoje, para falar sobre algo que não manda mais.
Foi lá fazer papel de palhaço.
A oposição, deitou e rolou no meliante vermelho-progressista.

Oposição ataca Orlando, mas ministro só fala de Copa
EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado
Cumprindo o prometido, a oposição fez duros questionamentos ao ministro do Esporte, Orlando Silva, antes mesmo de sua primeira intervenção na comissão da Câmara que discute a Lei Geral da Copa. O ministro, porém, ignorou os ataques e falou durante 25 minutos em sua exposição inicial apenas sobre a Copa do Mundo.
O primeiro ataque a Orlando foi feito pelo líder do DEM, ACM Neto (BA). Ele disse lamentar a presença do ministro em uma audiência para discutir a Copa em meio às diversas denúncias contra ele e a pasta que comanda. "O Brasil não quer vossa excelência tratando da Lei Geral da Copa, quer você distante do Ministério do Esporte". ACM Neto destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar a denúncia e propôs uma acareação entre Orlando Silva e um dos seus acusadores, o policial João Dias Ferreira, que estará na Câmara amanhã.
O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), foi na mesma linha e sugeriu que Orlando se afaste do cargo. "Um ministro investigado no STF não deveria estar sentado aqui como ministro do Esporte. Se Vossa Excelência tivesse sentimento de cidadania e respeito ao Ministério e ao País deixaria o Ministério durante as investigações e, em nada sendo provado, voltaria ao cargo". Questionou ainda porque Orlando Silva assinou de próprio punho portaria que permitiu a uma ONG de João Ferreira reduzir a contrapartida no contrato firmado com a pasta.
Orlando, porém, não respondeu aos questionamentos. Tentando demonstrar tranquilidade usou os 25 minutos de sua exposição inicial apenas para falar da Copa do Mundo. Fez uma exposição sobre a Lei Geral da Copa destacando diversos pontos do projeto do Executivo e se disse à disposição para falar desse tema.
DO COM GENTE DECENTE

Justiça bloqueia bens do senador Lindbergh Farias

Improbidade
Petista é acusado de improbidade administrativa quando estava à frente da prefeitura de Nova Iguaçu, em 2005
Cecília Ritto
Lindbergh Farias é acusado de improbidade administrativa
Lindbergh Farias é acusado de improbidade administrativa (Celso Pupo/Fotoarena)
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é acusado pelo Ministério Público Estadual de contratar ilicitamente uma empresa para obras de saneamento. A contratação aconteceu em 2005, quando Lindbergh era prefeito da cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Réu do processo por improbidade administrativa, o senador teve os bens bloqueados em julho deste ano. Ele recorreu da liminar, mas, na segunda-feira, o recurso foi indeferido, por decisão da desembargadora Renata Cotta. Lindbergh pleiteava a suspensão do bloqueio.
A petição para cassar a liminar que prevê o bloqueio dos bens, no entanto, ainda não pode ser dada como rejeitada. O próximo passo é a análise do agravo por três desembargadores. É uma forma de ganhar tempo para julgar o pedido do senador. Segundo a assessoria de Lindbergh, ele só foi notificado, por enquanto, sobre o bloqueio de suas propriedades. A defesa de Lindbergh ainda não foi apresentada.
A pedra no sapato do senador é a empresa Rumo Novo Engenharia, contratada para obras em Nova Iguaçu no ano de 2005. O MP acusa a prefeitura de ter contratado a empresa mesmo sem apresentar pré-requisitos básicos como equipamentos e funcionários. Fausto Trindade, assessor de gabinete de Lindbergh e encarregado de responder sobre o caso, negou que tenha havido favorecimento à empresa.
“A empresa concorreu com outras nos processos licitatórios e ganhou por apresentar valores até 35% mais baixos do que o preço de largada”, afirma Trindade, que na ocasião era secretário municipal de Governo de Nova Iguaçu. O secretário diz ainda que todas as licitações passaram pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado.
Segundo Trindade, houve rescisão de todos os contratos feitos com a Rumo Novo Engenharia. “Todos os contratos foram rompidos pela prefeitura porque a contratada não executou o trabalho”, diz Trindade. O ex-secretário de governo explica ainda que não houve nenhum aditivo contratual. Na avaliação de Trindade, esse pode ser um dos motivos pelos quais a empresa não conseguiu executar as obras: falta de dinheiro.
DO BLOG LILICARABINA

Em reunião tumultuada, oposição pede saída de Orlando Silva

Aconteceu o esperado. A sessão em que o ministro Orlando Silva (Esporte) tentou falar sobre a Lei Geral da Copa acabou virando um bate-boca. Por motivos muito explicáveis. Ele está agora na condição de investigado, com abertura de inquérito aceita pelo Supremo Tribunal Federal. É uma situação realmente sui generis. Nem Lula chegou a ter auxiliares diretos nessa condição. Saíram antes. Leiam trechos do que informa o Portal G1:
Deputados da oposição pediram nesta terça-feira (25) que o ministro do Esporte, Orlando Silva, deixe o cargo devido às denúncias de desvio de verbas na pasta. Silva foi questionado por parlamentares da oposição sobre sua permanência no cargo e também sobre sua presença em audiência promovida pela comissão especial que analisa a Lei Geral da Copa. Durante a audiência, o ministro não respondeu a nenhum dos questionamentos e falou apenas sobre aspectos relacionados à organização da Copa do Mundo e sobre a tramitação da Lei Geral da Copa.
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), disse lamentar a presença do ministro na comissão. “A presença de vossa excelência é uma afronta ao povo brasileiro. O povo brasileiro quer o senhor fora do ministério”, disse.
“O senhor está na condição de investigado [pelo STF] e não tem condições de estar no ministério”, completou. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou nesta terça a abertura de inquérito para investigar o envolvimento de Orlando Silva em suposto desvio de dinheiro público do programa Segundo Tempo. ACM Neto desafiou ainda Orlando Silva a participar de uma acareação com João Dias.
(…)
Parlamentares da oposição tentaram interpelar o ministro durante sua exposição inicial, mas foram impedidos pelo presidente da comissão, Renan Filho (PMDB-AL). O líder do PPS, Rubens Bueno (PR) deixou a comissão aos gritos em protesto contra a decisão do presidente da comissão. Segundo Renan Filho, os deputados somente poderão interpelar o ministro após a exposição inicial.
Após a exposição inicial de Orlando Silva, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), questionou a presença do ministro na comissão, pois segundo ele, após as denúncias, os principais assuntos relativos à organização da Copa do Mundo serão comandados pela Casa Civil. O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), disse que há “fragilidade institucional” no ministério pois a negociação com a Fifa, segundo ele, será feita diretamente com a presidente Dilma Rousseff.
(…)
Por Reinaldo Azevedo

A novíssima luloburguesia



Por Rivadavia Rosa

A praxis comunista é efetivamente criminosa. Não tem nada de glamour ou ‘romantismo’, mas de trágico:
“A corrupção é a moeda corrente no modo petista de governar”, pois a falta de escrúpulo é autorizada pela ideologia do Partido no poder. Quem se escandaliza é “moralista”. Os corruptores são revolucionários promovendo a destruição da “democracia burguesa”. Eis a questão, Senhores. Não há “canalhas”ou “pouca vergonha na cara”. Há ideologia que a tudo justifica.

             VALFRIDO M. CHAVES
O que está operando descaradamente é o ‘princípio da corrupção sistêmica’ instituído pelos ‘profetas’ fundadores do totalitarismo comunista, tchê:
Esse método principiológico gestado no bolchevismo mafioso, assimilado gradativamente pela doutrina gramsciana (Antonio Gramsci, filósofo e miliante comunista italino) foi reconfigurado/metamorfoseado em relativismo puro (espécie de tumor maligno que se instala no intelecto humano corroendo certezas, idéias, valores, princípios, projetos, resume-se na frase: ‘existe minha verdade e tua verdade, mas não a verdade’). Eis, os dogmas dos ‘profetas/gurus’:
Quem luta pelo comunismo tem de poder lutar e não lutar; dizer a verdade e não dizer a verdade; manter a palavra e não cumprir a palavra, etc., etc., etc". Bertolt Brecht (Eugen Berthold Friedrich Brecht – 1898-1956) a seus camaradas em Die Massnahme.
''O fim pode justificar os meios enquanto houver algo que justifique o fim''; é moral tudo o que serve à revolução é moral o que a prejudica.”Leon Trótski (Lev Davidóvitch Bronstein - 1879-1940).
“É moral tudo o que serve para destruir a velha sociedade exploradora para unir todos os trabalhadores em torno ao proletariado que está criando uma nova sociedade comunista”, e, complementa lapidarmente - “O melhor é corromper! O melhor é corromper!”. Lênin (Wladmir Illitch Ulianov -1870-1924), in Colected Works (1923), XVI, p. 142-145.
Buenas, e o objetivo dessa degradação (a) (i) moral e criminosa? 
Ora, se locupletar, ou seja, apropriar-se ilicitamente dos meios de produção e riquezas do País, em benefício da nomenklatura, ou seja, da novíssima luloburguesia.
DO RESIST.DEMOCRATICA

Cubanos poderão comprar sua 1ª casa depois de 50 anos


Pacote de mudanças aprovado pelo governo há uma semana promete mudar radicalmente o modo de vida da população - se tudo ocorrer como se espera
Na Veja

Nana Queiroz

Sem o estímulo de um mercado de construção civil, muitos prédios caem no descaso e se deterioram em Havana
(Javier Galeano/AFP)

“As medidas mostram, claramente que Cuba percebeu que a única maneira de sair da crise econômica é livrar-se de sua rígida interpretação de socialismo”

Theodore Henken, autor de Cuba: A Global Studies Handbook
Quando uma pessoa começa a trabalhar e ganhar seu dinheiro, ela cria uma lista de objetos de desejo na qual nunca faltam dois itens: casa própria e carro. 

Isso é comum na vida de praticamente todas as pessoas do mundo, exceto em Cuba. 
No país dos irmãos Castro, o inocente ato de comprar e vender imóveis é considerado crime.  
Tudo pertence ao estado e cada família precisa encontrar uma maneira de conviver em uma mesma residência, por gerações. 
Recém-casados, por exemplo, só têm uma alternativa: morar na casa dos pais (ou dos avós, se ainda forem vivos) da noiva ou do noivo. 
E lá, a saída é se acomodar no sofá da sala ou em algum outro cômodo menos lotado ou construir mais um andar na residência - por onde devem se espalhar mais e mais membros da família. 
Todos vivem amontoados e um novo espaço só é liberado quando um dos parentes morre. 
Automóveis novos também não podem ser comercializados, apenas os fabricados antes de 1959. 
Mas essa impressionante rotina cubana pode estar com os dias contados, graças ao plano Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, aprovado há uma semana.  
Ainda não se tem nada de muito concreto, mas a promessa do governo é implementar uma série de mudanças no país, que tendem a reduzir as restrições aos cidadãos, permitindo, entre outras coisas, que eles comprem e vendam imóveis e carros e possam sair do país mais facilmente - o que hoje, depende da (difícil) aprovação do regime.  
O programa tem mais de 300 itens (confira as principais mudanças no quadro ao final da reportagem), foi aprovado inicialmente num congresso partidário em abril, por iniciativa do ditador Raúl Castro - que não é nenhum herói democrático, mas ao contrário do irmão Fidel conseguiu enxergar a necessidade e uma mudança estrutural no país. 
"As medidas mostram, claramente, que Cuba percebeu que a única maneira de sair da crise econômica é livrar-se de sua rígida e fracassada interpretação de socialismo", explica Theodore Henken, autor de Cuba: A Global Studies Handbook (Cuba: Um Manual de Estudos Global, ABC-CLIO). 
A criação de um mercado imobiliário é a mudança mais significativa no que tange ao modo de vida da população.

Yoani Sánchez

"A impossibilidade de ter um espaço em que possam desfrutar de uma intimidade em casal está impulsionando muitos jovens a ir tentar a sorte em outras partes do mundo", conta a blogueira cubana Yoani Sánchez.  

Hoje em dia, só a troca de imóveis é permitida, e algumas pessoas usam essa brecha para burlar as proibições. 
Por trás de algumas permutas são feitas transações ilegais de compra e venda, por meio das quais um pai pode trocar a sua residência por duas ou três menores (pagando uma diferença em dinheiro) e, assim, dar a seus filhos a oportunidade de criar sua família em um ambiente mais saudável. 
Mas nem todos tem condições financeiras de arquitetar esse processo.
Além disso, alguns têm medo de serem descobertos, o que pode resultar no confisco do bem pelo estado.

Javier Galeano / AFP
Prédios residenciais de Havana são exemplo da adaptação cubana: impossibilitadas de comprar casas, várias gerações familiares convivem no mesmo espaço, que cresce verticalmente
Problemas Se o discurso do governo se cumprir, a estimativa é de que até o fim do ano a comercialização legal de imóveis esteja permitida em todo o país. 
Até agora, porém, tudo não passa de um simples ensaio do que deve ser feito. Tudo o que os legisladores fizeram na sessão do dia 1º de agosto foi atestar que concordam com as propostas do Partido Comunista.  
Ainda não foi criada nenhuma lei que efetivamente abra o caminho para que essas mudanças aconteçam. 
Também não foi traçada uma agenda determinando prazos para que as medidas entrem em vigor.
Para completar, a maioria das proposições é extremamente vaga.  
"Quanto ao mercado imobiliário, por exemplo, não se sabe se haverá políticas de incentivo à expansão desse setor, ou autorização de financiamentos e empréstimos para que os cubanos possam comprar casas", destaca Philip Peters, especialista em políticas cubanas do think tank americano Instituto Lexington.  
As mesmas falhas podem ser observadas em todas as outras proposições, como a liberação de viagens turísticas ao exterior, que ainda parece um sonho longe de ser concretizado, principalmente para declarados opositores do regime, como a blogueira cubana Yoani Sánchez. 
Na semana passada, logo após a aprovação do plano, ela quis servir de cobaia para descobrir se o governo estava, de fato, impondo menos restrições a viagens internacionais.  
Nos últimos quatro anos, ela tentou permissão para deixar o país por 16 vezes - todas negadas.
Desta vez, a blogueira pretendia participar de um evento na Califórnia (EUA), que começou na quinta-feira passada. 

Mas a conferência acabou no domingo, sem que ela conseguisse chegar, mais uma vez.  
"Aparentemente, já era impensável que as flexibilizações chegassem a tempo de eu embarcar naquele avião". 
E, assim, sem casa própria, carro novo nem permissão para viajar, ela e todos os cubanos esperam que, realmente, Raúl Castro tire essa nova esperança do papel.

Depois de entregar áudios, João Dias diz que 20 ONGs denunciarão propina no Esporte

Na PF
Em novo depoimento à Polícia Federal, sem a presença de seus advogados, o policial militar João Dias Ferreira, ex-militante do PCdoB, informou que outras sete ONGs também vão denunciar o esquema de propina no Ministério do Esporte
Jailton de Carvalho

Ao todo, o policial espera arregimentar representantes de 20 ONGs que teriam cometido fraudes no programa Segundo Tempo por sugestão de altos funcionários do ministério. 
Eu já conversei com sete ONGs. Vamos conversar com outras
- Eu já conversei com sete ONGs. Vamos conversar com outras. Ao todo, 20 donos de ONGs vão lá (na Polícia Federal) entregar tudo - disse João Dias ao GLOBO. 

Segundo o PM, um grupo de servidores saía a campo em buscas de ONGs, oferecia convênios e, em contrapartida, exigia a contratação de algumas empresas aliadas da organização. 
Algumas empresas forneciam parte dos estoques de alimentos, equipamentos e uniformes. 
Outras cediam notas fiscais falsas. 
A partir dos contratos com empresas reais ou fictícias, parte do dinheiro dos convênios destinados a estimular a prática de esporte entre crianças do Distrito Federal retornava para o caixa de dirigentes do PCdoB.
As verbas eram usadas para financiamento de campanhas eleitorais e enriquecimento ilegal. 
No interrogatório, João Dias entregou ainda aos delegados Fernando de Sousa e Jackson Rimac os 14 áudios de duas comprometedoras conversas que teve com quatro dirigentes do ministério e com o ex-jogador Tony Mattos, supostamente um dos principais arrecadadores de dinheiro do PCdoB em Brasília. 
A denúncia mais grave foi dirigida a um ex-secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério. 
Segundo João Dias, esse ex-secretário teria usado uma ordem de prisão falsa para tentar extorquir dele R$ 200 mil.  
João Dias entregou a cópia do suposto mandado de prisão que teria sido expedido em 13 de julho de 2007. 
Em julho de 2007, o PM foi chamado para uma conversa com este ex-secretário, na sala dele, no segundo andar do prédio sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Ordem de prisão pressionaria
o PM
Segundo o policial, durante a conversa, o ex-secretário exibiu a ordem de prisão contra Eduardo Pereira Tomaz, coordenador das ONGs do policial, a Federação Brasiliense de Kung Fu (Febrak) e Associação João Dias de Kung Fu e Fitness.  
O mandado "teria sido usado para pressionar o declarante ao recebimento de propina", disse Dias, conforme depoimento do policial ao qual O GLOBO teve acesso.  
Em tom de cumplicidade, o interlocutor teria dito que era preciso fazer algo para livrar Tomaz da prisão. A detenção dele poderia atingir duramente os negócios do policial.  
- Ele deve ter feito alguma coisa errada sem você saber, João - disse o ex-secretário, conforme relato do policial.  
João Dias disse que ficou atordoado diante do mandado de prisão supostamente assinado pelo juiz Nelson Ferreira Júnior.  
O ex-secretário teria pedido então R$ 200 mil.  
O dinheiro seria para pagar advogados.  
Mais tarde, o policial descobriu que a ordem de prisão era falsa.  Naquele momento, auxiliares do ministro Orlando Silva estariam fazendo pressão para demover o policial de levar adiante as denúncias contra fraudes no Segundo Tempo. 
O policial disse que não pagou a propina e, desde então, partiu para o confronto com militantes do PCdoB e dirigentes do ministério que, depois de convidarem-no a participar do programa Segundo Tempo, teriam resolvido transferir para ele responsabilidades sobre eventuais irregularidades nos convênios. 
O ex-secretário não foi localizado nesta segunda-feira pelo GLOBO.

25/10/2011


COMENTÁRIO 
“A corrupção é a moeda corrente no modo petista de governar”, pois a falta de escrúpulo é autorizada pela ideologia do Partido no poder. 
Quem se escandaliza é “moralista”
Os corruptores são revolucionários promovendo a destruição da “democracia burguesa”. 
Eis a questão, Senhores.  
Não há “canalhas”ou “pouca vergonha na cara”.
Há ideologia que a tudo justifica. 
VALFRIDO M. CHAVES
DO RESIST.DEMOCRATIVA

Documentos mostram ajuda de Orlando a ONG de delator

Documentos mostram que o Ministério do Esporte considerava irregular o projeto tocado pelo policial João Dias Ferreira, delator de esquema de desvios na pasta, quando o ministro Orlando Silva reduziu as contrapartidas para que ele fizesse um segundo convênio
FILIPE COUTINHO
FERNANDO MELLO
FOLHA DE BRASÍLIA
O ministério fez visita técnica ao projeto do João Dias em março de 2006, e conclui que as irregularidades não tornavam o programa "inviável", nas palavras da própria pasta.  
"Entende-se pela inviabilidade de concessão de novo prazo de vigência, por não se vislumbrar possiblidade concreta de saneamento das impropriedades identificadas e do atendimento integral do objeto pactuado", escreveram os técnicos.





Em abril de 2006, a Secretaria de Esporte Educacional referenda a visita técnica e decide por indeferir o pedido de prorrogação da ONG de João Dias.
 
Em julho de 2006, Orlando Silva reduz a contrapartida para que a segunda ONG do policial participe do programa, o que viabilizou o convênio. 
A parceria foi efetivada em outubro daquele ano.  
Ou seja, o ministério já sabia que o policial havia desviado dinheiro quando o ministro Orlando reduziu as exigências para que ele fizesse um segundo convênio.  
Segundo a assessoria de Orlando, o ministro seguiu a recomendação favorável da área técnica para reduzir a contrapartida.


Editoria de Arte/Folhapress
Leia documentos que mostram como o ministério sabia das fraudes Ministro ajudou ONG sob suspeita em novo contrato
DO RESIST.DEMOCRATICA

Lula e Dilma fumam o cachimbo da paz e acertam degola de Orlando Silva.

Ontem, Dilma Rousseff e Lula deixaram vazar, intencionalmente,  uma conversa reservada, que teria ocorrido dentro do avião presidencial que rumava para a Amazônia. Ver post abaixo. Lula dizia que "não estão me contando toda a verdade". Dilma dizia que "Orlando não resistiria a uma nova denúncia". Obviamente, estão mandando dizer que os dois estão unidos pela degola do ministro do Esporte. Orlando caiu ontem, quando Lula e Dilma botaram o cocar na cabeça no Amazonas e fumaram o cachimbo da paz. Hoje os três principais jornais do país abrem manchetes de capa, atacando as fraudes no ministério do Esporte. A Folha traz o batom na cueca, uma assinatura de Orlando Silva beneficiando flagrantemente o seu acusador. O Estadão mostra em centro olímpico que não saiu do barro e já consumiu milhões. O Globo informa que o PM acusador articula denúncias novas com mais sete ONGs. Lula e Dilma decidiram, ontem, a queda de Orlando Silva. Dilma queria uma "denúncia nova". Hoje os maiores jornais do Brasil estampam três.

Já começaram as negociações para substituir o ministro...

A presidente Dilma Rousseff abriu negociações com o PCdoB para a substituição do ministro Orlando Silva (Esportes). Emissários de Dilma já tratam do assunto com integrantes da cúpula do partido, segundo apurou o Valor, apesar de em público a legenda ainda manter o apoio político ao ministro. nUm dos nomes avaliados pelo Planalto e PCdoB é o de Aldo Arantes, comunista histórico, ex-deputado federal e um dos secretários do partido. Mas há dúvidas no PCdoB de que Arantes faça "um desvio de rota" - ele é secretário de Meio Ambiente do partido e tem se dedicado à causa nos últimos anos. 
Uma solução eleitoral seria a nomeação da deputada Manuela D"Ávila (RS), numa composição para o PT indicar o candidato a prefeito de Porto Alegre. Tal cenário, no entanto, ainda é visto como improvável. Até agora, Manuela tem dito que não abre mão de disputar a eleição municipal.nParlamentares petistas também já fizeram chegar a Dilma suas preferências: Flávio Dino (MA), presidente da Embratur, e o deputado Aldo Rebelo (SP). A nomeação de Dino tiraria o ex-deputado da disputa pela Prefeitura de São Luís, onde é um dos favoritos em 2012 para enfrentar o candidato do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - seu desafeto e um dos aliados estratégicos do governo federal. 
Já a indicação de Rebelo o desviaria da eleição para presidente da Câmara em 2013, o que facilitaria a execução do acordo de PT e PMDB para a condução de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) ao cargo. Além disso, o PT acredita que o gesto promoveria uma reaproximação entre o partido e Rebelo, depois de a maior parte dos deputados petistas ter votado contra o ex-ministro das Relações Institucionais na eleição para ministro do Tribunal de Contas da União. ( Do Valor Econômico)
 

Se assinou sem ler, não será o ministro, em vez de comunista, um petista?

Lembram que Dilma Rousseff assinou o seu programa de governo sem ler, defendendo, inclusive, o aborto? Antes dela, lembram que o José Genoíno, presidente do PT, assinou os empréstimos não contabilizados para fazer caixa dois e mensalão também sem saber? Agora aparece uma assinatura do Orlando Silva em convênio fraudulento do ministério do Esporte, favorecendo, justamente, o seu acusador. O ministro nega que soubesse que o favorecido era um fraudador dos cofres públicos. Mas assinou embaixo. Será que o Orlando Dias, assim como o ex-comunista Agnelo Queiroz, não vai acabar virando petista? Afinal de contas, assinar malfeitos e depois dizer que não sabia é um hábito dos companheiros e não dos camaradas. Especialmente daquele ex-presidente velhaco. 
DO B. DO CEL