domingo, 1 de maio de 2011

Tsunami PeTista.


Por e-mail da Marisa Silveira Cruz
Por Márcio Dayrell Batitucci

* Reflexões, especialmente para aqueles que ainda defendem o atual modelo brasileiro "como o mal menor"! 

Como um grão de areia no meio do mar, alguns poucos “lunáticos” que ainda não desistiram da luta contra esta nova realidade brasileira de esbórnia que aí está, ainda se aventuram, vez por outra, a se postarem de D. Quixotes tupiniquins, brandindo suas lanças de alertas e de denúncias, em relação à degradação generalizada que tomou conta deste País, sob a tutela dos PTistas-Sindicalistas. São pobres e inofensivas vozes isoladas, em meio ao burburinho de cooptados, comprados, inocentes úteis ou alienados, que compõem a grande maioria de brasileiros, apoiadores e sustentadores da “nova ética” PTista. . .
Mas, mesmo assim, lá vai mais uma :
Passada a fase inicial do governo DIlmáh, O “Projeto de Perpetuação no Poder”, sonhado pelo PT, entra em sua fase II, que poderíamos chamar de “consolidação e fortalecimento estrutural”, envolvendo uma série de ações e operações estratégicas.
Em 1º. de maio, teremos a volta triunfal de Lulla, nos palanques, aproveitando as comemorações do “Dia do Trabalhador”. Provavelmente, acompanhado de Delúbio Soares, que deverá ser “redimido” esses dias, pelo Diretório Nacional do PT, também de modo triunfal!
Mensalão ? Que mensalão ? ? ?
Uma das "bandeiras" que serão agora empunhadas por Lulla e seu PT, dentro desse Projeto de Perpetuação no Poder, será a tal "reforma política"! Para o Projeto PTista e Lullista, é fundamental que se implante logo o "Financiamento Público" das campanhas políticas e, PRINCIPALMENTE, a eleição com base em "listas pré-determinadas" .
Está aí, a grande jogada para a implantação de uma definitiva e inexorável "ditadura legal" no País! Você sabe perfeitamente que, a partir dessa diabólica jogada, você, passará a ser o "otário da vez", indo todo garboso e feliz, a cada pleito, a cumprir seu papel de "eleitor consciente e cidadão" e elegendo e reelegendo indefinidamente os mesmos e maiores criminosos do País, escolhidos previamente para encabeçar as respectivas listas, pelos donos do Partido:
PT : Lulla / DIImáh / Palocci / Zé Dirceu / Genoino / Delúbio / Ideli / Berzoini / Marco Aurélio Top Top, Tasso Genro / etc...
PMDB : Sarney / Renan / Romero Jucá / Hélio Costa / Newtão Cardoso / Barbalho / etc......
Nunca mais neste País, teremos a tão sonhada "eleição democrática" onde o POVO ELEGE seus representantes. Os eleitos serão sempre, os "comensais" da mesa dos donos do Partido, segundo a sua vontade, independente de quais crimes tenham cometido!
E você que, apesar de todo esse quadro, ainda apoia Lulla e seu PT, será um dos responsáveis por esse quadro!
Estamos também vendo de longe, um feroz embate, pela Presidência Nacional do PT ! A “corrente Zé Dirceu” quer, a todo custo, defenestrar da Presidência do Partido, o sindicalista José Eduardo Dutra, considerado “muito manso e conciliador”!... Inclusive, o colocaram de "Licença Médica"! Precisam colocar lá, nessa fase de consolidação do Projeto de Perpetuação no Poder, alguém mais combativo e mais $intonizado com as nece$$idades e demanda$ do Partido!. . .
A outra grande jogada estratégica dessa fase, vai aos poucos tomando forma: e sua forma está sendo gerada sob a configuração de uma “Bola” e de uma “Tocha”.
A “Bola” da Copa do Mundo de 2014 e a “Tocha” das Olimpíadas de 2.016!
Nada mais perfeito!
Em fevereiro de 2009, o Ministro Orlando Silva, dos Esportes, garantia em alto e bom som : "Todos os Estádios brasileiros da Copa do Mundo estarão prontos em dezembro de 2012"! . . .
Por uma ou outra razão, esse pobre Orlando Silva, não estava bem a par da estratégia PTista que ia sendo montada, na surdina!
Estádios, aeroportos, estradas, infra-estrutura, transportes, capacidade hoteleira, etc., tudo aquilo que é imprescindível para eventos desse porte, de repente, passaram a ser os grandes trunfos do Projeto PTista !. . . Quanto mais atrasados estiverem, melhor será para as “burras” do PT !
Copas do Mundo e Olimpíadas planejadas, estudadas, montadas à seu tempo e à sua hora, absolutamente não servem ao Projeto PTista : as obras saem bem mais baratas, são feitas licitações apropriadas, a fiscalização é rigorosa e contínua, os desvios são mínimos, o custo final é aquele que foi previsto inicialmente!
Copas do Mundo e Olimpíadas atrasadas e mal planejadas, se constituem como a grande e definitiva jogada do PT, para seu Projeto!. . .
O IPEA, em recente estudo, declara formalmente que toda a estrutura material e de prazos, necessária para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, já está com todos os seus prazos estourados!
Que bom! Comemoram os estrategistas do PT ! "Está lançada a senha que precisávamos"!
A LDO recém elaborada pelo Congresso, já sentenciou que “obras não podem ser interrompidas por denúncia de fiscais! Só serão interrompidas se houver uma determinação formal da Justiça! . . .
A PresidentA DIImáh anda inquieta, pressionando o TCU e o Ministério Público para que, em vista dos atrasos existentes, sejam mais flexíveis em suas exigências, em sua fiscalização, em seu acompanhamento dessas Obras! Quem sabe, até dispensando licitações ! . . .
Está montado o banquete PTista : Obras atrasadas, o País em vias de passar pelos maiores vexames do mundo, necessidade de afrouxar as exigências e a fiscalização, portas abertas para os super-faturamentos, as propinas, os caixa-dois, os regalos e mimos “por fora”, etc., etc.....
Será uma verdadeira fortuna, que irá desaguar sorrateiramente nas "burras" PTistas !...
Além das graves consequências diretas para o Pais : Obras desse porte ( fala-se em 25 Bilhões ou 50 bilhões ! ! ! ), NECESSARIAMENTE deveriam deixar um "LEGADO" estrututal para o País, em seus aspetos sociais, ambientais e éticos!
Nada disso deverá acontecer, nesse "Planejamento" estruturado pelo PT, na proposital correria, na falta de tempo e na falta de um Projeto "normal" ! O único objetivo "visível" que poderá ser buscado, nessas circunstâncias, será a construção dos monumentos físicos, sem qualquer ganho posterior para a sociedade brasileira.
Exatamente como aconteceu com os Jogos Pan-americanos, cuja previsão orçamentária era de 900 milhões., mas onde as Obras, pelos mesmos motivos acima apontados, ficaram em 5 bilhões! Até hoje, sem explicação em relação às cobranças do TCU. As contas continuam abertas!
E sem qualquer LEGADO útil para a cidade do Rio de Janeiro!
Aliás, essa semana, saiu um "Relatório" de um órgáo da ONU, acusando o Brasil ( Rio de Janeiro ) de, ". . .em função da falta de Planejamento e da pressa, estarem cometendo verdadeiro crime social nas Obras da Copa e das Olimpíadas, desalojando indevidamente e sem condições, populações pobres e carentes, sem lhes proporcionar as mínimas condições de uma vida digna, nos locais para onde foram empurrados. . ."
Não é a imprensa vendida, nem a oposição, nem os D. Quixoes tupiniquins que falaram isso! Foi um Órgão da ONU! . . . .
Outra evidência : a "gerentona" do PAC e do atual governo, D. DIImáh, está se tornando uma pobre peça nessa engrenagem maior, comandada pelos estrategistas do PT . Não tem votos, não tem liderança, não tem trânsito político, não tem penetração nas hostes PTistas. E como tal, está e será comandada pelos reais donos do Poder PTista : Lulla, Palocci, Zé Dirceu e outros desse naipe!
As Estatais já estão praticamente nas mãos do Partido, que lá ocupam altos cargos de Direção, somente ancorados em uma única credencial: serem PTistas-sindicalistas! Segundo a revista VEJA desta semana, o grande líder PTista-sindicalista-bancário e que já foi presidente do Partido na era Lulla, Ricardo Berzoini, está ameaçando "contar algumas coisas que sabe" , se continuar a perder seu poder de nomear sindicalistas-PTistas para as Diretorias dos Bancos Estatais. . . E que coisas ele deve saber ! . . .
Correu esses dias na Internet, a notícia de que o PT estará emplacando 20.000 ( ! ! ! ) postos de Gestão e Supervisão, na nova Administração dos Correios! O atual Presidente da casa é o também PTista-sindicalista-bancário, Wagner Pinheiro, que durante os últimos oito anos, tentou, por todos os meios, destruir o Fundo de Pensão Petros, dos empregados da Petrobrás!. . .
O novo "Conselho de Ética do Senado" é um deboche a qualquer cidadão brasileiro! A quase totalidade de seus membros, de Renan Calheiros para baixo, têm sobre suas costas, cerca de 5 processos, nos vários órgãos brasileiros. O presidente do Conselho é cria de primeira, do criminoso-mor do País, Sarney, e só faz o que ele manda! E são esses, que irão "julgar" os desvios de seus colegas políticos!
Só mesmo em um País onde Lulla e seu PT apóstata conseguiram implantar essa nova ética que aí está! Com o seu apoio e o seu voto!
Esse é o quadro que você está ajudando a alimentar e a manter!....
Não é brincadeira nem alarmismo falso! O Projeto PTista de Perpetuação no Poder está aí, em pleno funcionamento! Só não vê, quem não quer !
Você, seus filhos e, provavelmetne seus netos, viverão sob esse jugo inconcebível de um Partido sem princípios, de pseudo-líderes sem valores, de uma estrutura de Poder podre e corrompida! E legal ! ! ! !
A vida, nesse esquema, perde quase tudo de sua beleza! Nos torna escravos de uns poucos ditadores desatinados!
Você ainda pode mudar esse roteiro. Depende de suas atitudes e de sua postura.
Pense nisso! Principalmente quando você olha para seus filhos e para seus netos !
E esteja absoutamente certo ; sua rejeição à esse modelo, não o coloca ao lado do "outro modelo entreguista" dos tucanos. Simplesmente o coloca CONTRA o grande dragão do mal, que aí está.
Se com a derrota desse grande dragão, vierem outros dragõensinhos iguais ou menores, você poderá lutar com a mesma bravura para sua derrota semelhante!
Mas, a tsunami do momento é esta que aí está : Lulla, o PT e a perpetuação dessa ética demoníaca!
DO BLOG DOIS EM CENA

Vigarice de amadora

“Vamos votar logo a volta de Delúbio ao partido que com o casamento real, amanhã o assunto só renderá notinhas nos jornais”.

Marta Suplicy, vice-presidente do Senado, garantindo aos companheiros do Diretório Nacional que a volta ao partido do delinquente Delúbio Soares seria confinada em alguns centímetros se noticiada no mesmo dia da copiosa cobertura do casamento do príncipe William, esquecida de que nenhum jornal trata da família real britânica nas páginas reservadas a casos de polícia.
AUGUSTO NUNES-REV.VEJA

EXTRA! EXTRA!

Dona Mintira Grhandi, A Primeira Muda Falante Competente está com pneumonia.
O problema foi diagnosticado a pouco em São Paulo.

Hummmmmmmm!

DO B.C..GENTE DECENTE

É o PSDB que não é esquerda, nem centro, nem direita. O PSDB!


No que Fernando Henrique Cardoso, o grande ideólogo das oposições, é diferente de Gilberto Kassab, do PSD sem programa? Em absolutamente nada! Afinal de contas, FHC anda conversando, aceitando discutir, debatendo a fusão entre o PPS, o antigo Partido Comunista Brasileiro, o DEM, a antiga Arena, o antigo PDS,  e o PSDB da elegante, educada e bem  vestida social-democracia. O que sairia de uma fusão entre PSDB, DEM e PPS? O ET de Varginha? Com certeza, como dizem os jogadores de futebol,  sairia alguma coisa que não seria esquerda, não seria centro e não seria direita. Assim como Kassab, com toda a sua simplicidade, definiu o novo partido que está nascendo. Está na hora de FHC escrever outro artigo daqueles bem bacanas para explicar. A gente só quer entender. Desta fusão sairia um PCM, o Partido da Classe Média? Afinal de contas, muito além das ideologias, é este pedaço de carne eleitoral que está interessando a todos os partidos. Fala, FHC, conta pra mim que partido é este que vai surgir da fusão entre PPS, DEM e PSDB. Conta porque o Kassab não tem direito de fazer um partido e o PSDB pode cruzar cobra com porco espinho parindo arame farpado!
..................................................................................
Será que este artigo de FHC, publicado hoje, no Estadão. responde a questão? Acho que não.
DO B. DO CEL

Educação indecente:Livros aprovados pelo MEC criticam FHC e elogiam Lula




Obras atacam privatizações feitas pelo tucano e minimizam o mensalão

Comissão formada por professores avalia os livros, que são usados por 97% das escolas da rede pública de ensino

Luiza Bandeira, Rodrigo Vizeu - Folha de São Paulo
Livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das exigências do MEC para aprovar os livros é que não haja doutrinação política nas obras utilizadas.

O livro "História e Vida Integrada", por exemplo, enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações.
Já o item "Tudo pela reeleição" cita denúncias de compra de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiu a recondução do tucano à Presidência.

O fim da gestão FHC aparece no tópico "Um projeto não concluído", que lista dados negativos do governo tucano. Por fim, diz que "um aspecto pode ser levantado como positivo", citando melhorias na educação e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já em relação ao governo Lula (2003-2010), o livro cita a "festa popular" da posse e diz que o petista "inovou no estilo de governar" ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
O escândalo do mensalão é citado ao lado de uma série de dados positivos.
Ao explicar a eleição de FHC, o livro "História em Documentos" afirma que foi resultado do sucesso do Plano Real e acrescenta: "Mas decorreu também da aliança do presidente com políticos conservadores das elites". Um quadro explica o papel dos aliados do tucano na sustentação da ditadura militar.

Quando o assunto é o governo Lula, a autora -que à Folha disse ter sido imparcial- inicia com a luta do PT contra a ditadura e apenas cita que o partido fez "concessões" ao fazer "alianças com partidos adversários".

Em dois livros aprovados pelo MEC, só há espaço para as críticas à política de privatizações promovida por FHC, sem contrabalançar com os argumentos do governo.

MENSALÃO
Já na apresentação da gestão Lula, há dois livros que não citam o mensalão.
Em "História", uma frase resume o caso, sem nomeá-lo: "Em 2005, há que se destacar, por outro lado, a onda de denúncias de corrupção que atingiu altos dirigentes do PT, inúmeros parlamentares da base do governo no Congresso e alguns ministros do governo federal".
A Folha não conseguiu falar com os autores da obra.

Uma das críticas feitas a Lula é o fato de ter continuado a política econômica do antecessor.
Os livros aprovados pelo MEC no Programa Nacional do Livro Didático são inscritos pelas editoras e avaliados por uma comissão de professores. Hoje, 97% da rede pública usa livros do programa.

São analisados critérios como correção das informações e qualidade pedagógica. As obras aprovadas são resenhadas e reunidas em um guia, que é enviado às escolas públicas para escolha dos professores.
DO B. MOV.ORDE VIG.CONTRA CORRUPÇÃO

Os livros de história estão destruindo o legado de FHC? Bem feito!

A história é contada pelos vencedores. Ainda mais quando os vencidos são covardes. Quer ver como é fácil acabar com esta máfia petista que está ensinando a história errada para os nossos filhos,  em livros panfletários, conforme informou hoje a Folha de São Paulo? Reúnam os oito governadores tucanos e informem ao MEC, em nota oficial, que estes livros não serão utilizados nas escolas estaduais. Devolvam tudo. Mandem de caminhão e despejem na frente do Palácio do Planalto. Isso é oposição. Mas imaginem se tucanos vão sujar as luvinhas brancas e os punhos de renda com algo assim. No máximo, vão escrever um artigo. E daqueles bem educados. 

DO COTURNO NOTURNO

IBGE joga lama na propaganda do PT



Um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca, não tem saneamento básico. As favelas do Rio de Janeiro, em geral, não têm número nas casas. Não têm ruas. Os hospitais dos ricos andam lotados. Os dos pobres... bem, você sabe! A situação brasileira é difícil. Nós que temos pelo menos 3 refeições diárias, completamos o ciclo educacional até a universidade e podemos compartilhar culturas, temos responsabilidade total pelo nosso atraso. A elite pensante do país precisa reagir.

O Censo 2010 é mais um soco na boca do estômago. A energia elétrica está chegando aos lares do Brasil, mas a água encanada ainda é ausente em quase 20% das casas. 45% da população não têm acesso a saneamento básico. É hora de escolhermos o lado: atraso ou pagamento imediato da dívida social? (Do blog de Sidney Rezende)


Por isso, a gozação de Cláudio Humberto
‘Nunca antes’
Ainda há 32,2 milhões de famílias vivendo com menos de um salário mínimo e 14.614 em ocas e malocas, diz o Censo 2010 do IBGE, com bolsa-família e Minha Casa, Minha Vida. Vem aí o “nunca antes do B”.
DO BLOG MEU ARARIPE

Pindamonhangaba.


Ontem, no twitter, o deputado tucano e secretário de estado do governo paulista, José Anibal, trocava farpas com alguns seguidores, perguntando qual era o problema de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, ser de Pindamonhangaba. Nenhum problema, desde que ele não faça política como se ainda estivesse lá.

O que Alckmin tem feito para detonar o PSDB nos últimos tempos demonstra o quanto os seus horizontes políticos são estreitos, indo até ali, em Pindamonhangaba. É isso que está ficando claro para os eleitores.  Recalcado, raivoso, vingativo, acabou com uma aliança vitoriosa no estado que dirige, com o único objetivo de apossar-se da máquina partidária e de derrotar os serristas.

Não, não é um blogueiro maluco e anônimo quem está fazendo esta afirmação. Se acham a avaliação errada, ela é a mesma de um senador paulista lúcido e muito conhecido, chamado Aloyzio Nunes, que foi eleito com mais de 10 milhões de votos e que, ontem, pasmo, refletia esta conclusão no twitter. 

Sim, porque não satisfeito com a cizânia local, Alckmin ainda chamou o apoio de Severino Sérgio Estelita Guerra, o presidente do PSDB, que publicou nota oficial negando a crise, ao mesmo tempo em que atacou gratuitamente Gilberto Kassab e outros políticos de expressão que estão fundando o PSD, além de fustigar os ex-companheiros que deixaram o partido. 

Geraldo Alckmin deveria olhar para a sua trajetória política e lembrar que, nas duas vezes em que dividiu o partido, foi derrotado. Em 2006, na sua candidatura à presidência da República, que foi empurrada goela abaixo do tucanato. E em 2008, quando dividiu novamente o PSDB e perdeu a eleição para Gilberto Kassab, amargando um terceiro lugar na corrida pela prefeitura paulistana.

Geraldo Alckmin é tão responsável quanto César Maia pelo racha das oposições e pelo surgimento do PSD. Promoveu uma verdadeira caça contra Gilberto Kassab, de quem teve apoio total na eleição para o governo do estado, já que Afif Domingues, um democrata, é o seu vice-governador. Quando alguém afirmar que Kassab está facilitando a vida do PT, não é bem assim. Quem está fazendo de tudo para perder para o PT – de novo! – é Geraldo Alckmin. Pelo menos em São Paulo, destruindo alianças, queimando pontes e incendiando barcos.

Alckmin, por todos os seus gestos políticos das últimas semanas, está  mostrando o quanto é provinciano, regionalista, sem visão de Brasil. Está pensando apenas no seu quintal. O problema de Alckmin não é ter começado a sua vida política em Pindamonhangaba, uma bela e progressista cidade. Isto é até uma virtude, mostra uma certa pureza de propósitos, uma simplicidade bonita. O problema de Alckmin é que ele saiu de Pinda, mas Pinda continua nele, cada vez mais forte. É não perceber que São Paulo e o Brasil são muito maiores do que Pindamonhangaba.

(Um pedido aos paulistas e paulistanos: para julgar este post, saiam da cidade e do estado, colocando-se como brasileiros. Não sejam tão provincianos quanto Geraldo Alckmin. )
DO B. DO CEL

Investir em segurança ficou só no discurso de Dilma Rousseff; Pronasci terá R$ 1 bilhão a menos em 2011 Leia mais sobre esse assunto em


BRASÍLIA - Contrariando o discurso de campanha, que alardeou mais participação federal na segurança pública, o governo Dilma Rousseff ainda não tirou do papel suas promessas para a área. Com os cortes orçamentários, os investimentos para o combate ao crime minguaram e projetos amplamente explorados na corrida eleitoral não avançaram após quatro meses de gestão. Principal meio de colaboração com estados e municípios, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) terá menos R$ 1,028 bilhão este ano, o que corresponde a 47% do previsto. Não por acaso, as despesas foram 28,5% menores de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período de 2010.
VOTE: Você acha suficiente o investimento do governo federal em segurança pública?
O Orçamento prevê R$ 2,1 bilhões para o Pronasci, mas a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, admite que o Ministério da Justiça terá só R$ 1,25 bilhão para bancar as atividades do programa este ano. Até agora, foram aplicados R$ 279,7 milhões, ante R$ 391,2 milhões no primeiro quadrimestre de 2010. Quase 40% do montante são de restos a pagar, ou seja, compromissos assumidos em anos anteriores, mas só quitados agora. Os dados constam do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
Os estados já sentem os efeitos da tesoura. Em Minas, os convênios firmados com o ministério em 2010 continuam sem verba. O Espírito Santo, que amarga uma das maiores taxas de homicídio do país, aguarda o repasse de cerca de R$ 1 milhão para construir uma nova Delegacia de Tóxicos e um Centro de Instrução para os bombeiros, conforme acordado desde o ano passado. O secretário de Defesa Social do estado, Henrique Herkenhoff, diz que bateu à porta do ministério, mas ouviu que a prioridade são os projetos inscritos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
FONTE GLOBO.COM

João Paulo 2º é proclamado beato por Bento 16 em Roma

01/05/2011 - 05h45

Às 10h38 da manhã (5h38 de Brasília) o papa Bento 16 proclamou seu antecessor, João Paulo 2º (1920-2005), beato em uma cerimônia vista por mais de um milhão de pessoas na praça de São Pedro, em Roma. A beatificação foi celebrada com aplausos dos presentes e seguida de cantos religiosos.



A cerimônia teve início às 8h (5h de Brasília) deste domingo, na praça de São Pedro. Uma hora de preparação precedeu a missa de beatificação, durante a qual rezou-se a parte Superior da cabeça da Divina Misericórdia, devoção introduzida pela santa Faustina Kowalska, uma religiosa da qual João Paulo 2º se considerava discípulo e que é conhecida como a santa Teresa de Jesus polonesa.

Giuseppe Cacace/France Presse
Bento 16 abençoa os fiéis na praça de São Pedro ao chegar para a cerimônia de beatificação de João Paulo 2º
Bento 16 abençoa os fiéis na praça de São Pedro ao chegar para a cerimônia de beatificação de João Paulo 2º
A parte Superior da cabeça é uma reza similar ao Rosário, com o qual se invoca a misericórdia de Deus e se pede o perdão pelos pecados em um ato de confiança à misericórdia de Cristo.
A hora de preparação terminou com uma invocação da Misericórdia de Deus sobre o mundo, com o canto "Iesu ufan tobie" (Jesus, confio em ti).
Em seguida, o papa Bento 16 chegou no papamóvel precedido de uma procissão de várias dezenas de cardeais, e foi ovacionado pela multidão.
Ele celebrou a cerimônia acompanhado pelos cardeais pesentes em Roma, incluindo Mieczslaw Mokrzycki, que foi secretário de João Paulo II .
A comunhão foi distribuída para 800 sacerdotes. Bento 16 utilizou o mesmo cálice usado por João Paulo 2º em seus últimos anos e vestiu uma estola e uma mitra que também pertenceram a seu antecessor.
João Paulo II foi beatificado na festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por santa Faustina.
A Cappela Musical Pontifícia, o Coro da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, de Roma, cantaram na cerimônia, com um total de 710 pessoas, entre coristas, organistas e orquestra.
VIGÍLIA
Já no sábado à noite, cerca de 200 mil pessoas assistiam no Circo Máximo, coração de Roma, à Vigília de orações e testemunhos dedicada à beatificação de João Paulo 2º, segundo fontes da polícia local.
A Vigília, que começou às 20h (16h de Brasília), foi acompanhada por muitos jovens, religiosos e peregrinos provenientes de diversos países, principalmente da Europa, exibindo bandeiras, em sua maioria polonesas, ou iluminando com tochas a esplanada, uma pista para corridas de bigas do Império Romano.
Uma série de vídeos com imagens importantes da vida do novo beato foi exibida no imenso telão instalado atrás do palco sobre o qual convidados emocionados narram seus testemunhos.
"Diante da beatificação de João Paulo 2º sinto o mesmo que senti depois de sua morte: o profundo sentimento de ter que agradecer a essa pessoa, a esse Papa, por ter dito durante toda a vida sim a Deus", declarou Joaquín Navarro Walls, porta-voz por 21 anos do pontífice polonês, uma das pessoas mais próximas, que o acompanhou na maioria de suas 104 viagens ao exterior.
SENTINELAS
Em uma atitude inédita, o Vaticano criou nas redes sociais da internet as chamadas "sentinelas digitais", que divulgar a beatificação de João Paulo 2º, pontífice que usou todos os meios de comunicação ao seu alcance para divulgar sua mensagem.
Graças às "sentinelas digitais" foi possível ver ao vivo as celebrações da beatificação através do canal oficial no Twitter, no Facebook e na página da Rádio Vaticano.
O projeto das "sentinelas digitais" foi lançado no dia 5 de abril e teve uma ótima recepção, além de um grande impacto na mídia. Foram enviados mais de 40 mil cartões digitais com frases de João Paulo 2º destinadas aos jovens, graças ao serviço Pope2You.
Uma verdadeira ofensiva a favor da comunicação por meio dos novos meios foi desencadeada pelo Vaticano, que divulga há vários dias pelo YouTube vídeos sobre o pontífice polonês Karol Wojtyla.
Pela primeira vez, cerca de 150 blogueiros do mundo todo, escolhidos de forma aleatória, conversarão no dia 2 de maio, um dia depois da beatificação de João Paulo 2º, com autoridades do Vaticano com o objetivo de compartilhar experiências.
A lista de participantes, nem todos católicos, pode ser consultada na internet (www.pccs.va).
FOLHA.COM