quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dilma confessa saber que fim levou o dinheiro sujo

1 Minuto com Augusto Nunes: Na entrevista à Folha, a ex-presidente explodiu a conversa de 171 da candidata

Dilma Rousseff vem repetindo há séculos que nada teve a ver com as contas bandidas das campanhas eleitorais de 2010 e 2014: nunca soube de onde veio um único e escasso centavo dos muitos bilhões arrecadados, nem faz a menor ideia do que aconteceu com a dinheirama. Essa conversa de 171 foi implodida nesta terça-feira pela entrevista concedida à Folha por uma prisioneira do ressentimento.
Ela sempre soube de onde veio e para onde foi o dinheiro sujo, revela um trecho do palavrório: “Na campanha, o Michel Temer arrecadou R$ 20 milhões de um total de R$ 350 milhões. Nós pagamos integralmente todas as despesas dele. Jatinhos, salários de assessores, advogados, hotéis, material gráfico, inserções na TV”. Com apenas três frases, Dilma confessou conhecer de perto as origens, a trajetória e o desaguadouro da gastança ilegal.
Pena que tenha sido uma entrevista. Se esse surto de sinceridade ocorresse diante de algum juiz menos clemente, a flor de honestidade que só viceja no lixo não escaparia de ouvir um mais que merecido “Teje presa”.

Doria é o político que apoiou impeachment mais popular nas redes sociais

Felipe Moura Brasil expõe: O dia começa com Dilma na privada de Dilma e acabou com descarga do PT


O assédio do ator da Globo não pode ser culpa da sociedade

blog
Estava fora de casa resolvendo assuntos particulares e nem tomei conhecimento da notícia mais relevante do universo, a julgar pelas redes sociais: o assédio do “galã” da TV Globo José Mayer.
Não tenho muito o que acrescentar a comentários de amigos, que publico aqui com o único intuito de reforçar a mensagem de que nossa sociedade precisa abandonar o coletivismo, a transferência de responsabilidade para entes abstratos como “sociedade”, e começar a falar mais em ações individuais com volição.
Essa história do José Mayer é muito elucidativa. Vocês sabem: ator da Globo assediou figurinista, figurinista denunciou e a casa caiu. E agora, José? Globo emitiu nota, atrizes protestaram, carnaval em Salvador, garanhão pediu desculpas por meio de carta pública. José Mayer é aquele sujeito que mulher nenhuma consideraria galã se não fosse ator da Globo. Virou ator, ficou bonito. Nos bastidores, quis conhecer biblicamente a figurinista. A figurinista, que não é religiosa, não quis conhecer biblicamente o tipo. Há quem garanta que é o jeitão dele mesmo, que não se trata de assédio de verdade, ele brinca com todo mundo. Não sei, não quero ter Mayer no meu cangote para tirar a prova. Mas o engraçado disso tudo, para além dos arreganhos justiceiros a que já estamos acostumados, é que José Mayer, que tem mulher e filha, disse que sim, errou, que “tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são”. Vejam só como o tiro ideológico sai pela culatra da realidade. Progressistas e militantes adoram esse argumento: “sou criminoso porque fui levado a isso”. Agora, um machão esperto usou a seu favor: “sou fruto de uma sociedade machista”. Não, José Mayer, você não é fruto. Não é vítima. Você é um senhor já avançado em anos e sabe muito bem o que se pode ou não se pode fazer com as meninas. E, ao não aceitarmos a justificativa dele, não podemos aceitar as justificativas deles: progressistas e militantes. O homem é livre para fazer maldades: homicídio, tráfico de drogas, sequestro, assalto e, que coisa, até mesmo assédio sexual.
Fiquei sabendo por cima do caso de assédio envolvendo o ator José Mayer. Li, entretanto, a cartinha que ele mandou para a VEJA como “pedido de desculpas”. Em determinado momento de seu texto, ele se diz “fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas”. Na prática, quer socializar sua culpa, colocando ela também na sociedade, que serve de pau para toda obra. A coletividade abstrata sempre surge como co-responsável dos canalhas individuais.
Os criminosos juvenis matam dentistas porque a sociedade os oprimiu. Os tarados apalpam vaginas alheias porque a sociedade é machista e patriarcal. Os corruptos afanam dinheiro público porque a sociedade é corrupta. A sociedade virou um recipiente de culpas para toda sorte de criminosos e vagabundos.

1. Para minha surpresa, apareceram na minha timeline comentários repulsivos dando conta de que seria “normal”, produto da interação “espontânea” entre os sexos, adotar certas expansões gestuais – o que, no caso específico, aparentemente envolve tocar as partes íntimas de uma mulher sem o seu consentimento. Uma dica, “amiguinho”: cresça (independente da idade) e aprenda a diferença entre ser contra o politicamente correto e ser um inconveniente boçal.
2. O ator errou duplamente. A primeira quando, a julgar pela sua confissão, efetivamente cometeu o desatino. A segunda ao querer responsabilizar a “cultura” e a “sociedade”, a “geração machista” a que pertence por uma vergonha que é só sua. Geração machista é a pqp, seu covarde! Assuma a responsabilidade pelos seus erros em vez de querer jogar confete para plateia feminista.
Não sou da geração de José Mayer. Fica o registro. Aliás, sou de geração nenhuma. Indivíduo responsável exclusivamente pelas próprias desgraças.
Ao culpar a “sociedade machista” Zé Mayer se esconde no refúgio criado pela própria esquerda. A desculpa dele é tão esfarrapada e mentirosa quanto a do pivete que bota fogo em um dentista durante um roubo ou daquele que atira em sua vítima porque ela “reagiu”. Foi duplamente canalha.
Na geração Zé Mayer, os homens cumprimentam as mulheres pegando em suas partes íntimas.
Na geração nutella trans-globo, os homens cumprimentam outros homens pegando em suas partes íntimas.
Leva a mal não, mas a minha geração é a mais legal: o bom e velho beijo no rosto e sorriso na cara pras gatas; e o cumprimento de mão, com tapa nas costas, pros irmãos.
O assédio machista, a cantada fora de hora, o tom vulgar de um flerte e a piadinha infame sobre mulheres são alguns dos problemas ocultos e diluídos nas relações diárias de trabalho. O fato é que não se cria uma civilização presumindo que o homem é bom, demasiadamente bom e a cultura machista que corrompe. Rousseau estava completamente errado. Quando conservadores — os sérios e, nesse caso, os caricatos — falam em direito de defesa, a esquerda torce o nariz. No entanto, quer condição mais importante do que ensinar mulheres a se defenderem de machistas tarados? Não há. A relação homem e mulher na história sempre foi problemática justamente pela ameaça contra as mulheres. A “rua”, o “trabalho” e a “guerra” eram ambientes hostis e sujos. A casa, pelo contrário, o lugar sagrado e supostamente protegido. Isso é passado. Hoje todos coexistem em espaços não mais diferenciados. Mudou-se os espaços e a coexistência, mas não mudaram as ameaças O humano permanece. Alguma coisa de correta há no politicamente correto. Chamar atenção para a hostilidade machista dos homens, talvez. O problema é que o politicamente correto parece que descobriu ontem que o homem é um ser canalha e miserável. Eu não desrespeito as mulheres porque me sinto pressionado pelo politicamente correto, não desrespeito porque acho coisa de gente troglodita, gente bárbara, porca e nojenta. É com banho de civilização (bom senso) que se construirá o respeito necessário para a coexistência pacífica e não com textão no Facebook exorcizando os demônios da cultura.
Rodrigo Constantino