sexta-feira, 4 de novembro de 2011

“Ao contrário do PT, ONU mostra o Brasil real, líder em desigualdade e baixo IDH” Diz senador Aloysio Nunes

O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) subiu na tribuna do Senado nesta quinta-feira (03.11) para salientar que, ao contrário do PT, que insiste em vender ao povo brasileiro um País de desempenho excepcional, o Brasil continua líder em desigualdade de renda e, na melhor das hipóteses, andando de lado em relação ao resto do mundo.
De acordo com o IDH divulgado pela ONU, entre as quarenta e sete nações consideradas de alto desenvolvimento, apenas a Colômbia é mais desigual que o Brasil. Ainda de acordo com a ONU, o nível do IDH do Brasil, no ano passado, foi inferior ao que países como Noruega, EUA e Japão possuíam há 40 anos. A distância entre o Brasil e a Noruega, o país líder, aumentou de 2010 para 2011. A ONU mostrou também mostrou que o Brasil está atrás de dezenove outros países latino-americanos. O Brasil ocupou a 84ª posição, bem atrás de Chile e Argentina, classificados na 44a e 45a posições. No que se refere à educação, a duração da escolaridade brasileira estacionou em 7,2 anos, menos que o período de ensino fundamental completo.
“Nós estamos no mesmo nível do Zimbábue, país que ocupou o último lugar no desenvolvimento humano do mundo em 2010”, enfatizou Aloysio Nunes. A seu ver, esses números nos chamam para o realismo.
“A desigualdade de renda no Brasil continua sendo uma chaga terrível. E o nível educacional dos brasileiros é vergonhoso”, pontuou.
“Esses dados divulgados hoje funcionam como um antídoto, diante da perspectiva irrealista e ufanista que tem pautado o discurso oficial”, situou, para em seguida complementar: “Não estamos mal, mas caminhamos muito lentamente para se tornar um país realmente bom para se viver”.
Fonte: Izabela Fernandes – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário