sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os aloprados do BlogProg.

BlogProg é a sigla de um conluio amigável entre blogueiros chapa-branca de apoio ao governo petista, uma sofisticada organização blogosférica, que vem organizando eventos patrocinados por empresas públicas como o Banco do Brasil, Petrobras, Itaipu e até por governos, como o do Distrito Federal. Inspirados no sucesso de Paulo Henrique Amorim, Luiz Nassif e Luiz Carlos Azenha, blogueiros que mantêm generosos e milionários contratos com empresas públicas, estão buscando demonstrar uma força que não possuem, para chegar ao grande objetivo, que é:

Democratizar a distribuição de verbas públicas de publicidade, que deve ser baseada não apenas em critérios mercadológicos, mas também em mecanismos que garantam a pluralidade e a diversidade. Estabelecer uma política pública de verbas para blogs.

O objetivo acima não é invenção. É o que diz textualmente a Carta do II BlogProg - Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Aliás, o documento é um amontoado de besteiras e imbecilidades, típico de eventos políticos que pretendem dar a si um ar de credibilidade para, a seguir, atacar os cofres públicos, em busca de dinheiro fácil. Algumas frases constam do documento, tais como:

nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

O tal "oligopólio midiático" emprega mais de 40.000 jornalistas registrados e empregados em mais de 10.000 veículos de comunicação de mídia impressa e eletrônica no Brasil, devidamente registradas como empresas de comunicação. A mídia é, sem dúvida, ums dos setores mais pulverizados do país. O IVC, Instituto Verificador de Circulação audita 462 publicações, sendo 108 jornais e 354 revistas. Na mídia online, o instituto monitora 47 sites jornalísticos, que recebem 903 milhões de page views mensais. Poderíamos aqui desfiar dezenas de outros dados que mostram que o conceito de "oligopólio midiático" é meramente ideológico, sem nenhum embasamento técnico. Aliás, os BlogProg deixaram tudo muito claro na sua carta: eles não querem ser analisados por aspectos mercadológicos, mas sim porque são diferentes e plurais. Eles são ou não são uma gracinha? Olhem essa:

É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país.

A palavrinha "contraponto" é a essencial para que se compreenda o que os BlogProg representam. Eles são o canal através do qual o governo petista busca inibir a informação, plantando versões oficiais, muitas vezes por meio de calúnias, apontadas especialmente contra partidos e pessoas. É uma verdadeira central de boatos, manejada a partir de um conjunto de blogs patrocinados. Aliás, Lula, presente no evento, continuou louvando a reação dos "brogueiros" que sustentaram a mentira de que Serra havia sido atingido por uma bolinha de papel, quando a Rede Globo mostrou, claramente, que ele havia sido atingido por outro objeto. O SBT, que foi usado para espalhar a mentira na mídia de massa, dias depois vendeu o Banco Panamericano, quebrado e falido, para a Caixa, dando um prejuízo de mais de R$ 4 bilhões aos contribuintes. Abaixo, outra pérola do documento:

Na preparação do II Encontro Nacional, isso ficou evidenciado com a realização de 14 encontros estaduais, que mobilizaram aproximadamente 1.800 ativistas digitais, e serviram para identificar os nossos pontos de unidade e para apontar as nossas próximas batalhas.

A metodologia de formação deste futuro sindicato de blogueiros, que ainda não sabe se será uma entidade patronal ou profissional, tendo em vista que querem continuar independentes, mas recebendo dinheiro público, é conhecidíssima.Promovem pequenas reuniões descentralizadas, mas sempre dominadas pelos companheiros petistas para, depois, reunir tudo em torno de um evento nacional, organizado para dar legitimidade às decisões tomadas por grupelhos regionais. É o modelito Cofecom. Notem que nem mesmo eles sabem o que são: se blogueiros progressistas ou se ativistas digitais. Na verdade, eles são apenas um grupelho de militantes chapa-branca querendo arrancar algum dinheiro dos cofres públicos para financiamento da sua atividade política. Aliás, até agora ninguém sabe quanto de dinheiro da Petrobras, de Itaipu, do Banco do Brasil e do Governo do Distrito Federal foi desviado para o evento. Muito menos no bolso de quem foi parar a bufunfa. Como são verdadeiros aloprados digitais, daqui a pouco a gente descobre.
DO COTURNO NOTURNO

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