terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vexame: Dilma afasta do Conselho de Ética da Presidência os membros que tentaram punir Lupi e Pimentel

Carlos Newton
A presidente Dilma Rousseff decidiu não reconduzir aos cargos os conselheiros Marília Muricy e Fábio Coutinho. Motivo: Marília quis demitir o então ministro Carlos Lupi (PDT) e Fábio Coutinho defendeu a aplicação de uma pena de advertência ao atual Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel,que embolsou R$ 1 milhão da Federação das Indústrias de Minas Gerais, simulando ter feito uma série de palestras que jamais realizou.
 Pimentel não se explica
Na reunião do dia 11 de junho, o ainda conselheiro Fábio Coutinho defendeu novamente a imposição de uma advertência a Pimentel, por conta de seus milionários negócios de consultoria. O episódio envolvendo o fretamento de um jatinho para o ministro também será apurado.
Apesar do voto favorável de Coutinho e da conselheira Marília Muricy, os demais membros da comissão optaram por pedir mais esclarecimentos a Pimentel – esta será a terceira vez que o ministro terá de dar explicações sobre as consultorias.
“Queremos saber exatamente, documentadamente, o encerramento das relações contratuais da consultoria. A comissão, como qualquer tribunal e nós somos um tribunal, enquanto não se sente esclarecida, o dever é converter em diligência pra apurar”, disse na época o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, afirmando que também vai pedir informações à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A Fiemg contratou e pagou por serviços de consultoria do ministro que jamais foram prestados.
“Ele (Pimentel) apresentou as explicações e nos parece que há pontos que merecem ser melhor esclarecidos. Eu vou estabelecer no pedido de diligência o prazo (para o envio das novas informações)”, afirmou Pertence.
###
IGUAL A PALOCCI
A oposição vê semelhanças entre a situação de Pimentel e a do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, que saiu do governo devido à denúncia de ter o patrimônio ampliado em 20 vezes após a prestação de serviços de consultoria.
Pimentel é alvo de denúncias de que sua empresa, a P-21 Consultoria e Projetos, teria faturado mais de R$ 2 milhões com consultorias entre 2009 e 2010.  A situação de Pimentel se complicou após o portal Terra revelar que o ministro viajou em jatinho cedido pelo empresário João Dória Júnior, em outubro do ano passado.
###
NOVOS MEMBROS
Esta segunda, Dilma nomeou três integrantes para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O Diário Oficial da União traz a designação de Marcello Alencar de Araújo, Mauro de Azevedo Menezes e Antonio Modesto da Silveira para exercerem a função com mandato de três anos. Não há data marcada para a posse dos novos membros no colegiado.
TRIBUNA DA INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário