quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vamos ver se o ABC é terra de aloprados.

Aloprados: petista será candidato a vereador no Grande ABC
Hamilton Lacerda foi filmado carregando dinheiro para compra de falso dossiê contra Serra

GUSTAVO URIBE


Hamilton_LacerdaSÃO PAULO - Após seis anos desde o escândalo dos aloprados, uma das figuras centrais do imbróglio eleitoral trabalha para retomar a sua trajetória política na disputa municipal deste ano. O petista Hamilton Lacerda, que atuou como coordenador da campanha de Aloizio Mercadante à sucessão do Palácio dos Bandeirantes, em 2006, será candidato a vereador em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC. Na última sexta-feira, a 7ª Vara Criminal de Mato Grosso aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra nove pessoas, entre elas o petista, que vão responder por lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e formação de quadrilha.
Em 2006, Hamilton Lacerda foi filmado carregando uma maleta em um hotel na capital paulista, onde o policial aposentado Gedimar Passos e o empreiteiro Valdebran Padilha foram presos portando R$ 1.168.000 e US$ 248,8 mil. A Polícia Federal apontou na época que foi o petista quem transportou o montante até o local. O dinheiro seria usado para a compra de um falso dossiê contra o então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra. Após o escândalo político, Hamilton Lacerda, que havia sido vereador por três mandatos, pediu o seu desligamento do PT. Em quatro anos, atuou principalmente como empresário e professor universitário.
Em 2010, o seu retorno à legenda foi aprovado e elogiado, na época, pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT). Antes do escândalo político, em 2004, Hamilton Lacerda ficou em segundo lugar na disputa à prefeitura de São Caetano do Sul. Às vésperas da campanha eleitoral, o pré-candidato a vereador participa de eventos e atividades do partido. Em mensagem, publicada em seu blog político, o candidato a vereador afirmou que, com a denúncia do Ministério Público Federal, foi mais uma vez "colocado no meio do furacão da política" e ressaltou estar "tranqüilo", uma vez que não fez "nada de errado ou criminoso".
O presidente municipal do PT em São Caetano do Sul, Edgar Nóbrega, pré-candidato do partido à prefeitura do município, considera que se, em seis anos, a Justiça Federal não colocou impedimento à possibilidade de candidatura de Hamilton Lacerda, não será a direção municipal que o fará. Na avaliação dele, quem deve julgar a candidatura do petista são os eleitores da cidade do Grande ABC.
— Ele é cidadão, é maior de idade, e para ser candidato precisa apresentar todos os documentos à Justiça Eleitoral. Se a justiça, em seis anos, não colocou óbice na possibilidade de candidatura dele, não é o PT que deveria colocar. Ele é filiado ao partido, a direção anterior aceitou a filiação dele e ele apresentou os documentos. Quem deve julgar os candidatos são os eleitores da cidade — afirmou.
DO GENTE DECENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário