quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cristina e seu jovem inspirador de costeletas grandes…



A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, começou a flertar com a derrocada. Vamos ver quanto tempo vai demorar até a desmoralização. O discurso anti-imperialista costuma ser o último refúgio de quem não tem mais nada a dizer — ou a fazer. A sessão no Senado de ontem, quando a área econômica do governo explicou a nacionalização da YPF, foi uma patuscada, uma pantomima. E o vice-ministro da economia, Axel Kicillof, este senhor que vocês veem abaixo, comandou o show. O Brasil também foi tungado. Já chego lá.
kicillof
Camisa aberta ao peito, cabelos em desalinho (que esconde um prenúncio de calvície), olhos azuis de galã de folhetim e costeletas de milongueiro, eis Kicillof. Consta que Cristina está inteiramente entregue a seus cuidados… E até a suas ideias.
Só os tolos ignoram a aparência quando ela se faz tão eloquente. Imaginem se alguém exibindo essas costeletas e se comportando no Senado da República como se estivesse num boteco pode ditar os rumos da economia. E, no entanto, Kicillof, de 41 anos, egresso da “juventude kirchnerista” — esse negócio de “juventude” dedicada a um líder nunca resulta em boa coisa — dá hoje as cartas. Entusiasta da reestatização, é ele o principal interlocutor da presidente e arquiteto da retomada da YPF.
Os espanhóis querem US$ 10,5 bilhões pela empresa. Kicillof disse que o governo não vai pagar. Em sua exposição, a que não faltou murro na mesa, afirmou: “Não pagaremos à Repsol aquilo que eles querem. São imbecis os que pensam que o Estado argentino deve ser tonto e cumprir aquilo que a empresa deseja”. Deixou claro, também com o vocabulário, o padrão em que passou a operar o governo argentino. A canalha dita anti-imperialista chega aos estertores do prazer, baba de satisfação. Segurança jurídica pra quê? A empresa e o governo espanhóis dizem que vão recorrer à arbitragem internacional. Uma coisa é certa: investir na Argentina passou a ser uma operação de risco.
Petrobras
O Brasil não está fora do furor nacionalista da dupla Cristina-Kicillof. O governo argentino cancelou, sem mais nem menos e sem prévio aviso, uma concessão da Petrobras na província de Neuquén. Ao mesmo tempo, exorta a empresa a investir mais no país, entenderam? O governo brasileiro, até agora, está mudo. Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, limitou-se a reconhecer a “soberania” dos argentinos para tomar suas decisões, como se isso estivesse em debate. E, no entanto, não está.
Até agora, só um “líder” emprestou seu apoio irrestrito ao governo argentino: Hugo Chávez! Néstor, marido e antecessor de Cristina, era conhecido por seu temperamento mercurial. Muitos desconfiavam que não batesse bem dos pinos. Começa a se ver agora que era ele a parte moderada do casal…
Por Reinaldo Azevedo
REV VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário