Durante quase três horas, manifestantes pressionaram os parlamentares a rejeitarem a concessão da área
Diego Zanchetta e Isadora Peron - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Em sessão tumultuada, com troca de farpas entre vereadores e manifestantes, a Câmara Municipal aprovou em primeira votação o projeto que autoriza a concessão de um terreno da Prefeitura no centro de São Paulo, avaliado em R$ 20 milhões, para o Instituto Lula. Por 37 votos favoráveis, dez contrários e uma abstenção, os vereadores aprovaram a proposta criada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) em fevereiro. Durante quase três horas, cerca de dez manifestantes presentes nas galerias do Legislativo pressionaram os parlamentares a rejeitarem a concessão da área, localizada ao lado da Estação da Luz.
A segunda e definitiva votação deve acontecer em 15 dias, segundo lideranças da base kassabista. O terreno de 4,4 mil metros quadrados vai abrigar o Memorial da Democracia, uma espécie de museu em homenagem ao ex-presidente. A proposta de Kassab, apresentada em fevereiro, fazia parte do plano de aproximação do prefeito com o PT, em uma estratégia que visava pressionar o ex-governador José Serra (PSDB) a sair candidato a prefeito. E a cartada deu certo. Após o flerte de Kassab com os petistas, Serra anunciou sua intenção em disputar as eleições municipais no início de março.
Ontem, após duas semanas de obstrução ao projeto de concessão ao terreno feito pelas bancadas do PSDB e do PR, a base do prefeito, mesmo constrangida, atropelou a oposição para homenagear o ex-presidente. Mas o clima esquentou no Legislativo assim que começou a sessão extraordinária para a votação do projeto, por volta das 15h30.
Para tentar acalmar manifestantes que tumultuavam a sessão, o presidente da Casa, José Police Neto (PSD), e o líder de governo, Roberto Trípoli (PV), subiram até onde eles estavam. A tentativa foi em vão e terminou em mais confusão. Parte dos manifestantes acusou Trípoli de tentar agredi-los - o vereador negou a acusação.
PS: A VOTAÇÃO FINAL OCORRERÁ EM QUINZE DIAS.
ATENÇÃO PAULISTANOS: AINDA DÁ TEMPO DE BERRAR CONTRA.
DIGA NÃO AO MEMORIAL DA ROUBALHEIRA.
DO GENTE DECENTE
Paulistanos não aceitem esta armadilha o molusco começa colocandado o pé depois vem as maos e por ultimo o corpo inteiro... seus tentatulos são venenosos... lutem...
ResponderExcluir