quarta-feira, 7 de março de 2012

SENADO VETA RECONDUÇÃO DE HOMEM DE CONFIANÇA DA DILMA PARA DIREÇÃO DA ANTT

Por 36 votos contra 31 a favor e uma abstenção, o plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira a recondução de Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Considerado um homem do staff da presidente Dilma Rousseff, com quem trabalhou diretamente por dois anos na Casa Civil, o resultado é uma derrota de Dilma no Senado. Integrantes da base aliada avaliaram que o resultado reflete a insatisfação de senadores com o governo.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), avaliou que o resultado da votação secreta traduziu a insatisfação de alguns senadores com o governo.
- Existe insatisfação em vários partidos e isso foi manifestado no voto secreto - concluiu.
Para ele, é preciso aprofundar as relações políticas entre o governo e a base para acabar com traições. A insatisfação, de acordo com o líder, tem a ver com os problemas de sempre: falta de liberação de emendas, indicações políticas, falta de atenção dos ministros...
- Juntou a insatisfação com os problemas com o nome do indicado. O relatório do TCU deu combustível - observou.
A oposição comemorou.
- As irregularidades eram flagrantes, e as denúncias, gravíssimas. Prevaleceu o bom-senso e o Senado agiu com independência - disse o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR).
Bernardo teve forte oposição do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que apresentou acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que aponta várias irregularidades na gestão do então diretorda ANTT. Requião lembrou que o Ministério Público Federal acusa Figueiredo de ter se omitido no papel de fiscalizador das concessionárias de linhas férreas e ainda de ter contribuído para que empresas privadas dilapidassem o patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
A oposição se revezou na tribuna para falar contra a recondução de Bernardo para a diretoria-geral da ANTT. O líder do PMDB, Renan Calheiros, favorável a aprovação de Bernardo, encaminhou voto da bancada pela aprovação, mas deixou claro que não haveria consenso. Do site do jornal O Globo
MEU COMENTÁRIO: Deve-se acrescentar a esta notícia que o resultado da votação secreta revelou que uma parte da bandalha do PMDB votou contra. Não porque discorde do desastroso governo do PT,  mas porque está barganhando cargos, liberação de emendas, isto é: o PMDB, que lutou pela democracia hoje é um partido que se interessa só e unicamente por cargos e mordomias governamentais.
E aí eu pergunto: a Oposição comemorou o quê?
A verdade é que não teve nenhum senador oposicionista que se manifestasse revelando, principalmente para o público menos informado, o que está acontecendo no Brasil sob o PT e sua funesta base aliada que não passa de um bando de parasitas dos cofres públicos.
DO ALUIZIO AMORIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário