terça-feira, 29 de novembro de 2011

BRASIL AINDA É UM PAÍS PEQUENO, DIZ SERRA



Em palestra na Federação das Indústrias de São Paulo para jovens empreendedores, o ex-governador José Serra, confirmou tudo que este blog tem afirmado ao longo de sua existência.
O Brasil tem tudo para ser um grande país, mas continua pequeno. Ele é grande apenas nos filminhos que rodam nas televisões com a marca do regime petista.
A realidade é bem distante dessa que é dita pela presidenta em seus discursos. Em temas fundamentais, o país avançou pouco e propagou muito.
Até quando vamos esconder esta corrupção escandalosa debaixo dos finos tapetes persas do planalto central? Até quando ostentaremos índices vergonhosos que nos colocam na rabeira, atrás de países que não têm um terço das nossas riquezas?
O que Serra disse é o que este blog vem dizendo até hoje. Leia a reportagem da Folha de SP:
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez críticas nesta segunda-feira (28) à posição do Brasil no cenário internacional.
Citando indicadores econômicos e sociais, ele disse que o Brasil ainda é pequeno. "O Brasil ainda é, no contexto da economia mundial, por incrível que pareça, um país pequeno", disse o tucano em palestra no 7º Congresso Paulista de Jovens Empreendedores, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Serra citou como exemplos que o Brasil representa 3% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, 2% do comércio mundial e ficou na 75º posição em renda per capita, entre outras coisas.
"Temos um desafio extraordinário pela frente, que é vencer esse quadro de subdesenvolvimento, de não desenvolvimento, de modéstia em relação a avanços sociais e peso na economia mundial."
Ele listou entre as dificuldades histórias do país os períodos de alta inflação, de economia fechada para o exterior e de loteamento de cargos públicos.
Serra afirmou ainda que a atual crise internacional pode ser uma oportunidade para o país. Segundo ele, a crise anterior, entre 2008 e 2009, foi desaproveitada pelo governo federal.
"O Brasil foi o único país do mundo que não baixou os juros, foi uma coisa fenomenal, não há erro mais espetacular de política econômica, é um dos maiores erros do mundo, isso vai virar caso em curso de economia e administração pelo mundo."
Em outra crítica, o tucano afirmou que o setor público virou uma área de lambança. "No Brasil tem muita gente, inclusive na elite, que pensa assim: 'esse país não tem conserto', um sofrem, outros curtem. O governo e o setor público passaram a ser áreas de lambança, de curtição, de quem não tem fé no Brasil."
DO BLOG DO LUCIONETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário