quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ih, os capas-pretas do PMDB estão batendo boca… Que boa notícia!

Eita! Não é que, de vez em quando, a gente lê uma boa notícia sobre o PMDB? A mais recente indica que pode estar prestes a acontecer um curto-circuito por lá. Parto do princípio de que, se o PMDB está brigando, os cofres públicos podem sair ganhando. Sem contar, né?, que conto com aquela possibilidade remota de que, no confronto, eles decidam contar tudo… Leiam o que segue. Volto em seguida:
Deputado do PMDB ataca aliados após perder cargo em comissão
Por Maria Clara Cabral, na Folha Online:
Um dia depois de ter sido tirado da relatoria da Comissão Especial sobre Código do Processo Civil, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reagiu nesta quinta-feira. A principal reação foi pedir cópia de todas as auditorias feitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) entre 2007 e 2010 na Funasa. No período, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) presidiu o órgão. Forte é apontado por Eduardo Cunha como um dos responsáveis pelo motim que o tirou da comissão.
“Infelizmente ele foi colocado lá a época pelo partido e eu me arrependo de ter dado apoio, até porque isso manchou o partido”, disse Eduardo Cunha sobre o colega pelo Twitter. Ontem, Danilo Forte comemorou a saída de Cunha e disse que o partido estava entendendo a necessidade de renovação. Cunha e Forte são os principais protagonistas de uma disputa que divide o PMDB na Câmara.
O primeiro conta com o apoio do líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O segundo da vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES). Cunha também criticou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pediu a sua saída pelo fato de ele não ser advogado. Ele disse que criaria uma Frente Parlamentar em defesa do fim do exame da Ordem.
“A profissão de médico que é muito mais grave a consequência do erro, pois pode ceifar vidas, não exige exame do CRM porque tem de ter da OAB? O melhor que a gente pode fazer e debater esse exame da Ordem que é um dos maiores absurdos que existem”, diz ele. Outro alvo foi o ministro Pedro Novais (Turismo). O deputado elogia o ministro, diz que todas as irregularidades na pasta são anteriores ao ministro. “O PMDB é que deveria entregar esse ministério e não indicar ninguém para ele mais e deixar que quem pariu mateus o embale”, afirmou.
Comento
Pra começo de conversa, acho que é preciso chamar Cunha na chincha. É fato que a Funasa foi aparelhada, retalhada, dividida, explorada por petistas e peemedebistas. Mas Cunha dá a entender que sabe ainda mais do que a gente. Acho que ele tem de contar, não é? Afinal, não é um parlamentar qualquer. E notem que ele está entregando um ex-aliado interno: deve saber do que fala.
Essa coisa pode render. É evidente que o Planalto está atuando para trincar o núcleo duro do PMDB. Com o partido dividido, é mais fácil negociar e dimiuir seu potencial de chantagem. É o que interessa nessa história.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário