segunda-feira, 11 de abril de 2011

“Balanço dos cem dias de Dilma é decepcionante”

  aloysio nunes 

Senador Aloysio Nunes no plenário do Senado - Cadu Gomes
Liderança do PSDB - No plenário no do Senado, o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) classificou de “decepcionante” o balanço dos cem dias do Governo Dilma. Na mesma linha do líder Álvaro Dias (PSDB/PR), o senador paulista afirmou que a presidente da República não realizou nenhuma iniciativa concreta decorrente das suas anunciadas intenções, seja quanto à reforma política ou tributária, seja quanto à redução do gasto público e controle da inflação.
“Passados três meses, nem uma linha, orientação ou um ponto de vista, Governo sobre a reforma política. Nada. Nem uma palavra da presidente ou da sua coordenação política sobre qual o sistema eleitoral mais conveniente para o País.”
Ele lembrou que, quando veio ao Congresso anunciar suas intenções no início do ano, Dilma Rousseff apontou a reforma tributária como uma exigência inadiável para o desenvolvimento do País e chegou até a adiantar que fazer um estudo fatiado do assunto.
“Até agora não chegou ao Congresso nenhuma ínfima fatia desse estudo, nada. Era de se esperar que, já no período da transição, entre a  eleição e a posse, a presidente fizesse um rascunho pelo menos para dizer aos brasileiros como vai fazer para desonerar a folha de pagamento”, declarou.
Até agora, disse o senador tucano, o Governo Dilma, só se dirigiu ao Congresso para retirar a sua prerrogativa de debater o salário mínimo e para enviar medidas provisórias, a exemplo do que autoriza mais um empréstimo do BNDEs para grandes empresários privados, desta vez para os que vão participar do consórcio responsável pela construção do trem bala. “Enquanto isso, os leilões do trem bala são sucessivamente adiados, um atrás do outro”, criticou.
Quanto à inflação, Aloysio Nunes disse que Dilma Rousseff garantiu que não permitiria a sua volta “em hipótese alguma, mas a inflação já vem se aproximando do teto da 6,5% para os próximos doze meses projetado pelo Governo. “No combate à inflação, o Governo está perdido como barata tonta. Basta ver declarações do ministro da Fazenda, anunciando medidas que nada têm a ver com o diagnóstico”, opinou.
Em seguida, completou: “Lamento fazer essa constatação, mas tenho receio de que a presidente esteja desperdiçando capital político. Ela traz consigo a responsabilidade de quem, venceu uma eleição disputada e renhida. E a inflação é o caminho certo para o esvaziamento político de um governo, que precisa adotar medidas duras e difíceis para reverter os problemas angustiantes e urgentes que o povo brasileiro enfrenta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário