quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Tribunal federal decide elevar penas de Cerveró e de Fernando Baiano

Decisão levou em conta características dos réus e somatório de crimes.
Pena de Cerveró passou para 27 anos e 4 meses; a de Baiano para 26.

Do G1 RS
Nestor Cerveró presta depoimento em processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Cerveró foi conenado por corrupção passiva e
lavagem de dinheiro (Foto: Reprodução/GloboNews)
O Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4) decidiu nesta quarta-feira (30) aumentar as penas do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e do lobista Fernando Antônio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano.
Em agosto de 2015, os dois já haviam sido condenados pela Justiça Federal. Eles são investigados pela Operação Lava Jato pela contratação pela Petrobras da Samsung Heavy Industries para o fornecimento dos navios-sonda para perfuração de águas profundas. O G1 tenta contato com a defesa de Cerveró e de Fernando Baiano.
Conforme o Tribunal Federal, teria sido oferecida vantagem indevida de US$ 40 milhões pela empresa Samsung Heavy à diretoria da Área Internacional da Petrobras, ocupada por Cerveró, com intermediação de Fernando Baiano.
O lobista Fernando Baiano/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Fernando Baiano foi condenado por corrupção
passiva e lavagem de dinheiro
(Foto: Reprodução/GloboNews)
Cerveró foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e teve a pena aumentada de 12 anos, 3 meses e 10 dias para 27 anos e 4 meses de reclusão. Ele deverá cumprir a sanção conforme os termos do acordo de colaboração.
Fernando Baiano foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada de 16 anos, 1 mês e 10 dias para 26 anos de reclusão. Ele deverá cumprir a sanção conforme os termos do acordo de colaboração.
A decisão é da 8ª Turma do TRF-4, que analisou apelação criminal da defesa dos dois réus. O relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que foi acompanhado por maioria pela turma, deu provimento ao recurso do Ministério Público Federal (MPF) e aumentou a pena dos réus com base na culpabilidade e na aplicação do concurso material - quando vários crimes da mesma natureza passam a ser considerados como um só, que são somados.
 
Conforme o tribunal, a culpabilidade leva em conta as características dos réus, como alta escolaridade, boas condições financeiras, capacidade de compreender o caráter ilícito da própria conduta e ampla possibilidade de comportar-se em conformidade com o direito.
Também foi réu nesse processo o representante da Samsung Heavy Industries, Júlio Gerin de Almeida Camargo, mas ele não apresentou recurso de apelação criminal, tendo o Ministério Público Federal (MPF) também desistido de recorrer.
Cerveró e Fernando Baiano também tiveram mantida a condenação a reparar o dano causado ao erário de forma solidária correspondente à propina recebida e terão que devolver à Petrobras R$ 54.517.205,85, descontados os valores dos bens já confiscados.
O valor deverá ser corrigido monetariamente até o pagamento.
Os réus deverão começar a cumprir pena após a confirmação da sentença em 2º grau, assim que decorridos os prazos para a interposição de recursos de efeito suspensivo, ou após o julgamento destes, nos termos da colaboração premiada.
O que diz a defesa deles
O advogado de Fernando Baiano, Sérgio Riera, observou ao G1 que considerou  o aumento da pena de seu cliente "extremamente excessivo". Por isso, ele pretende recorrer da decisão.
Já Alessi Brandão, advogada de Nestor Cerveró, disse ao G1 que vai aguardar a decisão ser publicada para ver a possibilidade de apresentação de recurso DO G1


Rodrigo Maia encaminhou a Lei da Intimidação a toque de caixa para o Senado

O deputado Rodrigo Maia, presidente da Cãmara, não esperou nem 24 horas para encaminhar ao Senado a redação final do projeto de lei .4850-C, a Lei da Intimidação, aprovado nesta madrugada pelos deputados.

CLIQUE AQUI para ler o ofício assinado por Maia.

Embora Renan Calheiros tenha dito que quer submeter o projeto ao exame de Comissões e de audiências públicas, o fato é que a maioria dos senadores quer pressa e pretende aprovar tudo a toque de caixa, sem mexer em nada, já que só assim a sanção presidencial poderia também sair rapidamente.

CLIQUE AQUI para examinar a tramitação do projeto e o que foi aprovado pela Câmara. - DO P.BRAGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário