sábado, 14 de janeiro de 2012

PSDB do B.

Enquanto o PSDB de São Paulo insiste em tomar a cabeça-de-chapa do aliado PSD na eleição da capital, porque este no momento ainda não tem tempo de TV, em Minas Gerais os tucanos pensam diferente. Pela centésima vez, entregam a cabeça-de-chapa para o PSB e ainda por cima não querem a vice-prefeitura. Leiam, abaixo, matéria do Estado de Minas: 
O PSDB vai colocar mais lenha na fogueira da conturbada aliança que envolve ainda PSB e PT para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte. Em reunião marcada para o mês que vem, os tucanos vão apresentar à direção socialista um documento com cinco pontos que consideram primordiais para a reedição da chapa que elegeu Marcio Lacerda (PSB) há quatro anos. Entre eles, está a indicação de um vice de um quarto partido, excluindo a si mesmos e os petistas da composição formal da chapa. O objetivo é evitar novos embates como o enfrentado atualmente pelo prefeito, rompido com o vice Roberto Carvalho (PT), que defende a indicação de um nome do PT para enfrentá-lo nas urnas em outubro. “O ideal é que o vice não seja do PT nem do PSDB, para que haja maior independência na condução da aliança. Tem que ser alguém que acredite na aliança”, afirmou nessa sexta-feira o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana. De acordo com o tucano, para que um petista seja indicado a vice, precisa ser alguém com capacidade de conversar com todos os setores e ajude o prefeito.Leia mais aqui.

Quem não quer?

Estas são as duas chapas que vão se enfrentar, ao que tudo indica, em São Paulo. A chapa Alckmin-Maluf indicando um candidato que vai usar a máquina estadual.  A chapa Kassab-Haddad usando as máquinas municipal e federal. Os tempos de TV se equivalem e haverá, com toda a certeza, uma polarização. Nem esquerda, nem direita, nem centro vão estar satisfeitos com estas duas composições. O eleitor vai estar em último lugar.
A chapa Kassab-Alckmin, com o melhor candidato, é a única que expressa a lógica da política paulistana, paulista e brasileira, é a única que não dá um nó na cabeça do eleitor. É imprescindível que esta aliança seja mantida para que a oposição tenha pelo menos uma tênue chance de enfrentar o PT em 2014. O que está pegando em São Paulo? O PSDB tem o governo do estado, com um vice do PSD. O PSD tem a prefeitura da capital e, por isso, quer indicar a cabeça-de-chapa nas eleições de 2012, mantendo o acordo: estado para o PSDB, capital para o PSD. A negociação é que, com esta aliança, o PSD estará ao lado do PSDB para a reeleição de Alckmin. O que o PSDB está fazendo? O PSDB quer acabar com José Serra, acabando com Gilberto Kassab. É Alckmin, com o apoio velado de Aécio, querendo enquadrar José Serra. Como o PSD ainda não tem tempo de televisão, o PSDB não quer ser vice na eleição municipal. É uma chantagem momentânea, que pode dar certo, mas que vai criar um fosso entre as duas legendas. Em resposta à chantagem momentânea, Kassab buscou uma aproximação oportunista com o PT. Olho por olho, dente por dente. Espertamente, Lula vai incentivar esta aproximação, pois ela fere o PSDB de morte em São Paulo e, por conseqüência, no Brasil. A pergunta que fica é: quem não quer esta aliança do PSD com o PSDB em São Paulo? A única coisa que todos os eleitores da oposição têm certeza é que ninguém quer o Kassab com o Haddad, assim como ninguém quer o Alckmin com o Maluf. As posições estão ficando cada vez mais radicalizadas ao ponto de que em pouco tempo não haverá mais condições de recompor a aliança vitoriosa que comanda o estado e a capital de São Paulo. Nestas horas é que se pergunta: onde está aquele fenômeno chamado Fernando Henrique Cardoso para manter o PSDB unido? Eu respondo: está lá no seu instituto, cuidando do seu legado, dando entrevistas espirituosas, pedalando e andando para estas miudezas da política do Brasil. 
DO CELEAKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário