quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oposição quer que MP investigue Agricultura e Turismo

Partido vai protocolar pedido de abertura de inquérito; oposição também vai insistir em abertura de CPI e aumentar pressão para ouvir ministros

Adriana Caitano
Alvaro Dias: "Este governo está nervoso, conturbado e desagregado" Alvaro Dias: "Este governo está nervoso, conturbado e desagregado" (Lia de Paula/Agência Senado )
O PSDB decidiu protocolar uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo abertura de investigação sobre os esquemas de corrupção envolvendo os ministérios do Turismo e da Agricultura. Nesta semana, ambas as pastas engrossaram a lista de escândalos que ampliam a crise política do governo. A oposição também continua tentando criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério dos Transportes – já colheu 21 assinaturas – e aumenta a pressão para que ministros se expliquem no Congresso.
O presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), e o líder na Câmara, Duarte Nogueira (SP), convocaram uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira para fazer um balanço dos sete primeiros meses do mandato de Dilma Rousseff. “Este governo está nervoso, conturbado e desagregado”, avaliou Dias. Para ele, a presidente não está agindo efetivamente contra a corrupção. “Há um esforço descomunal para blindar os protagonistas do problema enquanto se faz uma faxina encenada”, criticou.
Os tucanos citaram medidas para agir contra a crise política do governo, como a convocação de pessoas citadas ou ligadas aos escândalos. Nesta quarta, foi aprovado o convite ao ministro do Turismo, Pedro Novais, e o ex-chefe da pasta, Luiz Barreto, para comparecerem à Comissão de Fiscalização, Finanças e Controle da Câmara. Os oposicionistas querem ainda que o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa e o ex-presidente da Embratur, Mário Moysés, compareçam ao Congresso. Os requerimentos ainda serão votados na Comissão de Desenvolvimento e Turismo.
Aloprados - A oposição apresentou também requerimentos para que sejam convidados a depor na Câmara dos Deputados o ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Oscar Jucá Neto, o Jucazinho, o ex-secretário-executivo da Agricultura Milton Ortolan e o lobista Júlio Fróes. Jucazinho revelou, em entrevista a VEJA, a existência de um esquema de corrupção dentro do órgão em que trabalhava. Ortolan deixou o cargo no sábado, quando reportagem de VEJA mostrou que Fróes agia livremente no ministério sob seu aval, fraudando contratos e licitações. “Ainda vamos apresentar um requerimento para convocar Expedito Veloso para dar explicações sobre o escândalo dos aloprados”, acrescentou Sérgio Guerra.
Segundo os líderes, até o final do mês será divulgado um documento com sugestões de “reengenharia administrativa” do governo. Entre as propostas, estará a fusão de alguns ministérios e secretarias e a contenção de gastos. O partido pretende ainda agilizar a tramitação de projetos apresentados para minimizar os efeitos da corrupção,como o que colocará na frente dos demais processos que envolvam administradores públicos acusados de corrupção.
Também será apresentado no Senado um projeto para proibir que parlamentares retirem a assinatura de listas de criação de CPIs, como aconteceu recentemente, quando os oposicionistas tentaram criar a comissão para investigar o Ministério dos Transportes. “A ideia é evitar que a lista seja usada como moeda de troca, como foi feito recentemente”, ressaltou Álvaro Dias.
FONTE: REVISTA VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário