sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As coisas não se deram como Sérgio Guerra tenta fazer crer


É curiosa a entrevista de Sérgio Guerra (abaixo), em que ele tenta transformar numa coisa naturalíssima que uma reunião para definir líder de bancada se transforme num colégio eleitoral para definir a presidência do partido. Por que é curiosa?
Em primeiro lugar, porque ele fala à imprensa, a mesma que acompanhou toda a negociação, registrando alguns de seus detalhes e evidenciando que  as coisas de deram de outro modo. Tratou-se de uma armação contra Serra, o que foi admitido por alguns de seus promotores. Leiam abaixo um post em que comento uma reportagem do jornal mineiro “O Tempo”. Se o que Guerra diz na entrevista for mesmo verdade, então a imprensa mentiu. E ele sabe que não mentiu.
Há uma passagem notável:
O senhor consultou os governadores sobre a lista de apoios para mantê-lo no comando do PSDB?
Não consultei ninguém. Informei ao doutor Geraldo que havia este movimento, e ele ponderou a questão da oportunidade. Com outros governadores e outras lideranças, falei depois.
Certo! E falou só com “doutor Geraldo” por quê? Por deferência a São Paulo? Sendo assim, o que isso poderia querer dizer? Que tudo estava certo com Minas? Segundo as lideranças ouvidas pelo jornal O Tempo, é isso mesmo. Noto à margem, aliás, que Sérgio Guerra confirma o que assegurou Alckmin: o governador não deu endosso a coisa nenhuma; ponderou sobre a inoportunidade. Mentiram à imprensa: passou-se a falsa informação de que a conspirata contava com o seu apoio. Consultados antes ou avisados depois, Guerra sabe que Teotônio Vilela (AL) e Beto Richa (PR) também não aprovaram o procedimento.
As coisas falam por si. Se tudo fosse tão natural como Sérgio Guerra faz crer, não haveria confusão nenhuma, certo? Ela só está instalada porque natural não foi e porque os promotores do “golpe da lista” não esconderam de ninguém a intenção.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário