domingo, 18 de novembro de 2018

Natal sedia Cruzex 2018, operação com militares de 14 países

8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), promovido pela Força Aérea Brasileira, acontece dos dias 18 a 30 de novembro e promove simulação de guerras
novembro 16, 2018 às 20:54 - Por: Redação OP9
Natal sedia de 18 a 30 de novembro a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), que reunirá na base aérea militares de 14 países. Dos participantes, Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos participarão do exercício com homens e aeronaves.
Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido e Venezuela participarão como observadores. Portugal será representado por uma força especial. Já alemães e franceses vão dar palestra sobre emprego do poder aéreo em missões da ONU.
Desde 2013, o exercício militar não era realizado. Na última edição, em Natal, participaram oito países. A primeira edição foi em 2002, realizada em Canoas (RS), com apenas quatro países: Brasil, Argentina, França e Chile – que participou como observador.
Este ano, como ocorreu nas outras edições, não haverá o evento “portões abertos”, quando a população podia visitar a base aérea e ver de perto as aeronaves. O objetivo da Cruzex é propiciar treinamento e troca de conhecimentos entre os militares. Este ano, duas guerras serão simuladas: um convencional (entre dois países) e outra não-convencional, que envolve contra forças insurgentes ou paramilitares.
Pelo menos dois países trarão à Cruzex abastecedores aéreos. Foto: Boeing/Divulgação
Cruzex 2018 terá caças F-16 e reabastecedores aéreos
Os Estados Unidos participarão da Cruzex 2018 com cerca de 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. Quem também trará aeronaves do tipo são os chilenos, com cinco caças e um reabastecedor. Ao todo, serão cerca de 90 militares do Chile.
Do Peru virão quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, além de 100 militares. A França participa com um cargueiro C-235; o Canadá com dois CC-130J; e o Uruguai com quatro caças do tipo A-37. A Força Aérea Brasileira, anfitriã, terá 70 aeronaves de variados tipos e também caças AF-1 da Marinha do Brasil. É a primeira vez que esse tipo de aeronave participa da Cruzex.DO OP9

Nenhum comentário:

Postar um comentário