quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Leia Trabalhadores não pagarão mais que um dia de trabalho para sindicatos, diz ministro

Ronaldo Nogueira, do Trabalho, disse ainda que mesmo beneficiados no acordo coletivo terão direito a se opor ao pagamento da nova contribuição


BRASÍLIA - O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, confirmou que o governo estuda permitir que as convenções coletivas definam uma contribuição sindical, como alternativa ao imposto obrigatório — que acabou com a reforma trabalhista. Ele deixou claro, no entanto, que os trabalhadores, mesmo beneficiados no acordo coletivo terão direito a se opor ao pagamento da nova contribuição.
— Está sendo estudada a possibilidade de permitir que a convenção coletiva defina uma contribuição para suprir as despesas do sindicato, com direito à oposição — destacou o ministro.
Ao ser indagado se o valor da nova contribuição vai ultrapassar o imposto sindical obrigatório, que correspondia a um dia de trabalho, respondeu:
— A contribuição não vai superar um dia de trabalho.
As centrais sindicais por sua vez querem que todos os trabalhadores beneficiados com o acordo coletivo paguem a contribuição, independentemente de serem filiados ou não às entidades.
Nogueira disse acreditar que a nova legislação trabalhista, que entra em vigor em novembro, tem potencial para gerar dois milhões de empregos em dois anos. DO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário