terça-feira, 30 de maio de 2017

Em acordo de leniência, ex-gerente da Odebrecht diz que terreno em São Paulo foi comprado para o Instituto Lula

João Alberto Lovera disse que Lula visitou imóvel, mas que instituto acabou desistindo do negócio.

O ex-gerente de finanças da Odebrecht João Alberto Lovera afirmou em depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato, que a empreiteira comprou um terreno para construir uma nova sede para o Instituto Lula. Segundo ele, a ordem de compra partiu do então presidente da empresa, Marcelo Odebrecht.
O caso integra uma ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos réus, junto com Marcelo Odebrecht. O Ministério Público Federal (MPF) acusa o político de ter recebido propina da construtora, em troca de benefícios que ela obteve com contratos firmados junto à Petrobras.
Um desses benefícios seria a construção de uma nova sede para o Instituto Lula, em São Paulo. Segundo o depoimento, a compra do terreno chegou a ser efetivada. Lovera disse ainda que o ex-presidente Lula esteve no local, para avaliar a compra, mas que algum tempo depois o instituto acabou desistindo do negócio.
O acordo de Lovera foi homologado junto à leniência firmada pela Odebrecht com o Ministério Público Federal. O ex-gerente da empresa não constava no rol dos 77 delatores ligados à empreiteira, que firmaram acordos com a Justiça.
De acordo com um despacho do juiz Sérgio Moro, em que aceitou a inclusão do executivo no acordo da Odebrecht, Lovera falaria sobre esse caso do terreno para o Instituto Lula e também sobre pagamentos de propina envolvendo o chamado Setor de Operações Estruturadas, onde a Odebrecht centralizava os pagamentos ilícitos.

Preso na Lava Jato

O novo colaborador já foi detido na 26ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Xepa. Aquela fase apurava pagamentos de propina pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht. Na ocasião, Moro determinou que ele fosse detido em caráter temporário.

Outro lado

O G1 procurou o Instituto Lula, que ainda não se manifestou a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário