segunda-feira, 14 de abril de 2014

Atraso em ferrovia mostra Brasil 'enferrujado', diz 'New York Times'


Vídeo do 'New York Times' sobre a Transnordestina (Foto: Reprodução / Nytimes.com)


Vídeo do 'New York Times' sobre a Transnordestina
(Foto: Reprodução / Nytimes.com)
O atraso na construção da ferrovia "Transnordstina" mostra que o Brasil está "enferrujado", diz reportagem publicada neste domingo (13) pelo jornal "New York Times". O jornal norte-americano divulgou em seu site uma página especial e um vídeo sobre o tema. Clique para ler e assistir (em inglês).
O atraso das obras foi tema de reportagens especiais recentes publicadas pelo G1. Quando as obras da ferrovia Transnordestina começaram, em 2006, a previsão era que fossem concluídas em 2010. A ferrovia deveria passar pelo Piauí, Ceará e Pernambuco.
O título do vídeo do "New York Times" "Brasil trilha caminho da expansão à ferrugem", uma ironia em relação às estruturas de ferro em trechos abandonados da obra. "A expansão econômica brasileira possibilitou grandes projetos de construção para empoderar seu interior pobre. Mas enquanto a economia esfria, muitos estão inacabados, deixando um legado de divisão e deslocamento", diz o jornal.
O "New York Times" coloca a obra em um contexto de declínio da economia do Brasil, e cita também problemas com a Copa do Mundo. "Os projetos da Copa são apenas parte de um problema maior nacional que lança uma cortina de fumaça sobre grandes ambições do Brasil: uma série de projetos luxuosos concebidos quando o crescimento econômico foi grande, que agora estão abandonados, paralisados ou descontroladamente acima do orçamento", diz matéria assinada pelo jornalista Simon Romero.
Atrasos na Transnordestina
No dia 18 de janeiros, o G1 mostrou que as obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já consumiram R$ 1,075 bilhão, estão paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013, quando o contrato entre a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) e a construtora Odebrecht foi rescindido.
Obras da Transordestina em Pernambuco (Foto: Editoria de Arte/G1)
Foram visitados trechos da ferrovia em obras nas cidades de Paulistana e Curral Novo do Piauí e não viu trabalhadores ou máquinas em ação. O nome da empreiteira contratada para o trabalho já não consta mais nas placas.
Uma série de entraves com desapropriações e alterações de projeto, além de questões ambientais, fizeram o prazo ser estendido para setembro de 2016, segundo o Ministério dos Transportes – totalizando dez anos de obra, em vez dos quatro iniciais.
Os adiamentos e a falta de informação fazem a população e empresários do Sertão de Pernambuco, por onde os trilhos vão passar, não saberem o que esperar do futuro.
O trecho cearense da ferrovia Transnordestina, de 527 km entre a cidade de Missão Velha e o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, só tem 4% das obras concluídas, segundo o Ministério dos Transportes, segundo reportagem do G1 no dia 14 de março deste ano.
Foi visitado o ponto onde terminam os 4 km de trilhos instalados a partir de Missão Velha e encontrou a obra parada. Não há máquinas ligadas ou homens trabalhando. Materiais como trilhos, dormentes e tubulações estão abandonados perto do fim da linha. A passagem feita para ligar a zona rural à cidade durante a execução dos serviços da ferrovia está destruída, deixando moradores sem acesso. Equipamentos da prefeitura tentam consertar o caminho danificado

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria publicada. Na realidade a Ferrovia Transnordestina é mais uma das grandes obras que estão paralisadas. O nosso Governo parece que perdeu a capacidade de levar a frente grandes obras. Nos Governos de Juscelino e dos Militares são várias as obras que foram iniciadas e concluídas. Da época do ex-presidente Sarney para cá não lembramos de mais nenhuma. E além da Ferrovia Transnordestina temos a Ferrovia Norte-Sul iniciada no Governo de Sarney há de 25 anos e ainda não está concluída. E ainda no Nordeste temos a obra de transposição das águas do Rio São Francisco que também ninguém sabe quando será concluído ou se será concluída um dia. Sobre todas as questões já fizemos artigos que estão publicados no nosso blog. Se alguém quiser lê-los pode acessar www.ideiasefatostucujus.blogspot.com.br.

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