segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os números da eleição municipal


Os números frios da disputa municipal mostram que dentro do chamado G-85, que reúne as cidades com mais de 200 mil habitantes, o PT reduziu sua participação se comparado com o resultado de 2008, quando elegeu 22 prefeitos. Suas vitórias neste grupo este ano caíram para 16.
Esse também foi o caminho seguido pelo PMDB, que saiu de um patamar de 19 prefeituras para 10.
Já o PSDB subiu de 13 para 15 prefeituras dentro do G-85 e o PSB surpreendeu pulando de cinco para 11 prefeituras. Mas vale uma ressalva na análise de tal façanha dos socialistas, já que parte dessas vitórias foram fruto de alianças com a oposição, em especial o PSDB.
O exemplo maior disso é Belo Horizonte, onde o prefeito Márcio Lacerda foi reeleito em primeiro turno graças ao apoio do senador Aécio Neves, contra a vontade do PT e do próprio presidente nacional do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, que chegou a cogitar uma intervenção no diretório mineiro para que o PSB permanecesse aliado aos petistas na capital mineira.
A presidente Dilma Rousseff parece ter plena consciência disso, tanto que nos bastidores, tem dito que o PSB de Eduardo Campos terminou sendo uma espécie de barriga de aluguel para candidatos do partido próximos a Aécio Neves e do governador de São Paulo, o também tucano Geraldo Alckmin, conforme destaca hoje nota do jornalista Ancelmo Góis em coluna no jornal O Globo desta segunda-feira.
POR ADRIANA VASCONCELOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário