quinta-feira, 16 de junho de 2011

PT se une para votar contra governo

Dois dias após a posse de Ideli Salvatti na articulação política, o PT na Câmara, liderado pelo presidente da Casa, Marco Maia (RS), decidiu afrontar o governo com propostas que contrariam a presidente Dilma Rousseff, informa reportagem de Catia Seabra e Natuza Nery, publicada na edição desta quinta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Com aval dos principais líderes partidários, Maia disse que incluirá na pauta de votação a regulamentação da emenda que obriga gastos mínimos com a saúde (emenda 29) e indicou que tocará discussões para fixar o piso salarial para bombeiros e policiais (PEC 300).
Lula Marques/Folhapress
A ministra Ideli Salvatti cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante sua posse, no começo da semana
A ministra Ideli Salvatti cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante sua posse, no começo da semana
Após cobranças de deputados por mais atenção, por cargos e por verbas, Ideli fez uma visita nesta quarta-feira (15) ao presidente da Câmara. Ao sair, ela comentou que os encontros agora serão frequentes e que a presidente Dilma Rousseff também pretende se reunir com as bancadas dos deputados para um contato "olho a olho".
Sobre a possibilidade de aumentar a liberação de emendas parlamentares, a ministra apontou para um cenário de dificuldades. "O desejo é sempre muito maior do que a possibilidade concreta, vamos olhar com muita atenção às reivindicações. Mas devemos lembrar que este rigor nas medidas econômicas estão surtindo efeito e isso não pode ser modificado. Todos estamos que estar responsáveis", afirmou.
A cobrança dos líderes é que 50% das emendas do Orçamento deste ano sejam liberadas. Também querem a prorrogação dos chamados "restos a pagar", que vencem no final deste mês, para dezembro.
Em reunião com os líderes partidários na terça-feira (14), Maia prometeu votar a emenda 29 antes do recesso parlamentar de julho.
DDA FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário