terça-feira, 30 de novembro de 2010

Leitor diz por que considera furada a hipótese da fuga da bandidagem pelas galerias pluviais

João, leitor deste blog, explica por que a hipótese de que os bandidos tenham fugido do Complexo do Alemão pelas galerias pluviais e chegado ao Engenho da Rainha é fantasiosa. Pesquisei um tantinho — já que não conheço a área —, e o que ele diz faz todo sentido Leiam. Volto em seguida:

Reinaldo,
A explicação do BOPE veiculada pelo Jornal Nacional, de que a desesperada turba de traficantes teria usado as tais galerias pluviais para fugir, chegando, segundo o mapa mostrado, no cerne do Engenho da Rainha, é simplesmente FALSA, feita para enganar quem não conhece a geografia do Complexo do Alemão e de Inhaúma. Ignora a presença ali do Rio Faria-Timbó, que desce para a Baía de Guanabara, cortando, naquela altura, a Estrada Velha da Pavuna. Já viu galeria pluvial passar por baixo do “flúmen” [rio, em latim - NR] para o qual acorre? E a outra opção possível - atravessar o Faria-Timbó a nado - só existe na imaginação do BOPE ou na de quem nunca foi lá. Pergunte aos pobres diabos viciados em crack da região, cuja punição até pouco tempo era um mergulho compulsório no dito cujo, do que se trata. Depois conversamos.
Abraco,
João.

Voltei
João, sua explicação é tão boa, e seu texto, tão claro que seria uma pena se você estivesse errado, hehe. Se quer saber, também achei a coisa um tanto fantasiosa e destinada a livrar um pouco a cara das forças de segurança, como a dizer: “Bem, a gente não tinha como saber ou evitar…”

De todo modo, permanece o dado fabuloso, João, de que trabalhadores que executavam obras do PAC no Complexo do Alemão fizeram obras — galerias inclusive (e pouco importa se para fuga ou não) — sob as ordens dos traficantes. Taí… Pode ser uma idéia. Se as UPPs desempregarem muita gente do tráfico, a mão-de-obra ociosa pode gerenciar o Programa de Aceleração do Crescimento…
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário