terça-feira, 14 de agosto de 2018

É #FAKE que pesquisa mostra Alvaro Dias empatado tecnicamente com todos os 2º colocados

Post foi feito na rede oficial do candidato do Podemos. Ele também erra ao comparar duas pesquisas diferentes e omite nome de Haddad, que tem o mesmo percentual que ele.

 candidato à Presidência pelo Podemos, Alvaro Dias, publicou em seu perfil oficial no Facebook nesta terça (14) que é "destaque no empate técnico para ir ao 2º turno entre todos os 2º colocados à Presidência". Além disso, diz que é o candidato que teve o maior crescimento em relação à última pesquisa divulgada. A mensagem é #FAKE.  

Pesquisa não mostra Alvaro Dias empatado tecnicamente com todos os 2º colocados (Foto:  G1) Pesquisa não mostra Alvaro Dias empatado tecnicamente com todos os 2º colocados (Foto:  G1)
Alvaro Dias não está empatado tecnicamente com todos os 2º colocados. A margem da referida pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Como ele aparece com 6%, isso significa dizer que ele pode ter de 4% a 8%.
Já Marina Silva, da Rede, que aparece com 11%, pode ter de 9% a 13%. Ou seja, mesmo que ela tenha o menor índice, ainda assim fica à frente de Alvaro Dias. Alckmin e Ciro, no entanto, podem estar em 2º devido à margem de erro.
Alvaro Dias também comete um erro ao dizer que teve o maior crescimento entre todos os candidatos. Isso porque as pesquisas usadas são diferentes, com metodologias diferentes, e não podem ser comparadas. E não só isso: com a margem de erro de ambos os levantamentos, mesmo que fosse possível uma comparação, ia ser difícil afirmar com certeza o percentual de crescimento de cada candidato.
A pesquisa mais atual utilizada pelo candidato foi feita pela Real Time Big Data. Ela foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e foi registrada no TSE sob o número 09102/2018. Já a pesquisa anterior destacada foi realizada pelo Ibope, entre 21 e 24 de junho. A margem de erro também é de dois pontos. A pesquisa está registrada sob o número BR-02265/2018
Além disso, o candidato omite em seu post no Facebook o nome de Fernando Haddad, do PT, que aparece na simulação feita pela pesquisa com os mesmos 6% que ele.
Procurada, a assessoria de Dias diz que ele percebeu o erro após a publicação desta reportagem e pediu à equipe que cuida das redes sociais para que apagasse o post e fizesse uma nova postagem, com o texto correto.
 
Post feito pelo candidato na rede oficial (Foto: Reprodução/Facebook) Post feito pelo candidato na rede oficial (Foto: Reprodução/Facebook) 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário