sexta-feira, 17 de outubro de 2014


Fábio Vasconcellos 17.10.2014 16h17m
Numa das mais competitivas eleições para presidente da República desde 1989, eleitores decididos a votar em branco ou nulo, ou mesmo aqueles considerados indecisos, segundo os institutos de pesquisas, passam a ter papel decisivo no resultado das urnas. A estimativa, segundo o Datafolha desta semana, é que Brancos/Nulos e Indecisos representam hoje cerca de 12%. Para ganhar esses eleitores, os candidatos precisam estimular avaliações positivas desses dois grupos. É claro que o eleitor não decide o voto única e exclusivamente pelos programas eleitorais na TV ou pelos debates, mas essas duas fontes de informação podem ajudá-los nesse processo.
O Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO organizou em dois gráficos a avaliação de Indecisos e Brancos/Nulos sobre o desempenho de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) em seus programas eleitorais, tomando por base os dados do Datafolha. Pelos números, o candidato do PSDB tem conseguido despertar avaliações mais positivas desses dois grupos que a sua adversária. Entre os Brancos/Nulos, 36% consideram o desempenho do tucano como Ótimo/Bom. Quando perguntados sobre o programa de Dilma, 23% classificam o desempenho da petista como Ótimo/Bom.
Avaliação do desempenho do candidato no programa eleitoral, segundo Branco/Nulo (em %)
No caso dos indecisos, 50% avaliam o desempenho de Aécio como Ótimo/Bom no programa eleitoral. A avaliação do desempenho de Dilma é classificado como Ótimo/Bom por 42%.
Avaliação do desempenho do candidato no programa eleitoral, segundo os Indecisos (em %)

Nenhum comentário:

Postar um comentário