Se
o resultado do Ideb 2011 para o ensino médio é uma porcaria, o do
ensino fundamental não é muito melhor, embora o ministro Aloizio
Mercadante não coubesse no bigode ao anunciá-lo. Parecia ser a redenção.
Vejam os quadros publicados na Folha Online com a síntese dos dados
nacionais do 5º e do 9º anos do ensino fundamental público (atenção para
os dados sobre o Rio de Janeiro). Na sequência, leia reportagem da
VEJA.com. Volto em seguida.
O
Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira os novos números do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, com os resultados
de 2011. Em que pese a euforia do ministro Aloizio Mercadante, apressado
em vender o estudo como prova de que todos os estados bateram as metas
estabelecidas, os números mostram que a educação no Brasil continua
lamentável, especialmente a pública. Pelos dados, as notas de mais de
37% das cidades brasileiras nos anos finais do Ensino Fundamental
ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011.
Não seria tão mau se não fosse a tal meta, por si só, pífia: em média, o
MEC esperava que as redes públicas, ao final da 8ª série, fossem
capazes de atingir nota 3,7. Mesmo assim, muitas não conseguiram.
Em oito
estados – Amapá, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Norte, Roraima e Tocantins –, menos de 50% dos municípios atingiram
essa nota. No Rio de Janeiro, único estado da região Sudeste nesse
grupo, apenas 41,3% das cidades atingiram a meta. Em Roraima, um recorde
macabro: nenhum dos 17 municípios foi capaz de chegar aos 3,7. A nota
do estado como um todo — 3,6 — foi inferior à nota que havia sido
registrada pelo Ideb em 2009 – quadro que se repetiu no Amapá, em
Alagoas e no Mato Grosso do Sul. Mesmo na região Sul do país, apenas 60%
das cidades atingiram a meta.
Para
Priscila Cruz, diretora do Instituto Todos Pela Educação, os números
ruins para essa etapa do ensino não surpreendem. São frutos da falta de
projeto educacional. “A segunda parte do ensino fundamental é metade
gerida pela rede municipal e metade, pela estadual”, explica. “Ou seja, o
Ministério da Educação (MEC) não tem projeto para essa etapa, parece
terra de ninguém.”
Segundo
ela, diversas razões explicam o baixo desempenho dos estudantes nessa
fase. Entre elas estão o aumento do número de professores que ministram
as disciplinas em sala de aula — grande parte deles, é bom que se
registre, sem a especialização adequada — e a fragmentação curricular.
“Os últimos anos do ensino fundamental já refletem a grande crise que se
observa no ensino médio”, critica Priscila. “Mas ninguém parece
disposto a encarar este fato.”
Do total
de municípios do país, 73,5% tiveram notas até 4,4 – que são ruins. Na
ponta oposta, a da excelência, apenas 1,5% das cidades conseguiram notas
superiores a 5,5. Destas, 53 ficam no Sudeste, 20 no Sul e, apenas uma
no Nordeste, o heroico município de Vila Nova do Piauí, no estado
homônimo do Piauí. Alagoas conseguiu outro recorde negativo: todas as
cidades do estado ficaram com notas abaixo de 3,4.
Início do fundamental
Ao comentar os dados dos primeiros anos do ensino fundamental, o governo alardeou o fato de todos os estados terem batido a meta do Ideb. As metas batidas, porém, são diferentes para cada estado e, mais uma vez, mostram abismos entre as regiões do país. Enquanto a região Nordeste precisava atingir a nota média de 3,5; na região Sudeste a meta foi de 5,2. É como se o governo se contentasse em exigir menos das crianças em estados mais pobres, por não acreditar que seriam capazes, ali, de aprender mais.
Ao comentar os dados dos primeiros anos do ensino fundamental, o governo alardeou o fato de todos os estados terem batido a meta do Ideb. As metas batidas, porém, são diferentes para cada estado e, mais uma vez, mostram abismos entre as regiões do país. Enquanto a região Nordeste precisava atingir a nota média de 3,5; na região Sudeste a meta foi de 5,2. É como se o governo se contentasse em exigir menos das crianças em estados mais pobres, por não acreditar que seriam capazes, ali, de aprender mais.
Destacando
a participação individual dos municípios, os dados mostram que 22,3%
deles não alcançaram a pontuação esperada. Ao todo, 55,1% das cidades
com rede de educação municipal – que no início do ensino fundamental
responde por 80% das matrículas do Brasil – tiveram Ideb inferior a 5.
As disparidades regionais se mantêm: enquanto Sergipe tem 80,9% das
escolas municipais com notas inferiores a 3,7, em Santa Catarina, esse
mesmo número não passa de 0,7%. Apenas 674 dos 5.136 municípios do país
avaliados conseguiram Ideb igual ou superior a 6, sendo que nenhum deles
na região Norte. Onze estão localizados no Nordeste, 25 no
Centro-Oeste, 179 no Sul e 459 no Sudeste.
O governo
espera que as cidades se igualem apenas em 2021, quando todas
alcançariam nota 6 no Ideb. Para isso, estados como Alagoas, por
exemplo, que teve o pior Ideb do Brasil nos anos iniciais (3,5), terão
de avançar muito mais rapidamente do que outros como Minas Gerais, por
exemplo, onde a nota já chegou a 5,8. Conforme a nota sobe, torna-se
mais difícil mantê-la em crescimento, explica Priscila Cruz.
Como o
Ideb mede também a taxa de reprovação, a tendência imediata, afirma ela,
é que as escolas tentem melhorar o fluxo de seus alunos para conseguir
turbinar o desempenho. “A política imediata e mais fácil é aumentar a
aprovação, sem que necessariamente venha acompanhada pela efetiva
aprendizagem do aluno”, explica Priscila. “De nada adianta passar alunos
de série sem que eles tenham aprendido. Melhorar a aprendizagem em
todos os níveis, porém, é muito mais difícil”, completa Priscila.
Voltei
Os macrodados já dão uma ideia da maluquice que está em curso no país. É o que chamei, no post anterior, de “crime do realismo conformado”. A meta estabelecida para o Norte e para o Nordeste brasileiros, por exemplo, é a confissão de um gigantesco fracasso. O país aceita de bom grado ter, durante muitos anos, vai se saber quantos, um padrão de educação absolutamente rebaixado nessas regiões – e olhem que o conjunto da obra já é ruim. “Ah, mas refletem as diferenças na economia e coisa e tal.” Eu sei. Por isso mesmo, porque as metas são muito tímidas no que concerne à qualidade, o ministro Aloizio Mercadante deveria ser menos exultante ao anunciar os números. De resto, riqueza do estado não significa maior qualidade na educação – e a inversa também pode ser verdadeira.
Os macrodados já dão uma ideia da maluquice que está em curso no país. É o que chamei, no post anterior, de “crime do realismo conformado”. A meta estabelecida para o Norte e para o Nordeste brasileiros, por exemplo, é a confissão de um gigantesco fracasso. O país aceita de bom grado ter, durante muitos anos, vai se saber quantos, um padrão de educação absolutamente rebaixado nessas regiões – e olhem que o conjunto da obra já é ruim. “Ah, mas refletem as diferenças na economia e coisa e tal.” Eu sei. Por isso mesmo, porque as metas são muito tímidas no que concerne à qualidade, o ministro Aloizio Mercadante deveria ser menos exultante ao anunciar os números. De resto, riqueza do estado não significa maior qualidade na educação – e a inversa também pode ser verdadeira.
Há dados
que são a confissão de um vexame. Os números do Rio, por exemplo,
merecem qual explicação? No ensino médio, já é o último colocado dos
estados do Sul e do Sudeste. No ensino fundamental, o que se tem é um
descalabro: no 5º ano, o estado está abaixo de Acre, Rondônia, Roraima e
Ceará. No 9º, amarga a 21ª posição entre as 27 unidades da federação.
Mas cumpriu a meta, e o ministro Mercadante está feliz.
Vejam
agora o resultado nacional para os mesmos 5º e 9º anos do ensino
fundamental da escola privada. A diferença é gigantesca, assustadora.
Representassem esses números o padrão da educação do país, o Brasil
estaria entre as nações desenvolvidas. Volto para encerrar.
Encerro
Critiquei ontem, com dureza, uma matéria notavelmente vesga publicada pelo Estadão. Num esforço evidente de justificar a aloprada lei das cotas sócio-raciais para as universidades federais, cometia-se o desatino de comparar o desempenho de negros das escolas públicas com o de brancos das escolas privadas.
Critiquei ontem, com dureza, uma matéria notavelmente vesga publicada pelo Estadão. Num esforço evidente de justificar a aloprada lei das cotas sócio-raciais para as universidades federais, cometia-se o desatino de comparar o desempenho de negros das escolas públicas com o de brancos das escolas privadas.
Como o
próprio texto evidenciava, a questão da cor da pele não tinha peso
nenhum na diferença. O achado percentual refletia, por óbvio, diferenças
regionais. A grande disparidade não estava entre negros e brancos, mas
entre alunos da rede pública e da rede privada. Aí Dilma e Mercadante
tiveram uma ideia: vamos garantir aos nossos alunos da escola pública o
acesso à universidade, ainda que eles não saibam quase nada.
É a
revolução na educação de modelo petista. Entre ser justo e ser justo com
quem não sabe, o partido escolhe a segunda opção. Por isso o socialismo
foi um sucesso no mundo!
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