domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Samba do Petralha Doido


Só o espectro do Imponderável pode assustar e atrapalhar o carnaval petralha. O reinado deles, em uma momesca folia de corrupção, ainda não tem previsão exata para acabar. O único medo é que entre na festa o Sobrenatural Petralha. Só o enigmático manipulador da imponderabilidade poderia gerar problemas surpreendentes que atrapalhem os esquemas em vigor e neutralizem ou detonem do poder os gestores do Governo do Crime Organizado.
Quem não chora não mama... Por enquanto, a petralhada segura muito bem a chupeta e mama direitinho. E quem poderia dar uma bola preta nos petralinhas permanece observando, em silêncio obsequioso, tal qual aquele papagaio da piada do português: “Não fala nada, mas presta uma atenção...”. Denúncia de corrupção não derruba mais ninguém. Por aqui, atrás das verdinhas só não vai quem já morreu.
O samba do petralha doido não deve atravessar nem com o tão esperado julgamento do Mensalão. Aliás, tem gente boa apostando que uma poderosa minoria no Supremo Tribunal Federal fará o que puder para que nada seja avaliado em maio deste ano eleitoreiro. No mês das noivas, nos tribunais, apenas se tem como certo o julgamento de outro caso que deixa sempre a petralhada com o dedinho na seringa: o inexplicável assassinato de Celso Daniel, o ex-prefeito de Santo André, que só os irmãos petralha e a boa Velhinha de Taubaté defendem que não foi um crime político, ocorrido no distante ano de 2002.
O juiz Antonio Hristov, da 1.ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, agendou para o dia 10 de maio o júri popular de cinco réus acusados de envolvimento na morte de Celso Daniel em janeiro de 2002. Serão julgados Ivan Rodrigues da Silva, o Monstro, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bozinho, Elcyd Oliveira Brito, o Jonh, Itamar Messias Silva dos Santos e José Edison da Silva.
Cabalisticamente, os réus listaram 13 testemunhas para serem ouvidas no julgamento que deve durar uns dois dias. No Tarô, 13 é o número da carta da Morte. Por mera coincidência, 13 também é o número do PT. O companheiro José Sarney, supersticioso até a medula, acredita que o 13 é um número que dá azar. O campeão Zagalo, octagenário Lobo do nosso futebol, jura que o 13 é seu número da sorte. A turma do chefão Extalinácio deve achar a mesma coisa. O carnaval deles é igual ao baiano: acaba nunca. E eles sonham que se perpetue...
Voltando ao cadáver politicamente insepulto que atravessa o samba petralha, o Ministério Público sustenta que eles foram contratados pelo empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, para matar o “amigo” Celso Daniel. Como o processo de Sombra foi desvinculado dos demais, o caso dele fica para ser julgado mais adiante. O MP defende a tese de que Daniel foi seqüestrado, torturado, seviciado e assassinado porque pretendia acabar com as atividades de uma quadrilha que praticava crimes contra a administração pública em Santo André.
O importante é saber quem realmente mandou matar Daniel – que estava escalado para ser o coordenador de campanha de Lula 2002, lugar que acabou sendo ocupado, com sua morte, por Antônio Palocci Filho. Até que ponto o próprio Daniel não tinha envolvimento no esquema corrupto que saiu do controle em sua cidade? É uma pergunta eternamente sem resposta. A não ser que o Sobrenatural de Santo André ressurja das cinzas para contar algo novo.
Em 2005, Bruno José Daniel Filho, irmão de Celso Daniel, revelou à CPI dos Bingos do Senado que o suposto esquema de Santo André financiava campanhas eleitorais do PT. Será que Daniel foi assassinado porque poderia atrapalhar tal esquema? Pouco provável que este seja realmente o motivo. Ou será que foi eliminado por algum parceiro que não gostou de alguma outra coisa que ele fez? Só o chefão da quadrilha poderia responder. Mas ele também se comporta como o papagaio mudo e verde-oliva da famosa piada sem graça.
Carnaval que segue... Os médicos só deixaram Lula pular em casa. Mas juram que o câncer dele está curado. A politicagem brasileira fabrica milagres. Pode ser que no paciente esteja. Tomara que sim. Já basta termos de agüentar o câncer dos petralhas. Cura tem. Mas quem pode aplicar o remédio – o povo brasileiro - não anda muito a fim. Por isso continuaremos sambando por muito tempo. Até o samba do petralha doido atravessar de vez...
A esperança (última que morre) é que a araruta tem seu dia de mingau – pelo menos no samba no Noel Rosa...
Em tempo: Feliz o tempo em que Lalau era apenas apelido e sinônimo de Staninslau Ponte Preta - o Sérgio Porto - autor do Samba do Crioulo Doido... Hoje, os lalaus estão no Governo do Crime Organizado e não pretendem sair tão cedo...
Para pular – Como indicação de leitura no domingo de Carnaval, uma materinha curiosa:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1050926-lei-que-pune-suborno-nos-eua-assusta-brasileiros.shtml
Censurada - Letra de um sambinha que o PT mandou censurar em Recife:

Chega de trabalho, basta de tanto "lero-lero",
não vou mais encher minhas mãos de calo.
Vou viver da bolsa do "Fome Zero".
Minha mulher está muito feliz, já pediu dispensa do trabalho.
Não quer mais ser uma faxineira, Pra Viver dessa bolsa brasileira.

Por isso, eu canto "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão. Distribuindo esmola via cartão.
Retribuindo com a sua reeleição.
Este é o país que vai prá frente,
com essa massa ociosa e contente.
Vivendo na ociosidade, diz ainda que isso é brasilidade.

Por isso, eu canto "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão.
Distribuindo esmola via cartão,
contrariando o nosso "Rei do Baião".

Chega de trabalho, basta de tanto "lero-lero".
Não vou mais encher minhas mãos de calo.
Vou viver da bolsa do "Fome Zero".
Minha mulher está muito feliz, já pediu dispensa do trabalho.
Não quer mais ser uma faxineira.
Prá Viver dessa bolsa brasileira.
DO ALERTA TOTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário