sábado, 12 de novembro de 2011

Quantos ministérios vale um Chalita?

Só falta botar o preço para que Chalita seja oficializado como o vice de Haddad na corrida pela prefeitura de São Paulo em 2012. O PMDB contabiliza o valor em ministérios e a conta da maior cidade pode custar muito caro para o Brasil.

No ato que o confirmou como o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo em 2012, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deixou claro ontem que tentará convencer o deputado Gabriel Chalita (PMDB) a desistir da disputa para apoiá-lo. Ele fez fartos elogios ao peemedebista e, sem citá-lo diretamente, admitiu negociar a vaga de vice na chapa para ampliar sua aliança eleitoral. Em entrevista à Folha, o ministro disse que as conversas já começaram (leia texto ao lado). O ex-presidente Lula pretende assumir a negociação e deve receber o deputado nos próximos dias.

Ao lado de dirigentes do PT, Haddad disse que vai estabelecer "diálogo imediato" para atrair os partidos que apoiam o governo federal. "Acho prematuro dizer o que será essa composição de forças, que inclui o candidato a vice. Mas nossa orientação é buscar interlocução com os partidos da base." O PMDB é o maior aliado de Dilma e indicou o vice-presidente Michel Temer na chapa que a elegeu em 2010. Chamando Chalita de "amigo", Haddad exaltou sua trajetória política e disse que os dois formularam "a quatro mãos" o Fundeb, fundo federal de apoio à educação. O ministro mediu as palavras, mas deixou em aberto a hipótese de o aliado desistir. "Se for decisão do PMDB e dele próprio a manutenção da sua candidatura, como parece a tendência, ele vai ter todo o meu respeito", afirmou. Em casa, Lula disse a aliados que o visitaram que gostaria de ver Chalita na vice. "Ele vê isso com bons olhos, vê isso no horizonte. É uma chapa que poderia constituir um campo muito forte", relatou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Ao formalizar o enterro das prévias no PT, os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini anunciaram apoio a Haddad. A senadora Marta Suplicy, primeira a deixar o páreo, ainda não se manifestou. Horas antes do ato petista, Chalita se reuniu com pré-candidatos do PMDB a vereador e "retribuiu" a oferta dos petistas: "Se o PT aceitar ser o vice da nossa chapa, seja bem-vindo". Temer endossou o discurso. "A tendência é termos duas candidaturas: a do Haddad, que é uma belíssima figura, e a do Chalita." O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que a decisão de lançar candidato próprio está tomada e "não tem mais volta".(Da Folha de São Paulo)
DO BLOG DO CELEAKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário