terça-feira, 20 de setembro de 2011

Advogado do diabo. Quem? Eu.

Sinceramente?
Não me agrada fazer o papel de advogado do diabo.
Muito mais por que ele, o diabo, me lembra Fidel/Chaves e LuLLa.

O diabo é que quando exerço este papel, como sempre, me baseio na lógica.
E aí, acabo por desagradar gregos, troianos, vermelho-progressistas, tucanos e outros mais.

Disse aqui, e fui sincero, que gostaria de estar no protesto aqui no Rio.
Eu estava nas Diretas Já e também na passeata dos 100 mil.

Não pude ir. Tenho que pagar minhas contas e quem me garante isso, é a empresa onde trabalho.
E nela, por dever de ofício, sou "obrigado, por responsabilidade funcional", a nela permanecer sempre após as 18hs, com costumeiras prorrogações até não sei quantas horas da noite.
Ganho para isso.

Já expressei aqui que, para mim, o movimento mais organizado é o NASRUAS.
Entrem lá na página do Facebook do movimento e vocês verão:
Manifestações em quase todos os estados do Brasil, com data e hora marcados, COM ANTECEDÊNCIA, e agendadas para um feriado.
Na última que fizeram, colocaram 30 mil em Brasília e outros 30 mil em Sampa, vitrines políticas do Brasil.

A manifestação ocorrida hoje foi legal?
Depende.
Do ponto de vista de uma manifestação, até que foi legal sim.
O Rio, antes omisso, deu um esbirro de insatisfação.

Já do ponto de vista de REPERCUSSÃO, não creio que tenha sido.
Já vi menosprezos em relação à manifestação. Já até publiquei um aqui.
O horário e o dia foram fatores inclementes para o "fracasso" ( mais na frente explico o por quê que vejo desta forma ) da manifestação.

O Rio de Janeiro, assim como Minas e São Paulo, sem desmerecer estados importantes da federação, representam a vitrine política do Brasil.
É neles onde tudo acontece primeiro, com capacidade para se espalharem pelo Brasil a fora, por serem estados formadores de opinião.
Vocês viram a frequência de postagens que fiz aqui no site, mesmo em horário de trabalho. Abusei de certas prerrogativas que tenho.
É que minhas expectativas tinham um parâmetro indefensável:

Os 30 mil de Brasília e o estardalhaço em São Paulo.
Talvez eu cometa uma tremenda injustiça com o que vou falar, mas falarei assim mesmo. Esse é o papel que me cabe como o causídico do chefe de LuLLa, o excelentíssimo Capeta.
Uma dose de vaidade não permitiu que a manifestação no Rio de Janeiro se juntasse à manifestação programada para o dia 12 de outubro ( UM FERIADO e com prazo suficiente para melhor organização ) proposto pelo movimento NASRUAS.
Deixei isso em comentário no Facebook dos organizadores. 

Hoje, foi apenas o grito do Rio. E, para mim, pelo que acontece debaixo das asas do descobridor dos 7 aditivos e por ser o Rio de Janeiro um dos estados formadores de opinião, como já disse, considerei fraco o número de 2.5 mil manifestantes.
Como bom advogado do chefão do Pinguça que se preza, estou plenamente aberto às pauladas dos que discordarem.

No meu modo, já quase idoso de ver, esse movimento nacional tem todas as chances de ser mais importante que o das Diretas Já e da passeata dos 100 mil.
Ele representa a libertação do Brasil das garras de uma quadrilha de vagabundos que, por uma coincidência histórica, foram os mesmos que nos deixaram como herança, a ditadura militar.
Tudo bem, os tempos são outros.
Hoje vemos militares envolvidos nas transações de Pagot e do Fedinho.
Mas a democracia é a mesma que conquistamos e a que está sendo seriamente ameaçada por uma quadrilha.

Tenho pedido aqui:
ORGANIZAÇÃO – FOCO – UNIÃO.

Não será preciso que se coloque, só no estado do Rio ou em qualquer outro, os 100 mil do passado, nem os incontáveis que tomaram a Candelária para o grande comício das Diretas Já, cheio de figurinhas carimbadas da política da época.
Mas importante será mostrar que é um movimento nacional e sem estados mais importantes que outros, mas com número suficiente para não ser contestados pelos comprados da hora ou daqueles que torcem contra por vários motivos.
ELLes lutarão, com todas as força e sujeiras possíveis, para desmerecer o MOVIMENTO E, com isso, proporcionar o arrefecimento desta vontade de mudar este país. 

2.500 para uma cidade como o Rio?
É uma miséria.
Um amigo que esteve lá, ouviu de um ambulante que "na passeata dos boiolas", ( palavras dele ), ele fatura 100 vezes mais.
Ao ouvir pelo celular o RJ-TV gastar míseros 15 segundos para relatar o fato, entristeci. 

E o meu Rio, com as sacanagens de um vagabundo como Cabral, tinha a obrigação de gritar tão alto quanto o grito de Brasília e São Paulo.
Espero, sinceramente, que os organizadores, ao lerem o que está escrito aqui, se é que vão ler, não encarem como algo somente negativo.
Encarem como uma crítica construtiva.

O Rio de Janeiro, assim como São Paulo, Minas e a querida e aguerrida terra dos gaúchos, SEM DESMERECER A IMPORTÂNCIA DE OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, tem que representar o coração deste país.
Os grandes fatos históricos, que mudaram os rumos desta nação, sempre que ela precisou, aconteceram neles.

Portanto, pessoal, desculpem este pretenso advogado demoníaco, mas a intenção é uma só:
A MESMA DE VOCÊS e com motivos que muitos de vocês não tem por serem jovens:
EU ESTIVE LÁ.

E quero, por dever cívico, estar nesta também.

Hoje, eu não pude e uma tristeza profunda me tomou no dia de hoje.
Mas eu não fui, por que vocês não deixaram e por ter responsabilidades com minhas funções e para com a empresa que me dá condições de cumprir com meus compromissos e que, em troca, espera que eu cumpra com os meus para com ela.
Muitos outros cariocas, possivelmente, estão na mesma situação que eu. 

JUÍZO GALERA.

O momento hoje, é muito mais importante que o pré-64.
Lá, eles tentaram pela força das armas e da covardia.
Hoje, eles usam a democracia que eLLes destruíram e que nós, sem bombas, sem armas, sem radicalizações, conseguimos reaver.

Sabem como?

Com movimentos como estes que se espalham pelo Brasil a fora.

DO BLOG COM GENTE DECENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário