quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pedro Simon pede afastamento imediato de Palocci do governo

Por Gabriela Guerreiro, na Folha Online:
Integrante da base de apoio da presidente Dilma Rousseff, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu nesta quinta-feira o afastamento imediato do ministro Antonio Palocci (Casa Civil) do cargo. Em discurso na tribuna do Senado, Simon disse que está “ficando feio” para o PT e o PMDB impediram que Palocci seja convocado para prestar esclarecimentos no Senado.
“Ministro, Vossa Excelência deveria se afastar. Se afastar hoje ou amanhã, antes de se criar CPI ou antes do Ministério Público se posicionar. A grande saída é o senhor se afastar.”
Simon disse que não está condenando o ministro por antecipação, mas que o coordenador político do governo deveria se explicar à sociedade comparecendo ao Congresso para depor, como deseja a oposição. “O escândalo de hoje faz esquecer o passado, mas esse é um caso que a gente não esquece.”
Diversos senadores do PT, que acompanharam o discurso de Simon, não se manifestaram para defender o ministro. Também não houve nenhum parlamentar que endossou as críticas de Simon. O senador Pedro Taques (PDT-MT), governista, tentou comentar as palavras do peemedebista, mas acabou impedido depois que Simon extrapolou o seu tempo na tribuna.
Taques disse que defende a convocação do ministro para se explicar ao Congresso, uma vez que as investigações da Procuradoria Geral da República “não tem nada a ver” com os esclarecimentos ao Congresso.
Reportagem da Folha revelou que o patrimônio de Palocci cresceu 20 vezes nos últimos quatro anos, por meio de sua empresa de consultoria Projeto. A oposição tenta convocar o ministro para se explicar no Congresso, mas a ação de deputados e senadores governistas têm conseguido impedir que o ministro seja chamado a depor.
Ontem, a Câmara chegou a aprovar requerimento de convocação do ministro, mas a base do governo conseguiu suspender seus efeitos até a semana que vem.
Por Reinaldo Azevedo
REV. VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário